Organizar o dinheiro

Como pagar boleto online? 3 maneiras de pagar pelo celular ou computador

Criado em 3 de jun. de 2020

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

A tendência é que cada vez mais pessoas deixem de ir ao banco ou casas lotéricas e passem a utilizar apenas a internet para pagar boleto pelo computador e, principalmente, pelo celular. De forma virtual, é possível pagar boletos físicos e eletrônicos de forma fácil e prática.

É compreensível o fato que ainda há pessoas desconfiadas em relação a pagamentos online. Porém, a pandemia acelerou a digitalização financeira, massificando os meios de pagamento eletrônicos e as novas tecnologias. Com isso, nossos hábitos, inclusive o pagamento de boletos, se tornou mais digital.

Então, continue a leitura e entenda como pagar boletos online e aproveitar todas as vantagens da tecnologia no nosso dia a dia.

3 maneiras de pagar boleto online

1. Pelo internet banking do seu banco

Primeiramente, vamos falar de uma das formas mais conhecidas de pagar boleto online. Isso porque a maioria das instituições financeiras permite que o cliente realize diversas operações e tenha acesso a vários serviços sem sair de casa. Uma dessas maneiras é o internet banking.

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site do banco. Para utilizá-lo, é preciso inserir suas informações e uma senha, que pode ser criada pelos canais de atendimento da instituição.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais. Uma das opções oferecidas é o pagamento de boleto online por meio da leitura do código de barras ou inserção numérica manual. Em geral, o caminho para chegar até o pagamento de boleto online é:

  1. No menu da conta, busque pela opção de Pagamentos;
  2. Em seguida, escolha a forma de pagamento a ser realizada;
  3. Forneça as informações solicitadas para o pagamento, como o número do código de barras, data da transação e valor a ser pago;
  4. Confirme o pagamento e pronto! 

Uma dica de segurança é verificar a autenticidade do endereço no qual a página está logada. Para isso, certifique-se de que o endereço de URL está correto e que as informações correspondem às do banco. 

2. Por aplicativos bancários

Da mesma forma, muitos bancos e instituições financeiras oferecerem o aplicativo para celular. O procedimento para pagamento via app é basicamente o mesmo. A diferença é que é possível abrir a câmera do seu celular para efetuar a leitura do código de barras na hora de pagar o boleto online. Veja o passo a passo comum na maioria dos aplicativos bancários.

  1. Com o boleto físico em mãos ou apenas com o código de barras em mãos, acesse o aplicativo do banco em seu celular, com login e senha;
  2. No menu, selecione a opção Pagamentos;
  3. Escolha a opção para a leitura de código de barras – digitação manual ou por meio do leitor de código – que, no caso, é a câmera do seu celular;
  4. Posicione o celular para fazer a leitura do código de barras ou digite o código numérico;
  5. Confirme os dados do pagamento como a data, destinatário e valor;
  6. Se quiser, salve o comprovante em seu celular e pronto!

VEJA TAMBÉM: Boleto Falso – saiba como identificar a autenticidade do boleto recebido

3. Pelo aplicativo da Efí

Na imagem: uma pessoa com o smartphone na mão, utilizando o aplicativo da Efí

Por fim, se você é empreendedor, uma outra maneira de pagar boleto online é pelo aplicativo da Efí (antiga Gerencianet). Você já o conhece? O app é uma plataforma intuitiva que tem a missão de simplificar a vida do empreendedor.

Para pagar boleto online utilizando a Efí, é preciso, primeiramente ter um cadastro no app. Depois, é só seguir o passo a passo abaixo.

  1. acesse o menu “Pagar ou transferir” “Contas e boletos”;
  2. digite ou faça a leitura do código de barras;
  3. confirme os dados de pagamento;
  4. utilize o seu dispositivo seguro para autorizar a ação. Caso ainda não tenha cadastrado o seu Autenticador Gerencianet, saiba como habilitar a ferramenta no seu celular;
  5. informe sua assinatura eletrônica.

Na Conta Digital da Efí, você pode pagar contas de consumo como água, luz e telefone. Também é possível pagar boletos online diversos como fatura do cartão de crédito, compras na internet, doações, prestações de serviços, carnês, entre outras cobranças.

Um lembrete importante é que boletos são compensados à noite. Por isso, se você pagar o boleto online às 8 da manhã ou 9 da noite, o boleto só irá ser compensado na virada da noite. Além disso, é importante estar atento que, em dias úteis, o pagamento ocorre na noite do mesmo dia. Porém, se a operação for feita em um sábado, domingo ou feriado, a compensação será feita no próximo dia útil à noite. Pense nisso na hora de programar o pagamento das suas contas ou boletos online.

E aí, gostou das informações e dicas que preparamos? Então compartilhe-o em suas redes sociais e marque amigos e clientes que possam se interessar pelo conteúdo. Até a próxima!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.