Tecnologia

Como a tecnologia ajuda na rotina do trabalho?

Criado em 25 de jul. de 2019

(Atualizado em 2 de mar. de 2022)

Quando se fala em tecnologia, podemos avaliar que muita coisa já mudou, não é mesmo? E cada vez mais pessoas têm acesso a ela. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa, na última década, o acesso à internet passou de 1/3 para quase 7 em cada 10 pessoas da classe média. Além disso, a internet assumiu um papel central na vida da classe C. Para 85% das pessoas entrevistadas na pesquisa, hoje a internet é mais importante na sua vida do que nos últimos 10 anos. Ainda de acordo com a pesquisa, 99% delas acreditam que a internet mudou a forma de escolherem produtos e serviços.

Surgiram muitas ferramentas que podem ajudar a agilizar diversos processos e aumentar a eficiência em diversos setores no dia a dia. No trabalho, por exemplo, a utilização de programas e ferramentas tecnológicas possibilita a redução dos custos e o aumento do rendimento. Então veja a seguir como a tecnologia no trabalho pode ajudar a desempenhar mudanças no seu negócio.

A tecnologia como uma aliada

Desde a Revolução Industrial, vimos que há diferença quando o serviço é automatizado, podendo reduzir custos e aumentar a produtividade. Hoje em dia, em que sempre estão surgindo novas ferramentas e programas, temos que reconhecer que ela é praticamente indispensável. E mais, que auxilia diretamente no desenvolvimento e crescimento organizacional.

Portanto, fica ainda mais evidente o quanto dependemos da tecnologia para executar tarefas diárias. Seja para passatempo ou para alguma situação profissional, a verdade é que, geralmente, a tecnologia busca facilitar a nossa vida. As empresas estão cada vez mais utilizando novas tecnologias para diminuir custos, aumentando a produtividade e automatizando os processos.

Logo, investir em tecnologia pode fazer a diferença na redução de custos e na geração de resultados. Sendo assim, a tecnologia no trabalho é uma aliada e oferece várias opções para agilizar as operações da empresa, independente do tamanho.  

O impacto das novas ferramentas

A inovação tecnológica revolucionou o modo como as pessoas lidam com as atividades diárias, apresentando diversas novas ferramentas, como aplicativos, navegação por GPS, smartphones, entre outras. Por meio do acesso à internet, na maioria das vezes, pequenos empresários podem se beneficiar de sistemas como softwares de gestão, business inteligence, CRM e plataformas de pagamento. Mas, é preciso estudar e compreender qual a necessidade do seu negócio para assim, optar pela ferramenta que mais se adequa a ele.

As ferramentas que podem ajudar a sua empresa

As ferramentas de tecnologia que podem ajudar a sua empresa

  • Redes sociais: elas se tornaram o principal canal de contato com clientes. As mais populares entre as empresas são o Facebook e o Instagram, mas o WhatsApp vem crescendo. Essas redes têm grande amplitude, por isso, é necessário definir o público-alvo que se espera atingir nelas.
  • Vendas online: para empresas que possuem uma loja virtual, é imprescindível oferecer uma plataforma de pagamentos online completa e segura. Dessa forma, é possível trazer mais facilidade e uma boa experiência para o cliente. Existem também ferramentas que podem auxiliar na otimização da gestão de cobranças das vendas online. Essa é a função de um intermediador de pagamentos. Utilizando esse sistema, você encontra facilidade em administrar suas cobranças e recebimentos. Um intermediador de pagamentos oferece soluções de pagamentos por meio de boletos, cartões, carnês, assinaturas e marketplace. Além disso, possui ferramentas de relatórios e acompanhamento dos clientes, ajudando na gestão financeira.  
  • Sistema ERP: ferramenta de planejamento de recursos que funciona em módulos, coletando, automaticamente, dados referentes a cada um dos setores da empresa.
  • Sistema CRM: auxilia na coleta de informações de interação entre público e negócio, levantando dados essenciais.
  • Assinatura eletrônica: a assinatura e o envio de documentos de forma eletrônica podem ser realizadas por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Vale lembrar que ele tem a mesma validade de um documento assinado em papel.
  • Armazenamento em nuvem: permite que os usuários transfiram arquivos para a nuvem por meio de quaisquer dispositivos conectados à internet. Os arquivos podem ser compartilhados com colegas, fornecedores ou clientes.
  • Gerenciamento de projetos: existem ferramentas tecnológicas em que é possível integrar e coordenar os membros de uma equipe. Como o Trello, que permite monitorar ações, organizar tarefas e o calendário de cada um dos integrantes da plataforma.  

A facilitação de processos e serviços

Depois de ler esse artigo, é impossível não perceber que as inovações tecnológicas promoveram diversos avanços. Principalmente quando o assunto é redução de gastos com material, agilidade e facilidade na comunicação entre empresas e clientes. As vantagens na redução de custos trazidas pelas novas tecnologias ficam nítidas quando pensamos na informatização da gestão empresarial.

Quer mais detalhes sobre como agilizar e aperfeiçoar os processos e serviços da sua empresa utilizando tecnologia no trabalho? Baixe o Guia completo para melhorar o fluxo de trabalho. Nele, você tem informações sobre como construir um fluxo de trabalho eficiente tendo uma visão mais clara do seu negócio para integrar as áreas do seu negócio, eliminando as redundâncias e aumentando a produtividade.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.