Organizar o dinheiro

Portabilidade de salário: como funciona, quem pode fazer e como solicitar na Efí Bank

Criado em 31 de jan. de 2024

(Atualizado em 25 de mar. de 2024)

Você já passou pela situação de conseguir um novo emprego, mas ter que mudar de banco para receber o seu salário? Esse processo pode ser bem burocrático, mas é o momento ideal para considerar a portabilidade de salário, uma alternativa que permite manter a comodidade da sua conta atual enquanto desfruta dos benefícios do novo emprego.

Criada em 2006 por meio de uma resolução do Banco Central, a portabilidade de salário é um direito que permite ao trabalhador transferir seu salário de um banco para outro, de forma automática e sem custos adicionais.

Pensando na sua comodidade, acabamos de lançar essa nova opção para as contas Efí Para você e Efí Pro. Saiba tudo sobre a portabilidade de salário e como solicitar a sua em poucos minutos!

Afinal, o que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é um direito que o trabalhador tem de escolher em qual instituição financeira quer receber seu salário.

Essa portabilidade pode ser feita gratuitamente por qualquer pessoa que trabalhe no setor público ou privado, que tenha carteira assinada e que receba seu salário em uma conta salário.

Mas o que é conta salário? Bom, a conta salário é uma modalidade de conta bancária que serve apenas para receber o pagamento do seu emprego. Ela é aberta pela empresa que te contratou e só aceita depósitos do empregador.

Como funciona a portabilidade de salário? 

Com a portabilidade de salário, você pode escolher em qual conta quer receber o seu pagamento, sem precisar alterar o número da conta salário que o seu empregador usa. 

Isso significa que a sua conta salário não é encerrada, mas os valores depositados nela pelo seu empregador são enviados automaticamente para a conta que você escolheu na portabilidade.

Veja como funciona:

Simples, né? E você não precisa avisar seu empregador ou o banco em que recebe salário sobre a solicitação de portabilidade — este é um direito do consumidor, garantido por lei.

Qual o melhor banco para fazer portabilidade de salário?

Cada banco tem seus pacotes de serviços, taxas e vantagens, então pense no que você mais usa e precisa. Aqui vão algumas dicas do que levar em conta:

Taxas e tarifas

Veja quanto o banco cobra de manutenção de conta e outras tarifas que podem pesar no seu bolso. Algumas instituições, como a Efí Bank, possuem abertura e manutenção gratuitas.

Rede de caixas eletrônicos

Olhe se o banco tem caixas eletrônicos perto de onde você mora, trabalha ou estuda. A Efí Bank, por exemplo, possibilita saques gratuitos em caixas eletrônicos 24 horas.

Acesso online

Se você gosta de controlar suas finanças no conforto de casa, confira se o banco escolhido possui aplicativo ou internet banking. A Efí Bank possui aplicativo disponível para Android e iOS, além de plataforma web para quem prefere acessar a conta pelo computador.

Benefícios adicionais

Alguns bancos têm benefícios extras, como acesso facilitado ao crédito, programas de pontos e investimentos. Veja se esses benefícios valem a pena para você! Na Efí Bank, por exemplo, suas compras no cartão de crédito viram recompensas na Livelo. 

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente pode fazer muita diferença. Veja o que outros clientes falam da instituição em que você está interessado. A Efí Bank é nota 9/10 no Reclame AQUI e possui o selo RA1000, que certifica empresas de excelente reputação.

Leia também: Efí Bank: conheça nossas três modalidades de conta

Como fazer portabilidade de salário na Efí Bank?

Aqui, o serviço de portabilidade de salário está disponível para pessoas físicas e estão cadastradas nas modalidades Efí Para você ou Efí Pro.

Siga o passo a passo para solicitar a sua:

  1. confira se seu app está atualizado com a última versão (Android: 7.9.6 | iOS: 7.6.9);
  2. pelo app ou plataforma web, acesse “Serviços”“Portabilidade de salário”;
  3. informe o CPF ou CNPJ e a razão social da empresa em que você trabalha — você pode encontrar esses dados em sua folha de pagamento ou carteira de trabalho;
  4. informe o banco de origem da sua conta salário — aquele que seu empregador faz o seu pagamento;
  5. valide as informações e digite sua assinatura eletrônica.

Prontinho! Agora é só aguardar o prazo de até 10 dias úteis — esse é o tempo que o banco de origem tem para retornar a nossa solicitação. 

💡DICA: uma grande vantagem de trazer seu salário para nossa conta é que podemos te conhecer melhor e oferecer limites de crédito mais compatíveis com o seu perfil.

Seu pedido só será reprovado se você enviar dados incorretos. Por exemplo: CNPJ inválido; conta de origem que não é conta salário; banco ou nome do empregador incorreto.

Lembrando que você não precisa avisar seu empregador ou o banco em que recebe salário sobre a solicitação de portabilidade — este é um direito seu e de todo trabalhador! 😉

O dinheiro cai na conta no mesmo dia?

Na Efí Bank, você não precisa esperar para usar o seu salário. 

Assim que o pagamento é feito pelo seu empregador, o valor é imediatamente creditado em sua conta Efí e uma notificação é enviada para você — independente do dia e horário do depósito.

📝 Anote para não esquecer:

  • a portabilidade é gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento;
  • a solicitação é feita no banco em que você deseja receber o salário, não no banco em que você tem a conta salário;
  • a transferência é feita no mesmo dia em que o pagamento é depositado na conta salário.

É possível cancelar a portabilidade salário?

Sim! O pedido do cancelamento da portabilidade pode variar de banco para banco. Na Efí Bank, existem duas possibilidades.

Se você solicitou e mudou de ideia, pode cancelar antes da aprovação. Basta acessar o menu “Portabilidade de salário”, localizar a solicitação pendente e clicar em “Cancelar”.

Agora, se sua solicitação já foi aprovada, o cancelamento acontecerá automaticamente após uma nova solicitação feita e aprovada em outra instituição. 

O que acontece se você fizer a portabilidade de salário e mudar de emprego?

Como você não receberá salário do antigo empregador, não precisa se preocupar.

Para o novo emprego, basta fazer uma nova solicitação de portabilidade de salário informando os dados do novo empregador.

Se você gostou da Efí Bank e quer trazer o seu salário para cá, é muito simples! Basta abrir sua conta grátis se ainda não for cliente, ou entrar no app e fazer o pedido agora mesmo. 🧡

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.