Abrir conta digital grátis Carregando

Veja as principais tendências do empreendedorismo contábil

Publicado em 07 de junho de 2018 (atualizado em 23 de setembro de 2021)
Empreendedorismo Contábil

O empreendedorismo contábil de sucesso não envolve apenas as habilidades de um bom contador. Para gerir um escritório de contabilidade com qualidade é preciso estar sempre bem informado e atento às tendências do mercado.

Atualmente, as inovações tecnológicas frequentemente atualizam as ferramentas de trabalho para diversas áreas. Então, quem não acompanha perde mercado e fica para trás. Portanto, é importante que o profissional do setor se atualize constantemente.

Portanto, no post de hoje falaremos de alguns cuidados que devem ser tomados para ter sucesso na área de contabilidade. Dessa maneira, apontaremos algumas das principais tendências do momento para ajudar empreendedores. Então fique ligado, continue a leitura e use as informações destacadas aqui para aprimorar o seu negócio!

Empreendedorismo contábil: o essencial para ser competitivo

A área de contabilidade, como muitas outras, sofreu ao longo dos últimos anos uma grande mudança de dinâmica de mercado. Antigamente, a maioria dos escritórios de contabilidade eram centralizados na figura do profissional. Geralmente ele dava seu nome à empresa de contabilidade e detinha toda a habilidade técnica e competência para cuidar dos clientes.

Muitas vezes esse profissional empregava a própria família para auxiliar no trabalho. Assim, alguns deles obtinham sucesso e cresciam muito, criando grandes estruturas administrativas e consolidando seu prestígio no mercado. Contudo, como dissemos, nos últimos anos essa realidade foi mudando progressivamente.

Já não é mais suficiente centralizar em uma pessoa a competência técnica. Mesmo que muitos colaboradores tenham a capacidade de cuidar da contabilidade dos clientes, apenas essas habilidades não garantem o sucesso de um escritório. Isso se deve a dois fatores, basicamente.

Primeiramente, a qualidade técnica do trabalho desenvolvido é o mínimo esperado pelo cliente. Portanto, esse fator não pode ser considerado um diferencial no serviço prestado. Afinal, em um mercado competitivo como o de contabilidade, se você não fornece um serviço de qualidade, haverá um concorrente que fornece.

Em segundo lugar, podemos dizer que um escritório que não conta com outros talentos e competências não conseguirá escalabilidade para continuar crescendo e adquirindo mais clientes.

Ou seja, para que o escritório cresça, é preciso contar com outras habilidades. Profissionais de gestão como marketing, recursos humanos, gestão de processos, relacionamento com os clientes, tecnologia, podem agregar ao negócio de contabilidade.

Por isso, é fundamental que o empreendedor contábil busque se informar minimamente sobre essas áreas. Mas, principalmente, que ele sempre procure atualizar-se em busca de melhor capacitação. Além disso, lembre-se de ter em mente as habilidades necessárias para o sucesso do negócio ao formar sua equipe de colaboradores.

Tendências para o setor contábil

Empreendedorismo Contábil - Tendências

No mercado contábil existem algumas tendências de gestão que podemos apontar como as mais relevantes para a área. Analisá-las pode fornecer informações para criar estratégias visando resultados melhores nos negócios. Vejamos três delas.

Clientes exigentes

A difusão da internet permite que hoje empreendedores de todas as áreas se informem sobre a diversidade de opções entre os serviços prestados pelos escritórios de contabilidade — o mesmo vale para praticamente qualquer área.

Isso significa que, grande parte dos clientes, ao procurar os serviços de um escritório de contabilidade, estão buscando por serviços personalizados, que atendam a necessidades específicas — eles não querem apenas organizar arquivos, preparar demonstrações contábeis e entregar declarações de arrecadação.

Cada vez mais são valorizados os serviços de assessoria, que buscam vantagens e economia de recursos para as empresas. Para aproveitar essas tendências, é preciso que o escritório saiba quais são suas potencialidades e suas fraquezas. Assim, será possível explorar seus diferenciais para atingir o público que mais interessa.

Comunicação online

Atualmente, as redes sociais e a internet são os principais meios de comunicação para negócios. Saber explorar bem esse meio, interagindo adequadamente e apresentando seus diferenciais, é ponto-chave para que o negócio seja bem-sucedido.

Logo, é preciso trabalhar com estratégias apropriadas de marketing digital e relacionamento com o cliente. Nesse meio, é importante ter em mente que toda aproximação com o público pode gerar informações valiosas para o planejamento e para a formulação de estratégias.

Algumas medidas simples — como manter presença ativa em redes sociais, um site bem desenvolvido e até mesmo um blog com conteúdo voltado para o seu público — podem ajudar a conquistar muitos clientes e a fidelizar a sua base.

Tendências em tecnologia

Empreendedorismo Contábil - Tecnologia

A tecnologia, em todas as frentes, preenche espaços, aprimora processos e torna o mercado mais competitivo. Desse modo, não adotar algumas das ferramentas que estão disponíveis e que são de fácil acesso significa um atraso em relação à concorrência. A seguir iremos abordar as tendências mais importantes em tecnologia para contabilidade.

Você conhece os softwares de gestão?

A inovação não se restringe ao uso da internet e do marketing digital. Serviços de contabilidade à distância e softwares para diversos usos estão cada vez mais populares entre os escritórios. Os softwares de gestão, por exemplo, são programas desenvolvidos para ajudar na administração das empresas e na solução de problemas.

Você pode encontrar no mercado softwares para as mais diversas finalidades, como gestão de relacionamento com o cliente, gestão de documentos eletrônicos, organização da folha de pagamento, emissão de notas fiscais, produção de relatórios contábeis, controle de estoque e muitas outras.

Os softwares vêm revolucionando a administração de empresas, ajudando a integrar processos, setores, metas e resultados, gerando praticidade, agilidade, e, consequentemente, aumento de eficiência e produtividade.

Por que adotá-los?

O uso dessas ferramentas tem separado as empresas de sucesso das empresas comuns. Investir em tecnologia pode parecer custoso demais, mas os processos burocráticos manuais vêm sendo gradualmente substituídos pelas operações eletrônicas e digitais. Portanto, adotar essas ferramentas é adiantar-se rumo ao futuro.

Ao longo do artigo exploramos um pouco do que é essencial para ser competitivo em empreendedorismo contábil. Como vimos, atualmente apenas a capacitação técnica em contabilidade não é o suficiente para garantir o sucesso de um escritório.

A competitividade exige que outras habilidades e competências sejam desenvolvidas para que o escritório se estabeleça no mercado. Por isso, destacamos a necessidade da atualização constante e do acompanhamento das tendências para a área, especialmente no que diz respeito à tecnologia.

Lembre-se: para empreender com excelência é preciso agir e inovar com mudanças positivas de comportamento e pensamento. Se este artigo ajudou você a entender melhor o empreendedorismo contábil, compartilhe-o nas suas redes sociais. Dessa maneira, ajude os seus amigos e os seus colaboradores a entender mais sobre o assunto!

Como ter uma gestão perfeita em um negócio de contabilidade

Categoria

Empreendedorismo

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK