Finanças e Gestão

Empreendedores de sucesso: 5 segredos do CEO da Efí Bank

Criado em 25 de out. de 2023

(Atualizado em 2 de nov. de 2023)

Empreendedores de sucesso… o que fazem? O que comem? Como vivem? 

Podemos dizer que o Brasil é um país de empreendedores. Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas do Serasa Experian, somente no primeiro semestre de 2023, foram criadas 12 empresas por minuto, totalizando 2.117.073 novas organizações. 

No entanto, os indícios de fechamento de empresas também são altos. Ainda no primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil perdeu mais de 730 mil empresas. O saldo disso tudo acaba sendo um futuro de incertezas para quem quer abrir um negócio.

Afinal, como fazer parte dos empreendedores de sucesso? É possível empreender com propósito? Como já dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. 

Continue lendo e desvende 5 segredos e uma verdade do CEO e do Diretor de Negócios da Efí Bank sobre empreender!

Pilares do empreendedorismo: você sabe quais são?

Embora muitos possam entender o empreendedorismo como sinônimo de gerir um negócio, em termos reais, o empreender está muito mais ligado à visão de criar algo diferente, inovador, fora da curva.

Mais do que abrir uma empresa, é a capacidade de identificar oportunidades, planejar e executar projetos, superar desafios e buscar soluções para problemas. Quem empreende gosta de questionar e está sempre em busca de construir além. Você também é assim? 

No fundo, o empreender não é apenas sobre ter uma empresa, mas sim ter uma atitude empreendedora, que pode ser aplicada em qualquer área ou situação, incluindo a sua vida pessoal. É quase uma vocação, porque vai além do objetivo de sucesso financeiro. 

Para estar entre os empreendedores de sucesso, antes, é preciso saber os pilares do empreendedorismo.

Visão  

Sabe a atitude empreendedora que falamos?  É sobre isso: uma visão mais aguçada e hábil em encontrar oportunidades de negócios no mar de desafios, problemas e dores que já existem no mercado. 

As oportunidades estão aí, mas não batem à porta. Empreendedores de sucesso olham pela janela e avistam algo que poucos veem: a necessidade de solucionar, questionar, repensar, recriar algo que já existe ou que ainda não foi tão explorado.

Comprometimento

Estar comprometido significa sempre buscar mais conhecimento e habilidades para se adaptar a um ambiente de negócios em constante evolução. É sobre ter determinação, apesar dos desafios enfrentados, em atingir o objetivo máximo daquela ideia, daquele negócio.

É manter o foco e saber quando e como direcionar melhor seus esforços para a meta que você deseja. Mas é preciso estratégia e um bom pensamento analítico para não acabar se deixando levar apenas pela euforia de criar algo. É preciso ser coerente e consistente.

Inovação

Já aqui, trata-se daquele 1% a mais todos os dias de quem busca sair do óbvio e pensar fora da caixa. Para quem tem a inovação em seu DNA, uma ideia nunca é ruim até ser lapidada ou repensada. Afinal, é preciso começar de algum lugar.

Empreendedores de sucesso persistem. Retrabalham aqui e acolá para encontrar o melhor jeito, a melhoria que estavam buscando. Isso faz parte da habilidade de criar algo, diferente, original e relevante para o mercado e para a sociedade.

Proatividade

Você costuma ser aquela pessoa que tem a iniciativa de agir antecipadamente às situações? A proatividade é uma característica dos empreendedores de sucesso justamente por antever problemas e oportunidades, planejando as soluções com eficiência. 

Outro ponto importante da proatividade ao empreender é a flexibilidade: ou seja, a capacidade de se adaptar e de agir rapidamente ao lidar com mudanças e incertezas em qualquer cenário possível. É ter disposição para ajustar estratégias e planos conforme as circunstâncias e o feedback do mercado.

Superação

Muitos são os desafios ao empreender; capital, concorrência, riscos, regulamentações… e a lista não tem fim. Tudo isso vai exigir de você algo menos palpável, porém necessário: resiliência.

Ou, se preferir, a tal da superação: a habilidade de resistir às adversidades, recuperar-se dos obstáculos enfrentados, aprender com os erros e seguir em frente com otimismo e confiança. E, claro, não perder a compostura, mas manter o equilíbrio emocional para lidar com a pressão e as frustrações do empreendedorismo.

Tomada de decisão

Aqui já nem é algo especificamente de quem empreende apenas, mas de qualquer pessoa que precisa administrar algo, seja um negócio ou um projeto.

Para que a tomada de decisão seja mais assertiva possível, é preciso estar apto a criar planos de negócios sólidos e estratégias eficientes com a finalidade de alcançar as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Tudo isso vai exigir raciocínio lógico, domínio sobre o negócio, dados atualizados, senso crítico e coragem para assumir o controle e embarcar nas suas escolhas.

