Assinaturas (Pagamento recorrente)

Como emitir cobranças recorrentes com a Efí

Criado em 16 de jun. de 2017

(Atualizado em 28 de fev. de 2023)

As cobranças recorrentes são uma modalidade cada vez mais escolhida por prestadores de serviços e vendedores, pois podem ser usadas para cobrar parcelamentos ou mensalidades. Além de facilitar o pagamento para o comprador, diminuindo o risco de inadimplência, as recorrências também ajudam no controle de caixa. Ainda mais que você pode ter uma previsão melhor de quanto irá receber mensalmente.

Se você usa ou quer usar a Efí, você tem quatro possibilidades para fazer suas cobranças recorrentes:

Assinaturas

A assinatura é a forma mais prática de cobrança recorrente. Com ela, você pode agendar débitos automáticos no cartão de crédito do seu cliente de acordo com a periodicidade escolhida (mensal, bimestral, etc).

Para gerar a cobrança, você deve informar o número de mensalidades ou se o pagamento será feito por tempo indeterminado, podendo ser cancelada a qualquer momento. A cobrança pode ser enviada por e-mail ou você pode inserir o botão de pagamento em seu site. Dessa maneira, ao clicar no link de pagamento, seu cliente fornece os dados do cartão, e as parcelas passam a ser debitadas automaticamente.

Para saber como criar uma assinatura, clique aqui!

Boletos Recorrentes

O boleto bancário também pode ser utilizado para pagamentos recorrentes. Na plataforma, é possível agendar o envio de cobranças de forma automática. Assim, seu cliente recebe o boleto 10 dias antes da data de vencimento e não corre o risco de esquecer a data de pagamento.

Ainda é possível escolher o envio da cobrança por e-mail ou imprimir e entregar pessoalmente. No caso da emissão agendada de boletos, não é possível que seu cliente realize o pagamento com cartão de crédito.

Os boletos são registrados, mas você só paga tarifa em caso de pagamento confirmado.

Clique aqui e veja como gerar seus boletos registrados!

Carnês

O carnê é mais utilizado para o parcelamento de cobranças. Com essa forma, seu cliente recebe todas as mensalidades de uma só vez e, se preferir, pode antecipar o pagamento. O carnê pode ser impresso para a entrega em mãos ou enviado por e-mail. Para saber como fazer, clique aqui. Neste caso também não é possível o pagamento com cartão de crédito.

Os carnês também são registrados e você só paga tarifa em caso de pagamento confirmado.

Se você quer começar a produzir seus carnês com a Efí, confira o vídeo tutorial que preparamos sobre o assunto!

API

Por meio da API Efí é possível gerar cobranças recorrentes por boletos, carnês ou cartão de crédito. Para saber mais, acesse o Portal do Desenvolvedor.

Ainda ficou com alguma dúvida? Navegue na nossa Central de Ajuda!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.