Finanças e Gestão

Tecnologia e oportunidades para o mercado contábil: uma conversa com Elinton Marçal, diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis

Criado em 19 de jul. de 2023

(Atualizado em 19 de jul. de 2023)

Pelos corredores da Efí, é comum que a gente diga que, além de uma instituição de pagamentos, somos também uma empresa tecnológica. Mas por quê? As soluções aplicadas e desenvolvidas aqui, na Efí, são pura tecnologia e trabalham a favor da simplificação de processos, principalmente, financeiros. 

Hoje, um dos pontos-chave da nossa conversa, que também foi protagonista na entrevista que fizemos com Elinton Marçal, diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis, é a tecnologia. 

Podemos começar dizendo que as soluções tecnológicas empregadas em emissões e baixas de boletos, por exemplo, foram cruciais para que tanto a SCI quanto seus clientes, gestores contábeis, pudessem simplificar a rotina financeira dos seus próprios negócios. 

Você é um gestor ou gestora contábil? Trabalha com tributações, folhas de pagamento, administração de condomínios ou sistemas de gestão para LGPD? Então, continue com a gente, porque esse assunto é, especialmente, para você! 

SCI Sistemas Contábeis com tecnologia na emissão e baixa de boletos

Historicamente, a tecnologia já nasceu com esse papel: resolver problemas, agilizar tarefas e, consequentemente, melhorar a vida de nós, seres humanos. A SCI e a Efí se conectam e se parecem muito nesse propósito. 

Já pensou se ainda preenchêssemos os boletos à mão? Ou se todos precisássemos gastar de 3 a 4 dias para verificar as contas pagas e dar baixa em cada uma delas manualmente? Um salve à tecnologia!

A SCI Sistemas Contábeis está no mercado há mais de 32 anos. Especialista no segmento, a empresa tem o propósito de facilitar a vida do contador com a elaboração de softwares contábeis modernos. 

Baixe o Guia para uma Gestão Contábil Perfeita


Atualmente, já são mais de 16 mil clientes, 40 unidades em mais de 20 estados brasileiros e cerca de 1000 colaboradores que, todos os dias, trabalham para que seus clientes tenham uma rotina mais prática e facilitada. 

Entre as vantagens da SCI, está o sistema financeiro que carrega a nossa marca Efí Bank. Parceiro da Efí desde quando éramos Gerencianet, a SCI oferece a milhares de contabilidades brasileiras um sistema financeiro ágil, capaz de gerar e dar baixa em boletos automaticamente. 

Elinton Marçal explica que, atualmente, os contadores estão em busca de automação! Por isso, uma API tecnológica, e com taxas diferenciadas para quem é cliente SCI, é o ideal para o mercado de hoje. 

Além da emissão e baixa automatizadas de boletos, a solução da Efí, integrada ao software da SCI, inclui juros e multas por atraso automaticamente e, ainda, tem a possibilidade de adicionar descontos, para incentivar pagamentos antes do prazo. 

É importante entendermos que a SCI Sistemas Contábeis não é uma instituição financeira e sequer tem o objetivo de se tornar uma, por isso, é ideal para a empresa estar conectada a um banco digital, como a Efí, que ofereça variados serviços alinhados aos propósitos do setor contábil. 

Bolix: um produto híbrido e inteligente 

Imagem do boleto físico sobre um fundo laranja. Acima do boleto, a representação em 3D do logo do Pix e do QR Code.

“O principal ponto do Bolix é a facilidade, principalmente para quem paga. Hoje em dia, todo mundo quer facilidade no pagamento. Sendo o Bolix um boleto híbrido, considero esse um produto inteligente”. 

Além do tradicional boleto, clientes SCI têm a possibilidade de emitir o Bolix, o boleto com QR Code Pix da Efí. Quando Elinton comenta sobre o Bolix e o fato de ele ser híbrido, destaca, exatamente, o diferencial do produto. 

Contadores da SCI Sistemas Contábeis, que optam pela emissão desse tipo de boleto, oferecem aos seus clientes dois tipos de pagamento: pelo código de barras, que é compensado em até 1 dia útil, ou pelo QR Code Pix, liquidado na hora. 

Manual do Bolix para Empresas – baixe grátis!