E então? Quais dessas características você tem? Não se esqueça que tudo é um aprendizado. Você evolui à medida com que se permite. 

Plano financeiro para quem empreende

No próximo tópico, conheça uma história que pode inspirar você!

Como empreender com propósito? A história de sucesso da Efí Bank

Episódio 4 do podcast Efícientes sobre empreendedores de sucesso

Agora que você já se familiarizou com os pilares do empreendedorismo, que tal conhecer a história de dois grandes empreendedores de sucesso do Brasil? Sim, estou falando do CEO da Efí Bank, o Evanil Paula, e do Leôncio Nogueira, Diretor de Negócios também da Efí Bank.

Você pode conferir a história completa pelo próprio Evanil neste episódio do podcast Efícientes:

Se preferir, ouça pelas plataformas de áudio:  Amazon | Spotify | Deezer

Aqui vai um resumo! 

Há 16 anos atrás, Evanil Paula, ainda estudante de Administração de Empresas na Universidade Federal de São João Del Rei, desenvolvia páginas para e-commerce com o objetivo de manter os estudos. 

Até que percebeu que quando entregava a plataforma de e-commerce, o cliente se sentia perdido quanto aos meios de pagamento. Afinal, como receber pela internet?

A dificuldade com a forma de recebimento, na época, era muito grande. Mas Evanil não deixaria um problema sem solução por muito tempo.

Com o bom espírito de empreendedor que tem, ele não deixou a oportunidade passar por suas mãos. Após se formar, chamou o amigo Leôncio Nogueira e resolveu mergulhar no segmento criando os meios de pagamento que seus clientes tanto precisavam. 

Ainda como Gerencianet, foi assim que a Efí começou.

A história tem muito mais bagagem do que isso, é claro! Por exemplo, a Efí surgiu por meio de uma república, onde pessoas com propósito já almejavam um futuro melhor. Ao se unirem, cada qual com suas responsabilidades, nada poderia dar errado. E deu certo. Muito certo.

Mas note uma coisa: a empresa de Evanil surgiu de um problema que ele encontrou no meio do caminho ao atender clientes com sites de e-commerce. Esse é o espírito dos empreendedores de sucesso: abraçam as oportunidades e evoluem as ideias de negócio.

Hoje, a Efí Bank, com mais de 400 mil clientes, é uma das maiores instituições financeiras que oferece todos os mais modernos meios de pagamento junto a uma Conta PJ grátis, fácil de usar e robusta. 

Assista ao episódio e confira a história completa. Você não vai se arrepender!

5 segredos e uma verdade sobre os empreendedores de sucesso

Já pensou em empreender ou está nesse processo? Não há receita de bolo, sabemos, mas há alguns segredos por trás da gestão de um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, que você precisa saber!

Checklist de rotinas da sua gestão financeira

Neste tópico, contaremos com a experiência de Evanil Paula e Leôncio Nogueira.

1- Paixão: o tal do brilho nos olhos

Empreendedores de sucesso são apaixonados pelo que fazem. A cada desafio vivido, problema resolvido e solução pensada, uma nova pulsão é gerada. Para eles, as dificuldades enfrentadas são trampolins para continuar buscando atingir suas metas.

Mas sabemos das inúmeras circunstâncias que cercam o empreender. Muitas vezes, o negócio trava, as decisões precisam ser tomadas em tempo recorde e o empreendedor se vê sem recurso, porém, no fundo, ele não desiste. É que o empreender requer processo, mas também paixão.

O caminhar é importante. Você tem que estar feliz empreendendo, porque se der errado, não tem problema, você viveu e viveu bem, você esteve feliz naquele período. Não foi um tempo perdido.

– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)

2- Resiliência: é sobre aguentar a barra

Já diziam por aí: ninguém é de ferro. No entanto, para empreender você quase precisa ser.

Isso porque empreendedores de sucesso precisam ser pessoas muito comprometidas com sua visão e estar dispostas a investir tempo e esforço para realizá-la. A paixão as mantém motivadas, mas é a resiliência que ajuda na superação dos obstáculos, que, sabemos, são muitos.

Desde o começo da empresa, o empreendedor está o tempo todo tentando resolver alguma coisa. Talvez empreender seja sobre solucionar problemas.

– Leôncio Nogueira (Diretor de Negócios da Efí Bank)

E para ter o maior controle possível sobre tudo, a resiliência é um segredo-chave. No fundo, apesar de parecer clichê, quem empreende enfrenta conquistas e desafios, mas sempre vendo essas experiências como oportunidades de aprendizado. 

