Por dentro da Efí

Futebol é para quem quiser | Efí

Criado em 10 de jul. de 2019

(Atualizado em 23 de ago. de 2019)

A distinção entre homens e mulheres é uma realidade em vários espaços. Desde a primeira infância, ela é evidenciada com distinções entre os brinquedos destinados a cada gênero, brincadeiras, modos de se portar e vestir. Quando adultos, inseridos no mercado de trabalho, mulheres e homens apresentam uma disparidade salarial alta, onde elas continuam a ter uma remuneração menor, ainda que ocupem os mesmos cargos. Mesmo com um grau de escolaridade mais elevado, as mulheres enfrentam jornadas duplas de trabalho, dificuldades de reinserção no mercado após terem filhos e discriminação de gênero.  

E, assim como no mercado de trabalho, no esporte não é diferente. As jogadoras de futebol ganham salários desproporcionais, quando comparado às seleções masculinas, têm pouco patrocínio, reconhecimento e apoio. Mas, apesar das dificuldades, a seleção brasileira feminina de futebol acumula 7 vitórias na Copa América, 3 medalhas de ouro nos jogos Pan-americanos e mais. Além disso, o time ainda conta com jogadoras notáveis: Marta foi considerada 6 vezes a melhor jogadora do mundo e já fez 17 gols em Copas do Mundo (superando o polonês Klose, artilheiro do campeonato masculino). Formiga bateu recorde de participações em mundiais. E elas fazem isso tudo ganhando menos, sendo mães e sendo mulheres. 

Parabéns meninas, vocês mostraram e continuam mostrando como é jogar como uma garota! Ainda temos muitos obstáculos para alcançar a igualdade, mas vamos seguir lutando. 

Agradecemos também a todas as mulheres que fazem parte do crescimento diário da Efí. Um agradecimento especial para aquelas que fizeram esse projeto: 

Roteiro: Larissa Venâncio 

Edição e montagem: Jordana Hissa 

Locução: Luisa Rosa

Junte-se a nós e faça parte dessa torcida pelas meninas. Compartilhe esse vídeo com as mulheres incríveis que te inspiram a lutar por um mundo melhor para todos!

Clique aqui e assista também o primeiro vídeo dessa série

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.