Tech

Tudo sobre comunidades de tecnologia com Gabs Ferreira e Sady Coimbra

Criado em 14 de nov. de 2023

(Atualizado em 21 de nov. de 2023)

Você é dev ou tem uma empresa tech? Então, já deve ter ouvido falar em comunidades de tecnologia: um espaço 100% voltado para trocas de experiências entre pessoas apaixonadas por, claro, tecnologia

Seja o Orkut o precursor ou não desta nova era, as comunidades virtuais são usadas por empresas como potencializador de estratégias mercadológicas há anos. Afinal, quem trabalha com tecnologia precisa estar antenado às tendências e avanços inovadores.

Esse foi o tema do episódio 5 do nosso podcast Efícientes: qual o papel das comunidades tecnológicas na indústria hoje? Quais são os benefícios de uma comunidade, tanto para desenvolvedores quanto para donos de negócios? Continue lendo e descubra!

O que são comunidades de tecnologia?

Uma “comunidade” é um conjunto de pessoas que compartilham interesses, valores e objetivos, ou que vivem em uma região próxima, interagindo regularmente entre si. Pode ser um bairro ou vila, uma cidade, um país ou uma comunidade online, que são muito comuns atualmente.

O surgimento das comunidades virtuais está diretamente relacionado ao desenvolvimento da Rede Mundial de Computadores, que permitiu que as pessoas se conectassem e interagissem online de maneira mais fácil e eficaz. 

É aí que entram as comunidades de tecnologia, formadas por pessoas que compartilham interesse comum na área de tecnologia, seja por conhecimento, profissão ou hobby.

Geralmente, são pessoas desenvolvedoras de software, engenheiras, entusiastas de hardware, designers, empresárias, administradoras de sistemas, pesquisadoras, ou qualquer pessoa que tenha afinidade com a tecnologia.

Os principais objetivos de uma comunidade de tecnologia incluem:

  1. Compartilhamento de conhecimento: trocas de informações, experiências e dicas sobre tecnologia.
  2. Colaboração: trabalhos em projetos comuns, desenvolvimento de software ou hardware ou busca por solucionar problemas tecnológicos em conjunto.
  3. Aprendizado contínuo: compartilhamento de workshops, palestras, cursos e recursos educacionais.
  4. Networking: criação de oportunidades para estabelecer contatos profissionais e pessoais com outros membros da comunidade.
  5. Suporte técnico: ajuda e suporte mútuo para solucionar problemas técnicos ou desafios relacionados à tecnologia.
  6. Inovação: estímulo à inovação e ao desenvolvimento de novas ideias e recursos tecnológicos.

Comunidades de tecnologia mais conhecidas no país

Criada em 1996, uma das comunidades mais antigas e influentes relacionadas à tecnologia no Brasil é a Comunidade BR Linux, que tem como foco o sistema de computador Linux. 

Abaixo, veja outras comunidades conhecidas por quem ama tecnologia!

GitHub: plataforma muito utilizada no Brasil para compartilhar código, colaborar em projetos de código aberto e discutir tecnologia. Muitos desenvolvedores brasileiros ativos no GitHub participam de projetos nacionais e internacionais.

Node.js: a comunidade Node.js é muito ativa e robusta, composta por desenvolvedores, entusiastas, empresas e organizações de todo o mundo que trabalham com as linguagens de programação Node.js e JavaScript. 

Python Brasil: espaço focado em grupos locais e eventos que promovem o uso da linguagem de programação Python. A Python Brasil é a conferência anual de Python no país e reúne desenvolvedores, empresas e entusiastas.

Mas, afinal, qual a importância das comunidades de tecnologia em nosso país? Próximo tópico! 

Qual o papel das comunidades de tecnologia na indústria atual? 

Em resumo, I-N-O-V-A-R.

