Assinaturas (Pagamento recorrente)

Vantagens do boleto recorrente para empresas: como emitir de forma fácil

Criado em 24 de nov. de 2022

(Atualizado em 5 de dez. de 2023)

Boleto recorrente é um tipo de cobrança utilizado por empresas de diversos segmentos para receber pagamentos periódicos (mensal, trimestral, semestral ou anual) por serviços contínuos. 

A economia de recorrência é um setor que vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Capterra, 9 a cada 10 consumidores online possuem algum tipo de assinatura.

E vai muito além de streaming de filmes, séries e vídeos, como a Netflix. Toda empresa em que o cliente paga uma mensalidade e recebe periodicamente um produto ou o direito de usar um serviço é uma empresa recorrente — e pode surfar a onda de crescimento do mercado.

Mas, para que esse modelo de negócio receba periodicamente sem nenhum problema, é importante escolher o meio de pagamento certo e a plataforma perfeita. Para te ajudar nessa missão, a gente trouxe algumas vantagens de usar os boletos recorrentes. Vem ver!

Vantagens do boleto recorrente (assinaturas)

Você sabia que metade dos brasileiros assina ou paga recorrentemente entre 6 e 10 serviços? E que mais da metade (69%) gasta mais de R$ 100,00 com assinaturas e mensalidades?

Que o setor está em alta, você já deve ter percebido e, provavelmente, é por isso que você aposta (ou quer apostar) nesse modelo de negócio.

Então, confira as vantagens de usar os boletos como forma de pagamento recorrente para receber sem complicação!

1.  Redução da inadimplência

Com os boletos recorrentes, as chances dos seus clientes esquecerem de pagar são muito menores. Afinal, eles sabem que, para continuar recebendo os produtos ou serviços periodicamente, precisam pagar os boletos em dia.

+ O que é inadimplência e como a Efí te ajuda a reduzir esse problema?

2. Envio automático dos boletos para os clientes

Quando você gera um boleto recorrente para o seu cliente, a gente envia a cobrança para o e-mail cadastrado automaticamente. Os próximos boletos, a depender da periodicidade definida, também são enviados por e-mail 10 dias antes do vencimento.

3. Retenção de clientes

Na prática, os boletos recorrentes são configurados uma única vez e o seu cliente é cobrado periodicamente até o período predeterminado ou até que ele cancele o plano.

Portanto, desde que você ofereça um ótimo serviço e uma experiência de pagamento incrível, as chances do cliente manter a assinatura é alta.

4. Praticidade para os seus clientes

Com os boletos, o seu cliente não precisa se preocupar com o valor total da cobrança, nem em usar o limite do cartão de crédito para começar a usar a sua solução. Ele recebe a cobrança por e-mail, a depender da periodicidade definida, e pronto!

5. Facilidade de pagamento

Imagem do boleto físico sobre um fundo laranja. Acima do boleto, a representação em 3D do logo do Pix e do QR Code.

O boleto é um meio de pagamento prático, fácil de usar e que pode ser usado até mesmo para receber pagamento de clientes que não têm conta em banco ou cartão de crédito. 

Além disso, alguns boletos recorrentes, como os emitidos pela Efí, vêm equipados com o código de barras tradicional e com o QR Code Pix. Dessa forma, o seu cliente tem 2 opções de pagamento em 1 só e pode usar aquela que preferir. Simples assim!

— Emissão, baixa e cancelamento grátis

Que tipo de negócio pode usar as Assinaturas Recorrentes?

Todo negócio que precisa receber com recorrência pode se beneficiar desse modelo de assinatura. A lista é infinita, mas vamos listar abaixo alguns em que você pode se encaixar:

  • clubes de assinatura;
  • escolas e cursos livres, de idiomas e profissionalizantes, e professores particulares;
  • coach e consultores de negócios;
  • escolinhas de futebol e esportes em geral;
  • academias e estúdios;
  • autoescolas e vans escolares;
  • clínicas de estética, ortodontia, fisioterapia, psicologia e outras especialidades;
  • agências de publicidade e marketing;
  • serviços de formatura;
  • escritórios de contabilidade;
  • imobiliárias, principalmente para a cobrança de aluguel;
  • e prestadores de serviço em geral.

Como emitir boletos recorrentes? Passo a passo na Efí Bank

Na Efí Bank, você encontra os boletos recorrentes na solução assinatura recorrente. Veja como é fácil emitir com a gente, seja pelo app ou plataforma web:

  1. acesse o menu lateral “Receber” (Cobranças);
  2. clique em “Emitir cobrança”;
  3. agora, selecione “Assinatura recorrente” e escolha “Boleto”
  4. informe o cliente para quem vai enviar a cobrança;
  5. escolha ou crie um plano de assinatura para esta cobrança — é aqui que você irá configurar a frequência e a quantidade de vezes que a cobrança irá se repetir;
  6. escolha o item da cobrança — aqui é o produto ou serviço que vai ser comercializado;
  7. insira a data de vencimento da cobrança;
  8. insira informações adicionais, se necessário, e clique em “Emitir assinatura”.

E o melhor! Com os boletos recorrentes, é possível configurar multas e juros para pagamentos atrasados e descontos para pagamentos antecipados. Dessa forma, você pode desenvolver algumas estratégias para manter os seus clientes engajados.

+ Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

🔥 Aceite também pagamento recorrente no cartão de crédito com a Efí! Cobrança periódica e automática na fatura do cartão, sem comprometer o limite de crédito do seu cliente.

E qual é a plataforma perfeita para emitir boletos recorrentes?

Modéstia à parte, quando se fala em boletos, a Efí Bank é a solução ideal! Estamos nesse mercado há 16 anos, somos uma das 10 instituições que mais emitem boletos no Brasil e desenhamos todas as soluções que você precisa para receber pagamentos de forma fácil.

Em nossa plataforma, você pode emitir diversos tipos de cobrança, além de cadastrar produtos e clientes para ganhar tempo e descomplicar a gestão. Em um dashboard visual, você pode acompanhar os status das cobranças por dia, semana ou mês com facilidade.

Teste agora os boletos recorrentes da Efí e tenha acesso a muitas funcionalidades que melhoram a vida financeira do seu negócio!

— Abertura de conta gratuita e sem mensalidade

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.