Abrir conta digital grátis Carregando

Conta Digital: como funciona, quem pode ter e como abrir a sua

Publicado em 29 de junho de 2020 (atualizado em 02 de setembro de 2020)
Na imagem: uma mão com um smartphone, saindo de um buraco, mostrando a tela principal da Conta Digital da Gerencianet

Conta digital é uma conta financeira (que pode ser de um banco ou de uma fintech) na qual o usuário pode abrir, fechar e utilizar todos os serviços de forma virtual, por um site ou aplicativo, sem precisar ir até uma agência.

É bem provável que você tenha ouvido falar ou até mesmo já possua uma conta digital, afinal, um quinto da população brasileira possui sua conta financeira principal em um banco digital. É o que aponta a pesquisa encomendada pela Fiserv – empresa global de tecnologia de serviços financeiros — e realizada pela Toluna Insights.

Além do já observado crescimento no número de bancos digitais no país, o novo Coronavírus (COVID-19) trouxe mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, inclusive em relação a serviços financeiros. Segundo o estudo Google for Startups – Startup Landscape in the New Normal, o termo “conta digital” teve um grande pico de buscas durante o período da pandemia.

Esse boom das contas digitais se dá, principalmente, pela facilidade de abertura de conta, redução ou isenção das tarifas bancárias e menor burocracia. Vamos te explicar isso mais detalhadamente abaixo. Vem ver!

O que é uma conta digital?

Conta digital é um tipo de conta financeira que permite que todas as operações sejam feitas de forma virtual — da abertura ao fechamento da conta, tudo acontece online, sem necessidade de ir pessoalmente até uma agência.

As contas digitais também são alternativas menos burocráticas, uma vez que é possível abrir uma conta de onde estiver, pelo smartphone, descartando aquela antiga validação de documentos presencial.

Outra característica que é comum às contas digitais — mas não é uma regra — é ausência de tarifas, como a de manutenção de conta. As instituições podem cobrar por alguns serviços, como pela transferência para outras titularidades, por exemplo. Vale lembrar que, ainda assim, as tarifas cobradas por essas instituições costumam ser menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

Como funciona uma Conta Digital?

No dia a dia, as contas digitais são bem parecidas com as contas convencionais — mas nem todas possuem os mesmos recursos.
Na conta digital, por exemplo, é possível realizar operações como:

  • Guardar e movimentar o dinheiro;
  • Acompanhar o extrato financeiro;
  • Fazer e receber transferências bancárias;
  • Realizar saques, geralmente na Rede Banco24Horas;
  • Depositar dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Fazer recarga de celular, etc.

É comum, também, que a instituição ofereça um cartão (pré-pago, débito e/ou crédito) para que os clientes movimentem o saldo da conta digital. A modalidade do cartão varia de instituição para instituição, bem como a decisão se será cobrado ou não alguma tarifa por esse recurso.

Além disso, algumas contas digitais oferecem rendimentos a taxas maiores do que as encontradas na poupança, o que pode ser uma opção interessante para alguns usuários.

Vantagens de optar pela Conta Digital

Se você possui uma conta bancária em alguma instituição tradicional, sabe que diversas tarifas são cobradas para que você use os serviços disponibilizados. Por exemplo, o correntista paga pelo cadastro de conta corrente, pelas TEDs realizadas, além da anuidade do cartão, que pode ser altíssima em alguns casos. 

A conta digital se torna, então, uma opção mais viável e econômica, uma vez que muitas dessas tarifas são eliminadas ou reduzidas. Por isso, é importante pesquisar e conhecer os recursos que cada instituição oferece.

Além disso, as contas digitais costumam ser muito mais simples e intuitivas. É possível controlar tudo pelo celular, de onde estiver. Nesses casos, o atendimento ao cliente também acontece virtualmente, por meio de chats, tickets e redes sociais, deixando o relacionamento mais fluído.

Tipos de Conta Digital

De certo, você já sabe que Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas possuem necessidades diferentes. E, claro, que isso também interfere na hora de abrir uma conta digital.

Conta Digital para pessoa física

Esse é o tipo de conta mais comum de encontrar. A maioria das instituições oferece contas digitais com recursos para pessoas físicas cuidarem do próprio dinheiro. Nesse caso, o usuário tem acesso a todas as operações comuns que citamos acima e muito mais, variando de acordo com a instituição.

Conta Digital para empreendedores

Já a conta digital para negócios é pensada para facilitar o dia a dia de um empreendedor. Por isso, possui recursos mais direcionados para MEIs e pequenas e médias empresas, como um maior limite de emissão de boletos bancários e TEDs, por exemplo.

A Gerencianet é uma conta digital focada em negócios. Por isso, possui dezenas de recursos que automatizam e facilitam a vida do empreendedor, como emissão e envio automático de cobranças e gestão de recebimentos.

Gerencianet, a conta digital para negócios

Sim! A Gerencianet é uma conta digital para negócios com todas as características e recursos que você viu ao longo desse texto — e tem mais.

Além das funcionalidades comuns às contas digitais, a Gerencianet possui diversas soluções que empreendedores precisam para cuidar das finanças de seu negócio. Seja pelo aplicativo ou pela plataforma web, é possível: 

  • Emitir boletos, carnês e links de pagamento — para receber via cartão de crédito — ilimitados, pagando apenas pelas cobranças compensadas;
  • Enviar e receber transferências bancárias de qualquer instituição financeira, com total transparência sobre quanto pagar pela operação de envio;
  • Realizar transferências eletrônicas via QR Code (Pagamento Instantâneo) entre contas Gerencianet, sem pagar nada por isso;
  • Gerenciar as cobranças e usar ferramentas únicas para reduzir a inadimplência dos clientes.

Além disso, a instituição oferece um cartão pré-pago sem anuidade, que funciona na modalidade crédito, para você movimentar, com facilidade, as finanças do negócio. Com ele, é possível realizar saques gratuitamente na Rede Banco24Horas ou fazer compras em milhares de estabelecimentos pelo mundo, além de aproveitar as promoções do programa Vai de Visa. 

Como abrir uma Conta Digital na Gerencianet?

A abertura de conta digital na Gerencianet é 100% online, sem burocracia e sem precisar sair de casa. E o melhor: não há nenhum custo pela abertura ou manutenção da conta.

Você vai precisar apenas do seu smartphone para instalar o aplicativo da Gerencianet, disponível para Android e iOS, e seguir os passos solicitados por ele. Sugerimos, inclusive, que você leia a faq “Como abrir conta na Gerencianet?” para tirar dúvidas sobre os documentos a serem usados no processo de abertura, padrões de envio e muito mais.

Por fim, você também pode seguir o passo a passo de como acontece no app, com a ajuda da nossa analista de Marketing:

Então, viu como é fácil e vantajoso ter uma Conta Digital? Você pode ter tudo que uma conta convencional tem e um pouco mais com uma experiência totalmente nova. Abra agora mesmo sua Conta Digital na Gerencianet!

Categoria

Conta Digital

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.