No episódio 5 do nosso podcast Efícientes, recebemos os especialistas Gabs Ferreira (DevRel e Comunicador) e Sady Coimbra (Gerente de Relacionamento da Efí Bank) para falar sobre como as comunidades de tecnologia são importantes, hoje, em nossa sociedade.

Confira o episódio também nas principais plataformas de áudio: Spotify | Deezer | Amazon | Google

A tecnologia tem sido, cada vez mais, o alicerce no mundo dos negócios. E a expectativa é que essa evolução siga em um ritmo acelerado também nos próximos anos, afinal, são muitas as oportunidades (alô metaverso, Inteligência Artificial e Internet das Coisas!). 

As comunidades de tecnologia são um acelerômetro dessas inovações, não só no mercado como também no crescimento do Brasil enquanto país. 

Um exemplo disso é o próprio Banco Central, que já faz uso da vertente “comunidade”, estudando e descobrindo os casos de uso ao ouvir o mercado e ao fomentar a colaboração de empresas participantes na criação de produtos como o Pix, o meio de pagamento instantâneo. 

O Banco Central entende os negócios, que é quem faz a rede girar, e faz a mediação, porque a tecnologia está alojada nesses pontos de negócios. Ele transforma em padrões que todo mundo segue.

Sady Coimbra (Gerente de Relacionamentos da Efí Bank)

A essência de uma comunidade, como afirma Gabs Ferreira, não está na venda de produtos, mas no propósito em comum das pessoas. Esse propósito é o que fomenta a colaboração e a geração de ideias, já que todos seguem um objetivo mútuo.

As empresas estão percebendo que, cada vez mais, elas precisam se relacionar com as comunidades. A gente está indo por um caminho que, a maioria das empresas, se não é empresa de software, vai ser de alguma maneira.

Gabs Ferreira (DevRel e Comunicador)

Por que você deveria participar de uma comunidade tecnológica?

Ao entrar para uma comunidade de tecnologia, você passa a ter liberdade de expor ideias, sugerir soluções e explorar métodos em conjunto com outros membros da comunidade. Ou seja, você participa ativamente da construção de serviços e produtos.

Dentro desses espaços, também é possível se beneficiar de acesso a recursos valiosos, como bibliotecas de código, frameworks e ferramentas de desenvolvimento. Isso acelera o processo de criação e melhora a eficiência do grupo.

Além disso, muitas comunidades de tecnologia promovem a inclusão e a diversidade. Elas trabalham para criar ambientes acolhedores para todos, independente de gênero, raça, orientação sexual ou origem étnica.

Para desenvolvedores, primeiro é conhecer outras pessoas que tem uma dor parecida com a sua, um objetivo parecido com o seu. E nesse processo, é exercitar a comunicação, conhecer gente legal e plantar sementes que podem render frutos.

Gabs Ferreira (DevRel e Comunicador)

Vale destacar também a influência nas decisões de negócios. 

Empresas que acompanham as comunidades de tecnologia buscam novas formas de pensar, caminhos a explorar e evidências sob outros pontos de vista.

Nesse cenário, desenvolvedores, integradores e entusiastas passam a ter destaque no processo de inovação do mercado como um todo. Afinal, sua colaboração pode influenciar nas decisões estratégicas dessas empresas e otimizar o desenvolvimento de produtos e serviços.

E uma parte muito legal é, às vezes, você conseguir estourar sua bolha. Você vai começar a abrir outro mundo, outro horizonte além do que você tem profissionalmente. Ali [na comunidade], você consegue acessar outros mundos. Vão se abrindo novos mundos cada vez que você acessa outra pessoa. Para mim, esse é o poder da comunidade.

Sady Coimbra (Gerente de Relacionamentos da Efí Bank)

Efí no Discord: a maior comunidade tech do Brasil

Já que estamos falando de comunidades de tecnologia, que tal conhecer a nossa?

Estamos no Discord, uma plataforma de comunicação por voz, vídeo e texto projetada para comunidades online, amplamente utilizada por gamers e grupos para interação em tempo real. 

É também o nosso espaço de inovação que nasceu junto ao Pix, lá em 2020. Na comunidade de tecnologia da Efí mais de 7500 membros, integradores e desenvolvedores ativos se encontram para falar, do tecniquês ao bate-papo diário, sobre o que os movem: o mundo tech.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE

Gabs Ferreira definiu a nossa comunidade quando afirmou que é por meio de um espaço assim que indivíduos com objetivos em comum unem forças. E foi dessa necessidade, de criar um lugar múltiplo e aberto a ouvir, que a Efí criou a comunidade no Discord.

A gente precisava de um lugar para debater com as pessoas. E o Discord já era uma ferramenta que a gente usava. Ele nasceu da necessidade de comunicar.

Sady Coimbra (Gerente de Relacionamentos da Efí Bank)

A partir do momento em que mais de uma pessoa passou a ter dificuldade sobre uma mesma questão e a tratar sobre isso em diferentes lugares, a Efí viu a necessidade de criar um espaço onde todos pudessem falar a mesma língua e se ajudar de forma fluida.

Aí veio a ideia… são comunidades fechadas, mas são comunidades, onde tem o nosso time de tecnologia, o time de tecnologia do parceiro e os times comerciais. E, ali, a gente trata todas as demandas em um lugar só.

Sady Coimbra (Gerente de Relacionamentos da Efí Bank)

🔶​ Amplie suas soluções de pagamento digital com a mais alta tecnologia da Efí Pay

Comunidade virtualfeita por Devs para Devs: só falta você

Além de mais de 7500 membros, a nossa comunidade também conta com mais de 10 especialistas em APIs do nosso time de consultoria técnica, prontos para ajudar de segunda a segunda.

💡​Quer uma palinha? Conheça nosso Expresso Consultoria!

Tome um cafezinho com nosso time técnico e descomplique a sua vida em menos de 2 minutos. Confira!

Eu considero que a nossa comunidade é um sucesso. Mais de 7 mil desenvolvedores dentro de uma comunidade que não é um caos, importante falar, que é uma coisa que flui naturalmente, para mim, isso é sucesso. A gente tem pessoas falando num mesmo nível: do lado de cá, são desenvolvedores; do lado de lá, são desenvolvedores.

Sady Coimbra (Gerente de Relacionamentos da Efí Bank)

​🔶​ Veja sobre o que estão falando na nossa comunidade neste momento!

Dentro da nossa comunidade, você encontra pequenos grupos de conversa sobre vários temas, que são categorizados para ajudar na organização e na busca pela informação. 

Para participar, você não precisa ser cliente ou colaborador da Efí Bank. Basta criar a sua conta gratuita e conectar-se  a milhares de desenvolvedores. Ensinamos aqui!

QUERO FAZER PARTE

Participe de discussões, tire dúvidas e integre operações às APIs Efí com a ajuda da maior comunidade de integradores do Brasil!

Vale destacar que nossas APIs são robustas e escaláveis, compatíveis com as principais plataformas do mercado e disponibilizadas em 12 SDKs nas linguagens de programação mais usadas.

Nossa documentação é a mais elogiada pelos devs no mercado. E nossas APIs também receberam nota A no Bacen, oferecem ambiente Sandbox para testes e homologação e contam com módulos e plugins para plataforma de e-commerces.

​🔶​Quer saber mais sobre nossas APIs? Acesse nossa documentação!

Por fim, mas nada menos importante, quando falamos de comunidades de tecnologia é sempre bom lembrar do conceito de colaboração, que, por consequência, leva à inovação: 

A grande maioria das pessoas que acaba se dando muito bem no longo prazo são as que abraçam situações e sugerem melhoria.

Gabs Ferreira (DevRel e Comunicador)

Faça parte da nossa comunidade e abrace a tecnologia com quem tem paixão por inovar!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.