Abra sua conta grátis Carregando

Como pagar boleto online? Descubra como manter as contas em dia, mesmo em casa

Publicado em 03 de junho de 2020 (atualizado em 05 de junho de 2020)
Na imagem: uma pessoa segurando um boleto impresso, enquanto realiza o pagamento da cobrança pelo seu smartphone

Desde que as autoridades de saúde determinaram o fechamento do comércio, muitos brasileiros buscaram alternativas para realizar atividades de rotina durante o isolamento social. Assim como ficar em casa permanentemente passou a ser um novo hábito, realizar compras pela internet também virou rotina. Nesse contexto, como fazer para pagar boleto online

A resposta para isso não é pontual, pelo contrário. A tendência para os próximos anos é que cada vez mais pessoas deixem de ir ao banco ou casas lotéricas e passem a utilizar apenas a internet para o pagamento de contas. De forma virtual, é possível pagar boletos físicos e eletrônicos de forma fácil e prática.

É compreensível o fato que muitas pessoas ainda são desconfiadas em relação a pagamentos online. Prova é que o dinheiro vivo ainda é o meio mais utilizado por 96% dos entrevistados de uma pesquisa feita pelo Banco Central. Porém, esse pode ser o momento para testar essas plataformas e seus benefícios.

Por isso, continue a leitura e entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para rever seus hábitos daqui pra frente. 

Por que fazer pagamentos online é mais seguro?

Por incrível que pareça, é mais seguro pagar contas pela internet do que pessoalmente. Além do risco de sofrer um assalto, nesse momento de restrições de circulação, o hábito de pagar contas presencialmente pode trazer sérios riscos à saúde

Recentemente, um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que notas físicas de dinheiro podem disseminar o novo coronavírus. Ainda segundo a OMS, o vírus pode sobreviver por algumas horas na superfície das notas.

É preciso lembrar ainda que o sistema bancário é considerado um serviço essencial pelo governo. Eventualmente, em algumas cidades e Estados, as casas lotéricas podem continuar funcionando, mas nem todas adotam hábitos de segurança. Além disso, é possível encontrar com pessoas que não tomam os devidos cuidados, como o uso constante e correto de máscaras.

Ainda assim, é preciso destacar que compras pela internet também exigem cuidados de segurança. Por isso, é sempre importante acessar sites de confiança e ter um bom pacote antivírus instalado e atualizadoem seu computador e/ou smartphone.

Além disso, é importante se certificar que seu dispositivo eletrônico possui firewall instalado. Esse é um programa de segurança que impede que outras pessoas acessem o seu computador. 

3 maneiras de pagar boleto online na quarentena

1. Pelo internet banking do seu banco

Primeiramente, vamos falar de uma das formas mais conhecidas de pagar boleto online. Isso porque a maioria das instituições financeiras permite que o cliente realize diversas operações e tenha acesso a vários serviços sem sair de casa. Uma dessas maneiras é o internet banking.

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site do banco. Para utilizá-lo, é preciso inserir suas informações e uma senha, que pode ser criada pelos canais de atendimento da instituição.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais. Uma das opções oferecidas é o pagamento de boleto online por meio da leitura do código de barras ou inserção numérica manual. Em geral, o caminho para chegar até o pagamento de boleto online é:

  1. No menu da conta, busque pela opção de Pagamentos;
  2. Em seguida, escolha a forma de pagamento a ser realizada;
  3. Pegue o seu boleto físico ou o código numérico e forneça as informações solicitadas para o pagamento, como o número do código de barras, data da transação e valor a ser pago;
  4. Confirme o pagamento e pronto! 

Uma dica de segurança é verificar a autenticidade do endereço no qual a página está logada. Para isso, certifique-se de que o endereço de URL está correto e que as informações correspondem às do banco. 

2. Por aplicativos bancários

Da mesma forma, muitos bancos e instituições financeiras oferecerem uma segunda opção de relacionamento com o cliente: o aplicativo. É só procurá-lo na loja de aplicativos do seu smartphone e baixá-lo gratuitamente. 

