Cartões e Pontos

Cartão multibenefícios para colaboradores: como adotar na sua empresa?

Criado em 8 de jan. de 2024

(Atualizado em 9 de jan. de 2024)

Aceita vale-alimentação ou refeição?” Não mais! Com a inovação e a tecnologia avançadas, colaboradores passam a visar o tal do cartão multibenefícios. Mas pode isso? Por lei, pode sim!

Para quem busca maior retenção e bem-estar dos colaboradores, não só pode como deve. Afinal, hoje, já não basta mais oferecer benefícios, é preciso unificar estratégias.

E uma aposta do mercado tem sido os famosos benefícios flexíveis para colaboradores: aqueles que prometem maior autonomia e poder de compra para quem cuida da sua empresa.

Vamos entender melhor o cartão multibenefícios e descobrir como contratar? Boa leitura!

Como funciona o cartão multibenefícios para colaboradores?

Para começar, vale lembrar que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),  instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e regulamentado pelo Ministério da Economia, foi o start da jornada de benefícios para colaboradores, hoje, tão visada no setor corporativo.

Isso porque o programa tem impacto não apenas na vida dos trabalhadores, mas também nas práticas de responsabilidade social corporativa das empresas. E é aí que entra o cartão multibenefícios, uma evolução desse segmento de mercado que abraça quem colabora na sua empresa.

O cartão multibenefícios faz parte do programa de benefícios flexíveis para colaboradores, que proporciona maior flexibilidade na escolha entre diferentes opções de vales, de acordo com as necessidades individuais de cada um.

Ou seja, em vez de receberem vale-alimentação ou refeição padronizados, os funcionários têm a oportunidade de receber um pacote de benefícios mais personalizado. 

Dentro dessa abordagem, é possível diversificar os vales oferecidos. Por exemplo, se seus colaboradores preferem ir ao mercado comprar mantimentos e cozinhar em casa, o vale alimentação atende. Já se preferem pedir comida, o vale-refeição será melhor.

E, para além da alimentação e refeição, o cartão mulltibenefícios também podem agregar outras categorias, como cultura, educação, transporte, saúde, entre outros. Em cada item, a sua empresa pode oferecer um valor diferente. Legal, né?

Isso nos leva a outro ponto importante: o arranjo aberto e fechado. Entenda no próximo tópico!

Arranjo aberto e arranjo fechado nos benefícios para colaboradores

Basicamente, o arranjo aberto é a política que trata do cartão multibenefícios, enquanto o arranjo fechado considera os benefícios no modelo tradicional.

Como no arranjo aberto é possível que o colaborador faça transações financeiras em qualquer estabelecimento, os colaboradores podem ter uma variedade de benefícios flexíveis oferecidos pela empresa, o que proporciona maior autonomia e poder de compra.

Já no arranjo fechado, a empresa disponibiliza um pacote predefinido para os colaboradores e o cartão de benefícios só pode ser usado em máquinas e locais definidos pelo emissor credenciado, o que limita o poder de compra dos colaboradores. 

Embora a escolha entre um arranjo aberto e um arranjo fechado dependa da filosofia de cada empresa, das necessidades dos funcionários e das metas de gestão de talentos, o futuro dos benefícios para colaboradores promete seguir para um modelo mais flexível.

O arranjo aberto traz mais competitividade, porque ele exclui essas práticas de taxas abusivas para os estabelecimentos.

Marcelo Lopes, CEO da Eva Benefícios

E é aquela questão: o colaborador sendo protagonista. A gente está pensando nele e em como ele vai utilizar o benefício.

Paulo Barros, Diretor de Conformidade na Efí Bank

[BÔNUS] Especialistas explicam o cartão de multibenefícios corporativos

A adoção do cartão multibenefícios já é um diferencial competitivo para empresas que buscam fidelizar colaboradores e construir uma cultura de cuidado com quem ajuda a empresa a crescer. 

No episódio 09 do podcast Efícientes, os especialistas Marcelo Lopes, CEO da Eva Benefícios, e o Diretor de Conformidade da Efí Bank, Paulo Barros, conversaram sobre a importância dos benefícios para colaboradores e deram dicas de como lidar com essa questão nas empresas.

Episódio 09 do podcast Efícientes: Benefícios Flexíveis

Confira também nas plataformas de áudio: Spotify | Amazon Music | Deezer | Google Podcasts

O colaborador no centro: mais satisfação & retenção?

A busca pelo talento que melhor atende às vagas de uma empresa envolve diversos processos. Um deles esbarra nos benefícios que são oferecidos: afinal, estão atrativos o bastante para cativar o interesse de quem quiser se candidatar?

Pode parecer um detalhe pequeno a princípio, no entanto já há pesquisas que apontam a preferência dos colaboradores em receber mais benefícios do que maiores salários. Em muitos casos, a combinação de salários competitivos e uma gama abrangente de benefícios pode ser a estratégia mais eficaz para atrair e reter talentos.

Nesse sentido, empresas que oferecem os benefícios flexíveis pelo cartão multibenefícios demonstram adaptabilidade a tendências e mudanças sociais. Isso é apreciado pelos colaboradores, que têm passado a valorizar cada vez mais negócios avançados no mercado.

Sabe quando alguém lhe presenteia com algo que combina totalmente com o seu momento de vida? É um pouco disso que os colaboradores sentem quando recebem benefícios que abraçam suas variadas necessidades. O sentimento é de pertencimento.

