Finanças e Gestão

Software de gestão empresarial (ERP) + meios de pagamento: como melhorar a experiência de compra no varejo?

Criado em 8 de abr. de 2024

(Atualizado em 9 de abr. de 2024)

O varejo está em constante transformação, assim como o comportamento e os hábitos de consumo dos brasileiros. Um ponto-chave para o varejo em 2024 é ir além do seu papel transacional e focar cada vez mais na experiência do consumidor.

Desde o momento em que um cliente entra na loja até o momento em que realiza uma compra, cada interação molda sua percepção da marca. Portanto, proporcionar uma experiência positiva é essencial para garantir a satisfação do cliente e incentivar a compra.

Inclusive, uma pesquisa da PwC, feita com consumidores, mostra que 73% consideram a experiência do cliente um fator importante na decisão de compra

Quer saber como melhorar e experiência na sua loja e como usar os meios de pagamento certos para fechar vendas com mais facilidade? Vem comigo!

Como melhorar a experiência do usuário no varejo?

A experiência do usuário no varejo é construída a partir de vários elementos, incluindo a disposição da loja, a facilidade de navegação, a disponibilidade de produtos, a qualidade do atendimento e até mesmo as formas de pagamento disponíveis.

Sim! Ter a experiência do cliente como centro da sua estratégia traz muitos pontos de otimização. Mas… calma! Listamos, abaixo, 4 dicas principais para você aplicar no seu negócio.

1. Crie um ambiente convidativo

Invista na apresentação visual da sua loja física. Certifique-se de que os produtos estão bem dispostos, a iluminação é boa e a decoração reflete a identidade da sua marca.

Se você tem um varejo online, ter um site ou aplicativo intuitivo e fácil de navegar é essencial. Garanta também que os processos de busca e compra sejam simples e rápidos.

O processo de checkout deve ser simplificado, com opções de pagamento variadas e seguras, para reduzir o abandono de carrinho.

2. Entregue uma experiência omnichannel

Certifique-se de que a experiência de compra seja fluida em todos os canais, sejam eles lojas físicas, online ou através de dispositivos móveis. 

A integração entre os diferentes canais permite que os clientes transitem facilmente de um para o outro, mantendo a consistência no atendimento e nas informações do produto.

3. Ofereça atendimento personalizado

Use os dados do cliente para oferecer uma experiência personalizada. Sugira produtos ou serviços que correspondam às suas preferências anteriores.

Isso pode ser feito através de análise de comportamento de compra, pesquisas de interesse e o histórico de navegação no site.

4. Integre tecnologia de forma estratégica

Use a tecnologia para aprimorar a experiência do usuário, seja por meio de sistemas de pagamento automatizados, controle de estoque que facilite a consulta de produtos ou até mesmo realidade aumentada para proporcionar uma experiência de compra inovadora. 

E é aqui que um sistema de gestão empresarial pode fazer toda a diferença, porque se atenta a toda operação do negócio, desde a gestão de estoque até o checkout.

Como funciona um software de gestão empresarial para varejo?

Um software de gestão empresarial (ou ERP) integra diversos processos de negócios em um sistema único e centralizado. O objetivo é facilitar o fluxo de informações entre todas as funções de negócios dentro da organização.

A implementação de um sistema de gestão empresarial eficiente no varejo permite automatizar processos, reduzindo erros manuais e economizando tempo. Além de proporcionar insights para decisões estratégicas de negócio.

De forma prática, um ERP possui soluções que automatizam as tarefas de gestão, como:

  • emitir notas fiscais de forma simplificada;
  • controlar o fluxo de caixa e otimizar a conciliação bancária;
  • controlar o estoque;
  • administrar a loja física e a loja virtual ao mesmo tempo;
  • cadastrar e gerir clientes — que permite estreitar as relações e simplificar a interação com seus clientes;
  • fechar vendas pelo PDV e ordens de serviço usando diferentes meios de pagamento, e etc.

E por falar nisso…

Meios de pagamento e experiência do consumidor: o que eles têm a ver?

A tecnologia por trás dos pagamentos é essencial para garantir uma boa experiência durante a jornada de compra. Não é apenas uma questão operacional, mas também sobre como os clientes se sentem ao comprar. 

Pesquisas mostram, inclusive, que 85% dos consumidores desistem de concluir pedidos em lojas virtuais, sobretudo, por frete alto e checkout burocrático.

Então, como evitar métodos de pagamento que não funcionam e converter mais clientes no varejo online ou reduzir a inadimplência no varejo físico?