Outra grande vantagem do boleto com QR Code Pix é o sonho de todo empreendedor: a possibilidade de fluxo de caixa. Afinal, receber na hora significa ter mais dinheiro em caixa e, consequentemente, poder fazer um melhor provisionamento das suas contas e finanças. Legal, né? Tecnologia! 

Mais funcionalidades para além dos boletos: extrato bancário 

Até aqui, a gente conseguiu entender a importância da tecnologia atrelada à emissão e baixa de boletos, um dos meios de pagamento mais utilizados em sistemas contábeis. Mas existem outras funcionalidades capazes de transformar a rotina dos contadores brasileiros? Sem dúvida. 

Clientes SCI podem fazer a importação automática do extrato bancário – utilizado em conciliações bancárias. Esse é um passo primordial para quem deseja manter a saúde financeira do seu negócio. 

Por meio da conciliação é feita a comparação do controle financeiro interno com tudo aquilo que entrou e saiu da sua conta bancária e foi lançado no extrato no mesmo período. 

Banco Tradicional vs. Banco Digital: tem diferença? 

Ilustração da mensagem "Rock Bank" escrito em pedra, representando o banco tradicional em comparação com mulher segurando o smartphone, representando o banco digital

Se o assunto que nos acompanha, aqui, é a tecnologia, não poderíamos deixar de comentar sobre as diferenças entre os bancos tradicionais e os bancos digitais – como a Efí Bank. 

Para Elinton, um dos grandes diferenciais dos bancos digitais é a tecnologia, capaz de ser revolucionária quando comparada às soluções dos bancos tradicionais brasileiros. O diretor fundador aponta que, mais que tarifas menores, o que o chamou atenção na Efí Bank foi, de fato, a tecnologia empregada em nossos produtos e serviços. 

Foto do Elinton Marçal, dando um rosto aos trechos de citação abaixo

“Quando eu precisei de um serviço e o meu banco tradicional não me ofereceu, eu migrei para a Efí”. 

Elinton destacou o atendimento humanizado e a elaboração de propostas e soluções personalizadas para cada cliente. Para ele, esse cenário, em que as dores dos clientes são pensadas em primeiro lugar, faz toda a diferença na contratação do serviço em um banco digital. 

“A Efí tem uma vontade genuína em querer resolver situações dos clientes do dia a dia e entregar soluções. Isso, para mim, é o mais importante”, pontua Elinton. 

✨ Ofereça os meios de pagamento favoritos do seu cliente, gere experiências incríveis e otimize os processos financeiros da sua empresa com apenas uma solução. Fale com nosso time comercial e conheça os produtos da Efí desenhados para o seu negócio.

Futuras tendências para o setor contábil

A automação de serviços administrativos e burocráticos sempre será uma grande tendência entre os sistemas contábeis. Desse modo, já está no radar da SCI automatizar a geração de folhas de pagamento e realizar o repasse dos salários também pela plataforma da Efí Bank. 

Elinton chama atenção para a importância das contabilidades e outros tipos de negócio em aderirem soluções tecnológicas. 

Para o diretor fundador, uma empresa que investe em tecnologia e automatiza os seus processos é capaz de precificar melhor os seus produtos e aumentar seu potencial competitivo. Afinal, automação significa mais economia em termos de contratação, menos tempo investido em serviços administrativos e burocráticos e mais atenção às nuances estratégicas do negócio. 

📝Leia também: Como otimizar sua gestão financeira com a Efí

Parceria Efí e SCI Sistemas Contábeis

Juntas, a SCI e a Efí são empresas de tecnologia! Em essência, as duas nasceram para simplificar processos. Nos bastidores, utilizamos os avanços tecnológicos, além de criarmos nossa própria técnica, a favor do funcionamento da empresa e da rotina de nossos clientes de sistemas contábeis.

Quer conhecer mais sobre a SCI e entender como ela pode facilitar a rotina da sua contabilidade? Então, acesse o site do nosso parceiro e confira todas as vantagens! 

Já é um cliente Efí Bank? Então, você está em casa! Ainda não é? Descubra mais sobre a sua futura conta digital PJ feita sob medida para a sua empresa. 

Para quem é cliente SCI Sistemas Contábeis e, agora, quer experimentar toda a modernidade de uma Conta Digital, abra a sua gratuitamente na Efí Bank e aproveite as tarifas promocionais em nossos produtos e serviços! 

Um abraço! 🧡

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.