Finanças e Gestão

As lições do Código Fonte TV sobre inovação em TI

Criado em 17 de jan. de 2024

(Atualizado em 17 de jan. de 2024)

Você já está por dentro de como o Código Fonte TV se consolidou como um dos principais perfis de tecnologia no Brasil, certo?

Mas quais são as lições aprendidas sobre inovação em TI e criatividade ao longo da jornada do canal? E como você pode aplicar esses ensinamentos na sua carreira como dev? 

Todas essas respostas estão no 10º episódio do podcast Efícientes Vanessa Weber e Gabriel Fróes, os criadores do Código Fonte.

Mas, se você quiser que a gente adiante um pouco desse papo, reunimos algumas dicas valiosas neste blogpost. Vem se inspirar e se destacar como empreendedor na área de tecnologia! 😉

O que você vai ler por aqui:
  • Como o Código Fonte foi criado (já comece se inspirando!)
  • A skill para programadores e programadoras inovarem
  • Por onde começar a programar com criatividade
  • Dicas para inovar em TI

🎙️ Quer ouvir (e ver também!) o episódio completo? O link tá lá no final do blogpost!

Como tudo começou no Código Fonte

Unidos pela paixão por codificação e inovação em TI, o casal Vanessa Weber e Gabriel Fróes decidiu canalizar seu conhecimento para criar o site Código Fonte (mas ele não começou com esse nome, tá?). 

Até o Código Fonte ser a referência de entrada para novos programadores e profissionais de tecnologia, a trajetória toda foi árdua. Teve gravidez, faculdade, formatos diferentes e testes e testes.

Aqui, eles explicaram mais do começa dessa jornada:

O canal no YouTube agora ultrapassa a marca de 600 mil inscritos e possui uma sólida base de seguidores nas redes sociais. Legal, né?

Hoje, o casal produz uma variedade de formatos de conteúdo para abordar o fascinante universo do código de maneira descontraída e educativa, deixando muitas pessoas inspiradas.

Por falar em inspiração, hora de falarmos dos aprendizados. Estão prontos para as dicas?

A primeira lição aprendida é… inovação em TI começa com comunicação 

Isso não significa que você precisa ter um canal famoso logo de cara.

A comunicação, seja pessoalmente ou pelo Slack (plataforma de mensagens para empresas) ou por e-mails, é uma habilidade importante para devs e outros profissionais de TI.

Até a Vanessa têm uma lição sobre isso: “Sempre fui tímida, foi desafiador nesse sentido“.

O casal diz que, até encontrarem o formato ideal para gravar para o Código Fonte TV, levou um tempo para se soltarem e descobrir um estilo que agradasse a todos. O importante é testar!

Boa comunicação também vale para vender solução

Outro ponto que vale destacar é a habilidade de transmitir não apenas os desafios enfrentados em TI, mas também saber falar sobre as soluções encontradas com diversos públicos. 

“Parte dessa boa comunicação envolve sair do ‘tecniquês’. Você precisa ‘transpilar’, como falamos na computação. Tirar de uma linguagem e colocar em outra.”

Vanessa Weber

“É preciso desenvolver a capacidade de comunicar cada experiência. Resolvemos problemas, mas é necessário vender a solução.”

Gustavo Fróes

Se liga nessa dica aí, hein?! 👀

E como inovar sendo dev? Dicas para ser um programador criativo

Seja uma das estrelas nas decisões estratégicas

Já que falamos da habilidade em saber se comunicar, aí vem outra lição: os programadores podem, sim, se tornar protagonistas na resolução de problemas críticos.

O que vemos hoje são decisões de negócios interligadas com aspectos técnicos, como destaca Gustavo. Muitas áreas desejam (e devem!) ouvir o setor de desenvolvimento da empresa.

Quando TI, design, marketing e gestão trabalham juntos, as escolhas são mais completas e bem pensadas.

Faça uma documentação acessível

Você tem um produto digital? Saiba que ter uma boa documentação chega a ser um diferencial para o seu público. Inovação em TI é isso: ser transparente e acessível.

Cá entre nós, é como acontece na documentação técnica das APIs da Efí: ela é toda descomplicada para devs realizarem integrações de sucesso.

Por aqui, além de termos a missão de construir documentações fáceis e completas, criamos a maior comunidade de integradores do Brasil no Discord, sabia?

Faça parte da nossa comunidade no Discord!

Sendo assim, a lição aqui é: se existir dificuldades em uma integração, é mais vantajoso optar por outra solução ou empresa. Muitos devs vão concordar!

“Se você não consegue compreender e implementar, a sua pontuação vai lá para baixo. Se eu enfrentar algum problema, ela [a documentação] será essencial. É como na Efí, que possui uma comunidade no Discord para me auxiliar.”

Vanessa Weber

Por falar em documentação, inove nos conteúdos

O investimento em tecnologia hoje em dia é elevado. “Casos de uso, documentação e linguagem claras, inclusive em diferentes idiomas, podem auxiliar na popularização da sua solução“, reforça Gustavo.

Algumas iniciativas para documentação utilizam modelos de inteligência artificial, sabia? Uma delas é o GitHubCopilot.

Sabia que o nosso time de especialistas tem uma playlist de vídeos de até 2 minutos sobre integrações de pagamentos? Confira o Expresso Consultoria!

Transforme sua frustração

— Nunca funciona de primeira. (Gustavo)

— E, se funcionar, você fica “ih, tem coisa errada”. (Vanessa)

Pois é! Programar é, muitas vezes, um exercício de lidar com a frustração, como bem falaram Gustavo e Vanessa. 

No entanto, a chave para enfrentar esses erros está em transformar a aflição nos erros em um desafio. O processo é assim mesmo! 

Utilize sua inteligência emocional para converter a decepção inicial em uma oportunidade de aprendizado e melhoria. 

Enxergar as pedras no caminho no processo de programação pode ajudar a desenvolver uma mentalidade resiliente, transformando cada obstáculo em uma chance de evolução — e em inovação em TI!

Polêmica: qual será a linguagem preferida da Vanessa do Gustavo?

Sim, a gente perguntou! E você só vai ouvir (e ver) as repostas deles no podcast (o link tá lá embaixo).

Mas, antes de você dar o play no Efícientes, vamos encerrar por aqui com um aprendizado importante: não trabalhe apenas com uma linguagem favorita — dica do Código Fonte

Cada linguagem foi projetada com propósitos específicos e possui suas vantagens e desvantagens. Essa escolha depende do contexto, do tipo de projeto e das preferências da equipe de desenvolvimento.

Bravos! 🫰 

Dê o play no episódio com o Código Fonte

Gostou das dicas? A gente mostrou só um pouquinho do que tem no nosso 10º, que está bem especial!

Dê o play para conferir as dicas completas de Vanessa Weber e Gabriel Fróes. O papo está imperdível!

Efícientes: o podcast que te conecta ao futuro dos negócios

Chegamos ao 10º episódio com chave de ouro sobre inovação em TI, né? 

Aproveite para dar uma passada no nosso canal no YouTube para conferir todas as edições e convidados especiais para você se inspirar. 

Se preferir ouvir pelo Spotify, é só clicar aqui e aproveitar. E para quem curte Deezer ou Amazon Music, também estamos disponíveis por lá. 

Valeu por ler até aqui! 🧡

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.