Eles não desistem facilmente e estão dispostos a se adaptar sempre que possível.

3- Relacionamento: me diga com quem andas

Não é verdade que possamos ser definidos pela roda de amigos, mas, sem dúvida, é algo que causa impressão em quem nos vê de fora. Você anda com quem lhe inspira?

Empreendedores de sucesso procuram criar vínculos com pessoas em primeiro lugar para, só depois, falar de negócios. Eles possuem mentes atentas aos detalhes e sinais das pessoas e buscam criar relações significativas para ambos os lados.

Não tem como ter um negócio sem as pessoas. Quando você investe em pessoas, fica tudo mais fácil. Para fazer com que essa caminhada seja boa, você tem que olhar para as pessoas.

– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)

Seja contratando ou criando uma rede de conexão com as pessoas certas, a construção de relacionamentos é fundamental para quem gere um negócio. 

É mais do que networking, é dar importância real às conexões do trabalho e da vida. Uma rede sólida pode fornecer apoio, orientação e oportunidades valiosas para quem está empreendendo.

4- Foco no cliente: aquele que tem sempre razão

Não importa se seu público-alvo é Pessoa Física ou Jurídica, a verdade é uma só: nenhum negócio sobrevive sem os clientes. A ideia de que o “cliente tem sempre razão” revela um pouco desse princípio, afinal, se você vende algo é porque, antes, alguém precisou disso.

Se você tem um produto que não resolve uma dor, que não tem um público direcionado, provavelmente vai ter dificuldade de ascender enquanto negócio. Assim como Evanil, que se deparou com uma dor de seus clientes em relação aos meios de pagamento, todo negócio começa buscando solucionar algo.

Empreendedores de sucesso concentram-se nisso para atender às necessidades e desejos dos clientes. Aqui, o centro é quem vai buscar por suas soluções. Assim, você pode buscar feedback, adaptar seus produtos ou serviços e manter a satisfação do cliente como prioridade.

5- Aprendizado: o tentar de novo e de novo

Começamos esse tópico com essa frase do Evanil (CEO da Efí Bank): “O empreendedor não pode ter medo de errar e de falhar. Ele tem que fazer as coisas. Se der errado, ele vai tentar de novo. Errar faz parte. O empreendedor tem que estar disposto a tentar de novo”.

Empreendedores de sucesso estão sempre buscando crescer, mas não esquecem seus aprendizados, os joelhos ralados. Suas decisões não são apenas momentos que passaram, são também lições colecionadas.

Falar sobre o espírito empreendedor… o que passa na minha cabeça é que tem pessoas que talvez sejam mais inquietas. Essa inquietude pode nascer com a pessoa, mas não que o empreendedorismo não possa ser aprendido ao longo da vida. Vai depender muito se a pessoa quer. Se ela quer tentar, se ela quer fazer aquilo ali. E essa vontade pode aparecer a qualquer momento da vida.

– Leôncio Nogueira (Diretor de Negócios da Efí Bank)

Além disso, claro, quem empreende precisa sempre estar se atualizando frente ao mercado, lendo, estudando, participando de cursos e conferências e ficando de olho nas principais tendências do mercado. 

A verdade é que empreendedores de sucesso…

… empreendem a qualquer hora e lugar. 

E, no fundo, é importante que todo esse processo valha a pena. São inúmeras obrigações, desafios, conflitos, negociações e decisões extremamente importantes, mas se o caminho não valer a pena, do que vale empreender?

É muito importante a gente ter objetivo e alcançá-lo, mas o caminho tem que valer a pena. Se o caminho não valer a pena, não há tanta vantagem de chegar ao objetivo.

– Leôncio Nogueira (Diretor de Negócios da Efí Bank)

Lembre-se de que o sucesso no empreendedorismo é resultado de um esforço contínuo, perseverança e uma mentalidade voltada para o crescimento, mas também para o propósito. Qual é o seu? O que move o seu negócio?

A certeza que eu tenho é que o trabalho de hoje precisa ser bom, eu preciso estar feliz. A empresa precisa estar satisfeita com essa caminhada. Nós não sabemos quando o objetivo vai ser atingido. Nós precisamos lutar por ele, correr atrás, mas não esquecer que nós temos vida social, família… temos que estar felizes com nosso ofício.

– Evanil Paula (CEO da Efí Bank)

Por fim, queremos saber de você: qual é o momento do seu empreendimento? 

→ Começou a empreender, ainda sem CNPJ, e precisa de um braço direito para o seu negócio, com uma gestão de cobranças descomplicadas? Conte com a Efí Pro

→ Já empreende há algum tempo e quer escalar a sua empresa com uma gestão financeira completa e os meios de pagamento do mais alto nível? A Efí Empresas foi feita para você!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.