O procedimento para pagamento via app é basicamente o mesmo. A diferença é que é possível abrir a câmera do seu celular para efetuar a leitura do código de barras na hora de pagar o boleto online. Veja o passo a passo comum na maioria dos aplicativos bancários.

  • Com o boleto físico em mãos ou apenas com o código de barras anotado, acesse o aplicativo do banco em seu celular, com login e senha;
  • No menu, selecione a opção Pagamentos;
  • Escolha a opção para a leitura de código de barras – digitação manual ou por meio do leitor de código – que, no caso, é a câmera do seu celular;
  • Posicione o celular para fazer a leitura do código de barras ou digite o código numérico;
  • Confirme os dados do pagamento como a data, destinatário e valor;
  • Se quiser, salve o comprovante em seu celular e pronto!

3. Pelo aplicativo da Gerencianet

Na imagem: uma pessoa com o smartphone na mão, utilizando o aplicativo da Gerencianet

Por fim, se você é empreendedor, uma outra maneira de pagar boleto online é pelo aplicativo da Gerencianet. Você já o conhece? O app é uma plataforma intuitiva que tem a missão de simplificar a vida do empreendedor.

Em uma única ferramenta, é possível encontrar diversas funcionalidades como o recebimento de cobranças, transferências e pagamento de contas

Para pagar boleto online, por exemplo, é preciso ter saldo disponível em conta, que pode ser oriundo de recebimentos diversos, incluindo as cobranças via boleto e links de pagamento. Assim como nos aplicativos bancários, basta fornecer o código de barras ou utilizar o leitor – que, nesse caso, é a câmera do smartphone. 

O usuário pode utilizar o dinheiro disponível para pagar contas como água, luz e telefone. Também é possível pagar boletos online diversos como fatura do cartão de crédito, compras na internet, doações, prestações de serviços, carnês, entre outras cobranças. Se você ainda não o utiliza, é também uma oportunidade de oferecer formas de pagamento online para seus clientes. Ele facilita o pagamento do seu cliente não só nesse período de isolamento social, como em qualquer momento, ajudando na diminuição da inadimplência. 

O caminho para utilizá-lo é bem simples. Primeiramente, é preciso abrir uma conta digital gratuitamente. Depois, é só seguir o passo a passo abaixo.

  • Clique em “Pagamento Cód. de Barras”, em Atalhos Personalizados, na tela inicial do aplicativo ou em “Código de barras”;
  • Digite o código de barras ou utilize o leitor;
  • Defina a data de pagamento e o valor que deseja pagar;
  • Pronto! Pagamento feito com sucesso!

Sobre o aplicativo da Gerencianet

Além dos mecanismos tradicionais de segurança, o app da Gerencianet é integrado com o Google Authenticator, um software de segurança para utilização da conta. Por meio dele, é possível utilizar a verificação em duas etapas:

  • na hora de acessar a conta, o que reforça a segurança sobre quem acessa seus dados;
  • sempre que você precisar alterar a assinatura eletrônica;
  • sempre que você esquecer sua senha;
  • ou quando o sistema identificar que seu acesso foi realizado fora do seu padrão de localização. 

Viu como é fácil? O app da Gerencianet pode ser instalado gratuitamente pelo Google Play e Aple Store.

Um lembrete importante é que boletos são compensados à noite. Por isso, se você pagar o boleto online às 8 da manhã ou 9 da noite, o boleto só irá ser compensado na virada da noite. Além disso, é importante estar atento que, em dias úteis, o pagamento ocorre na noite do mesmo dia. Porém, se a operação for feita em um sábado, domingo ou feriado, a compensação será feita no próximo dia útil à noite. Pense nisso na hora de programar o pagamento das suas contas ou boletos online!

E aí, gostou das informações e dicas que preparamos? Então compartilhe-o em suas redes sociais e marque amigos e clientes que possam se interessar pelo conteúdo. Até a próxima!

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.