Cartões e Pontos

O que são cartões de benefícios flexíveis? Saiba como funcionam os beneflex

Criado em 27 de out. de 2022

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

Independentemente do tamanho e segmento da empresa, manter os colaboradores felizes é fundamental para garantir a produtividade. Para este propósito, os cartões de benefícios flexíveis — também chamados de beneflex — são uma das formas mais modernas e efetivas de turbinar a satisfação dos funcionários.

Com os beneflex, sua empresa pode oferecer benefícios de até oito categorias em um único cartão de ampla aceitação. Outra vantagem é que, com os benefícios flexíveis, é possível personalizar os benefícios de acordo com a necessidade de cada funcionário.

Confira o restante do artigo para ver o que são e como funcionam os benefícios flexíveis, além de descobrir quais as vantagens de oferecer beneflex aos colaboradores.

O que são os benefícios flexíveis ou ‘beneflex’?

Se você já teve dúvidas sobre o que são os cartões de benefícios flexíveis, saiba que a resposta é mais simples do que imagina. Em suma, os beneflex são uma política de benefícios que permite a personalização dos benefícios dos colaboradores.

Dessa forma, é possível oferecer valores diferentes para cada benefício, dependendo da necessidade do colaborador e da organização. Ou seja: para aqueles que vão muito ao mercado, é só oferecer mais saldo no vale-alimentação, enquanto aqueles que pedem muitos deliverys ou frequentam muitos restaurantes podem receber mais saldo no vale-refeição.

E além dos tradicionais vales alimentação e refeição, os beneflex permitem que sua organização ofereça outras 6 categorias de benefícios no mesmo cartão. São elas:

Benefícios tradicionais e benefícios flexíveis: qual a diferença?

Antigamente, para um estabelecimento aceitar os cartões de vale-alimentação e vale-refeição como forma de pagamento, era necessário integrar uma rede credenciada exclusiva. Até por isso, “aqui não aceitamos o cartão tal” é uma frase que muitos dos trabalhadores que recebem ou receberam cartões de benefícios tradicionais já escutaram.

Na legislação antiga, havia também a possibilidade da prática do rebate, onde os descontos oferecidos às grandes empresas que contratavam benefícios tradicionais eram convertidos em custos mais altos para os consumidores. Entretanto, tudo isto mudou com o último pacote de alterações do PAT.

💡 O PAT, ou Programa de Alimentação do Trabalhador, é o Programa que oferece vantagens fiscais às organizações empregadoras participantes e regula empresas que oferecem benefícios alimentícios.

Foi este cenário de mudanças que possibilitou o surgimento dos benefícios flexíveis, que são cartões de benefícios com bandeiras universais e de ampla aceitação, e que integram as maiores tendências do RH moderno.

Confira as vantagens de oferecer beneflex aos funcionários.

Vantagens de oferecer beneflex aos colaboradores

Cliente usando o cartão de benefícios flexíveis para fazer compra de pipoca no cinema

Segundo o perfil das gerações no mercado de trabalho, as novas gerações valorizam a liberdade na carreira e não veem tantos problemas em trocar de emprego. Até por isso, a taxa de rotatividade se apresenta como um dos maiores vilões do RH da atualidade.

Por isso, para as organizações não basta se limitar aos benefícios tradicionais. Diferentemente do salário, que é obrigatório e facilmente substituído por um valor maior na concorrência, os benefícios corporativos tornam uma empresa única.

Com os beneflex, que possuem bandeiras universais, os colaboradores ganham mais possibilidades de utilização dos vales alimentação e refeição. Além disso, vale lembrar também do HR Blindspot Report, que mostrou que 91% dos colaboradores preferem pacotes de benefícios customizáveis.

Um outro estudo da Onze apontou que os colaboradores mais satisfeitos estão em empresas que oferecem 11 ou mais benefícios corporativos. Pensando nisso, vamos descobrir qual a melhor opção de cartão de benefícios flexíveis do mercado.

LEIA TAMBÉM: Cartão de benefícios flexíveis — Eva Benefícios agora faz parte do grupo Efí

Como escolher a melhor opção de cartão de benefícios flexíveis?

Avaliar as melhores opções do mercado de benefícios corporativos pode não ser uma tarefa simples. Com as últimas mudanças na legislação, o setor de benefícios para empresas foi alavancado e, atualmente, surge uma nova empresa de benefícios flexíveis a cada mês.

Assim, confira algumas dicas para escolher os melhores beneflex para sua empresa:

1. Bandeira do cartão

Um ponto de atenção na hora de escolher o melhor cartão de benefícios flexíveis deve ser a bandeira. As mudanças do PAT acabaram com a possibilidade de um estabelecimento se restringir a aceitar só uma bandeira de cartão de benefícios, assim, preze pelas bandeiras universais como é o caso da Visa.

2. Categorias de benefícios

Se uma das maiores vantagens dos beneflex é a possibilidade de concentrar mais de um tipo de benefício corporativo em um só cartão, por que se limitar aos tradicionais alimentação e refeição? Procure empresas que ofereçam a possibilidade de conceder outros benefícios — relacionados à educação, saúde, cultura e etc. — no mesmo cartão para os colaboradores.

3. Cartão internacional

Sabia que existem opções de benefícios flexíveis que passam em qualquer país, desde que as máquinas de cartões aceitem bandeiras universais? Com esta facilidade, você consegue oferecer benefícios para colaboradores que moram fora do Brasil, além de dar mais opções aos funcionários que viajam para o exterior.

4. Bônus: ganhe muito além dos beneflex

Uma das maiores vantagens de contratar uma RH Tech é a possibilidade de receber várias soluções de uma só empresa. É pensando nisso que a Eva Benefícios está no mercado, e além dos benefícios flexíveis — já conhecidos e amados — a Eva ainda oferece outras ferramentas para simplificar o cotidiano das organizações.

São os casos da ferramenta de reembolsos simplificada, que permite reembolsar despesas no cartão de benefícios, além da solução para premiação de colaboradores, que permite aos RHs e empresários oferecerem bonificações para os funcionários gastarem como quiserem.

Se deseja ajuda para implementar os benefícios flexíveis ou se quer conhecer outras soluções para a sua empresa, entre em contato com a Eva!

Esse artigo foi escrito pelo parceiro Eva Benefícios.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.