Cuidar de quem cuida da sua empresa vai muito além de oferecer salários justos e ambiente de trabalho adequado. A cultura do cuidado exige atenção aos detalhes: o que vai realmente ser útil para seus colaboradores? 

Para além de oferecer inovação e estar à frente no mercado, o impacto na satisfação e retenção de funcionários é um fato que já foi percebido por 63% das empresas que se motivaram com essa iniciativa, segundo a Pesquisa de Benefícios 2021 no Brasil.

Quais as vantagens do cartão multibenefícios para colaboradores e empresas?

Já até falamos diversas vantagens em adotar o cartão de múltiplos benefícios para seus colaboradores. No entanto, se ainda não convencemos você, aí vão os principais pontos que você precisa considerar ao escolher os benefícios que a sua empresa irá ofertar.

Vantagens do cartão multibenefícios para colaboradores

  • Poder de compra

Por ser um cartão de benefícios com arranjo aberto, os funcionários podem realizar pagamentos em qualquer estabelecimento que tenha maquininha. Isso proporciona maior opção para a pessoa trabalhadora escolher onde e como usar o seu cartão.

  • Flexibilidade financeira

Por garantir mais opções aos trabalhadores, os benefícios flexíveis maximizam o valor recebido, já que são mais alinhados com o dia a dia de cada um. Ou seja, a pessoa passa a ter uma renda mais adaptável às suas necessidades, o que também permite um melhor controle sobre seus recursos financeiros.

O conceito de flexibilidade a gente pode entender muito mais nessa questão da autonomia, do arranjo aberto, e do empoderar o colaborador.

Marcelo Lopes
  • Satisfação

O fato é: poder escolher onde e como usar o cartão de benefícios aumenta a satisfação e a motivação dos colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados e reconhecidos pela empresa.

A percepção de satisfação do colaborador vai lá em cima com a empresa.

Marcelo Lopes
  • Bem-estar

Falando em satisfação, o bem-estar está completamente atrelado. Com o cartão flexível, benefícios como cultura ou programas de saúde preventiva podem contribuir para a saúde geral dos colaboradores. 

Vantagens do cartão multibenefícios para empresas

  • Economia de custos 

Além de facilitar a gestão de benefícios com uma plataforma digital simplificada para o processo de adesão, alteração e controle, ainda há a otimização dos custos gerais, pois a sua empresa pode oferecer um pacote mais personalizado e adequado ao perfil de cada colaborador.

Vale ressaltar também que, no arranjo aberto dos benefícios flexíveis, a sua empresa não precisa se preocupar com o credenciamento do cartão multibenefícios, porque a bandeira já é credenciada pelo Brasil inteiro.

O custo operacional fica melhor repartido, então uma empresa tradicional ter que credenciar todos os estabelecimentos que vão aceitar o seu cartão é uma tarefa bem complicada.

Paulo Barros
  • Marca perante o mercado

Adotar o cartão multibenefícios melhora a imagem e a reputação da sua empresa no mercado, visto que ela pode se destacar como uma marca empregadora, atrativa e inovadora.

Quando você constrói um pacote de benefícios que é único da sua empresa, você começa a se posicionar como marca empregadora forte.

Marcelo Lopes
  • Maior produtividade dos funcionários

É certo que funcionários mais satisfeitos e saudáveis contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo. O cartão multibenefícios pode fazer parte do pilar de cuidados da empresa com o colaborador e servir de impulso para o aumento da produtividade do time.

O objetivo de toda empresa é dar resultado. E a melhor forma de dar resultado é quando você tem um time 100% motivado.

Marcelo Lopes
  • Senso de pertencimento do colaborador

O cartão multibenefícios ajuda a reduzir a rotatividade e o absenteísmo, pois os colaboradores se identificam mais com a cultura e os valores da empresa, além de se sentirem parte do negócio como um todo.

Também facilita a atração de talentos competitivos, especialmente em setores em que a concorrência por profissionais qualificados é intensa.

Eva: o cartão de multibenefícios flexíveis que seu colaborador merece

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão multibenefícios e benefícios flexíveis, que tal conhecer a Eva Benefícios

A Eva Benefícios é uma empresa de tecnologia com foco em soluções para recursos humanos (RH Tech) e que é especializada em benefícios flexíveis. A Eva também é do grupo Gerencianet, o qual a Efí Bank faz parte.

Cartão multibenefícios pré-pago com bandeira Visa que conta com 8 categorias e é aceito por milhões de estabelecimentos pelo Brasil inteiro? Temos!

Com o cartão Eva, empresas de todos os portes podem contar com soluções para gastos corporativos, fluidez na comunicação com colaboradores, premiação de funcionários, reembolsos e saúde para uma maior qualidade de vida de quem colabora no seu negócio.

Além disso, as empresas recebem uma única ferramenta para simplificar várias demandas do setor de recursos humanos.

Quero conhecer a Eva

Eva Benefícios é uma única solução para:

E oferece um único cartão multibenefícios com:

  • alimentação;
  • refeição;
  • transporte;
  • combustível;
  • saúde;
  • cultura;
  • educação;
  • saldo livre.

Você não paga para contratar e não há amarras contratuais! 

Deixe a vida do seu colaborador mais simples com a liberdade de aproveitar os multibenefícios que mais fizerem sentido com o seu momento de vida. Vá de Eva!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.