Existem 3 principais meios de pagamento e diferentes aplicações. Vamos explicar cada uma delas para que você encontre a que mais combina com o seu modelo de negócio, ok?

Boleto com Pix — ou Bolix para os mais íntimos

O primeiro é o Bolix, o nosso boleto com código de barras + QR Code Pix. Ele pode ser a solução perfeita para simplificar o processo de pagamento da sua loja, já que combina as 2 formas mais populares e fáceis de pagar em um único documento.

São vários os benefícios de usá-lo, mas vamos listar abaixo os principais:

  1. mais flexibilidade na gestão dos pagamentos, já que as tendências mostram que os clientes querem poder escolher a forma de pagamento preferida. Além disso, eles podem pagar a qualquer hora, até mesmo nos finais de semana pelo Pix;
  1. mais conveniência, tornando o processo de compra mais simples e acessível, direto do celular;
  1. e uma camada adicional de segurança e tranquilidade,por não precisar usar ou informar os dados do cartão de crédito — e também por não consumir o limite do cartão quando faz uma compra parcelada ou recorrente, por exemplo.

Mas como assim?

É que o Bolix podeser usado para vendas à vista, parceladas(carnê) ou recorrentes. Veja como funciona nos exemplo a seguir:

  • uma oficina mecânica pode gerar um boleto único pelo conserto e troca de peças de uma moto;
  • uma loja de móveis e eletrodomésticos pode vender uma geladeira por R$3.250 e emitir um carnê com até 24x parcelas de 1 só vez;
  • e uma clínica veterinária ou pet shop pode configurar boletos recorrentes pela prestação de serviço mensal, em que todo mês o cliente recebe automaticamente o boleto no e-mail.

E aí, ficou mais fácil de entender?

Pix, o queridinho dos brasileiros

Eu nem lembro mais como era fazer pagamentos antes do Pix. E você?

O meio de pagamento instantâneo já faz tão parte nossa rotina, que se tornou o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros.

Empresas de todos os segmentos podem simplesmente informar a chave Pix ou gerar um novo QR Code manualmente toda vez que fechar uma venda. Essa opção acaba sendo viável apenas para quem faz poucas transações diárias. 

Ou podem fazer isso de forma automatizada via API Pix. Dessa forma, assim que você iniciar um processo de venda no seu sistema de gestão, um QR Code Pix é gerado automaticamente na tela e a aprovação do pagamento ocorre em segundos.

💡 A API Pix da Efí, por exemplo, já está integrada à maioria dos sistemas de gestão, ERPs e PDVs. Então, você só vai precisar fazer pequenas configurações para começar a usar.

VEJA TAMBÉM | Pix Automático: desvende o novo meio de pagamento

Cartão de crédito online

O link de pagamento pode ser uma ótima opção para você que vende ou presta serviço e quer receber por cartão de crédito mesmo ser ter maquininha.

Em poucos cliques você gera e envia um link personalizado aos seus clientespor e-mail, WhatsApp ou outras redes sociais; e eles pagam diretamente do celular ou computador. Simples assim!

💡Com o link de pagamento da Efí, você pode aceitar as principais bandeiras de cartão do mercado e ter o saldo disponível na conta a partir de 2 dias úteis.

Como aceitar pagamentos no varejo? Com o GestãoClick + Efí é fácil!

Agora que você já sabe como a experiência do usuário é importante e já identificou as formas de pagamento que mais se adequam ao seu negócio, vem a parte mais difícil fácil: escolher um sistema de gestão para varejo e uma plataforma de pagamentos perfeita para você.

GestãoClick é um software de gestão empresarial completo, especialista em facilitar a gestão de pequenas e médias empresas

Eles atendem com eficiência diversos segmentos, como varejo físico e online em geral, prestadores de serviço, ramo da saúde e estética, alimentação e muito mais.

Além disso, o GestãoClick já está perfeitamente integrado à plataforma de pagamentos da Efí. Isso significa que você pode ter os meios de pagamento mais eficientes e fáceis de pagar à disposição do seu negócio, direto do painel administrativo do seu ERP.

E aí, está preparado para otimizar a experiência de compra do seu cliente com GestãoClick + Efí? Experimente o GestãoClick grátis por 10 dias, configure a aplicação para acessar os meios de pagamentos da Efí e comece a usar! — Tem emissão de cobranças 100% gratuita e tarifas especiais para novos clientes. Aproveite! 🧡

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.