Finanças e Gestão

5 razões para você utilizar tecnologia de gestão na sua empresa

Criado em 27 de mar. de 2018

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Hoje em dia, independentemente do setor de atuação, a competição pela atenção do consumidor está ficando cada vez mais acirrada. Além disso, vemos que, com o avanço tecnológico, mais processos e etapas devem ser executados com precisão e agilidade. Portanto, a administração e crescimento de um negócio estão se tornando cada vez mais complexos.

Com essa complexidade tão aparente nos processos criou-se um novo mercado para ajudar os gestores a levarem suas empresas ao caminho do sucesso. Se você ainda tem dúvidas de como automatizar e, consequentemente, agilizar seus processos internos, este texto pode ser de grande ajuda.

Aqui vamos explicar as cinco principais razões para você adotar uma tecnologia de gestão em seu negócio. Ficou interessado no assunto? Acompanhe o post!

1. Automatizar os processos

A implementação de um software de gestão fará com que aqueles processos repetitivos não precisem ser refeitos a cada nova tarefa.

Geralmente, os softwares de gestão tem sua base em uma plataforma. Ou seja, toda e qualquer informação estará em um único lugar.

Na área financeira, por exemplo, é um dos setores que mais possuem repetição de processos. Imagine ter de preencher imensas planilhas no Excel para gerar um relatório para o setor de marketing? O tempo e esforço aplicados podem prejudicar ou atrasar a evolução do seu negócio.

Já com a implementação do software todos os dados podem ser gerados automaticamente, pois está integrado a tudo o que é pertinente ao seu negócio. Para melhor entendimento, imagine um e-commerce em que é gerada uma série de dados a cada compra. Com o software, todas as equipes têm acesso em tempo real a esses dados.

Como os dados são exibidos em um único lugar, facilita o acesso de todos os funcionários às informações, gerando um ganho de produtividade e diminuindo (ou eliminando) as chances de erros na transmissão dos dados.

2. Agilizar a transmissão de informações

Um ponto que pode definir o sucesso ou fracasso de um negócio é a maneira como são tratadas as informações e dados.

Os processos manuais podem gerar erros, já que vários fatores podem influenciar na condição em que o colaborador trabalha. Automatizar os processos diminui este risco nas informações passadas, já que tudo é totalmente automático.

Constantemente as empresas estão em busca de dados e informações sobre o comportamento do consumidor e de como o mercado está perante isso. Transmitir essas informações de maneira exata facilitará ainda mais o trabalho das equipes para atingirem as metas propostas.

Além de deixar as informações mais precisas, os softwares de gestão oferecem mais segurança para os dados gerados internamente, já que uma das maiores preocupações das empresas é garantir que as informações estejam seguras.

3. Alinhar os objetivos

A utilização de um software de gestão auxilia no alinhamento de objetivos da empresa como um todo. Mesmo que cada setor tenha suas próprias metas, elas precisam ser alinhadas para que atinjam o objetivo definido pelos gestores.

Como os processos podem ser atualizados e acessados em tempo real, fica mais fácil compartilhar informações importantes para todas as equipes. Assim, com isso, a definição de estratégias fica mais simples e objetiva.

Para melhor explicar, usaremos o exemplo de dois setores fundamentais nas empresas: marketing e vendas. Esses setores são os grandes responsáveis pelo faturamento dos negócios e, por isso, precisam compartilhar informações entre si. Com um software de gestão, ambos os setores acessam e atualizam, se necessário, as informações em tempo real.

Mas, essa troca de informação não se limita somente a esses setores. A empresa como um todo pode usufruir dos recursos que a tecnologia oferece.

A integração entre as equipes faz com que os colaboradores conheçam ainda mais o negócio em que fazem parte e o mercado em que atuam. Com isso, as chances de inovar na criação de um produto, por exemplo, podem ser ainda maiores.

4. Reduzir os custos

Você deve ter percebido que compartilhar informações e facilitar o acesso a elas podem trazer grandes vantagens para o seu negócio, e a redução de custos é uma delas.

Como o processo pode ser acessado de qualquer lugar, elimina-se o uso de papel. Isso ocorre pelo fato de que as informações e dados estão em uma plataforma online. Além disso, diminui também o tempo de duração das reuniões, já que todos os envolvidos estão com as informações em mãos, basta refiná-las e transformá-las em estratégias.

O ganho de produtividade é visível e mensurável só pelo simples fato de todos os processos — ou os processos mais vitais — estarem totalmente automatizados. Um bom exemplo é o preenchimento de planilhas financeiras que, com a implementação de uma tecnologia de gestão, o processo não precisa ser mais manual. Portanto, os funcionários poderão focar em atividades cruciais para o negócio.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

5. Aumentar o conhecimento sobre o negócio

Tecnologia de Gestão Conhecimento

Viu como adotar uma tecnologia de gestão afeta sua empresa de maneira positiva em vários setores vitais?

Além das vantagens citadas anteriormente, os gestores podem dedicar ainda mais tempo para outros pontos que mereçam atenção e que podem ser decisivos para o sucesso. Estreitar as relações entre todas as equipes dará um ganho de conhecimento sobre todos processos pertinentes ao funcionamento da empresa.

E as vantagens não são percebidas só internamente, mas pode também refletir no atendimento prestado aos consumidores. As plataformas de gestão podem armazenar dados valiosos sobre os clientes e, com isso, podem gerar relatórios completos. Eles permitem que a empresa personalize ainda mais as ofertas para esses clientes.

O ganho de produtividade aliado à redução de custos faz com que a empresa invista em novos processos e, consequentemente, possa inovar na criação de um produto/serviço ou até mesmo na atração de novos clientes.

Os softwares de gestão são grandes aliados para os gestores, pois ampliam o olhar sobre o negócio como um todo. Dessa maneira, com alguns cliques podem ser gerados relatórios completos sobre os mais variados tipos de informação.

Adotar uma tecnologia de gestão faz com que sua empresa usufrua de grandes vantagens já citadas ao longo do texto. Como visto, automatizar os processos poderá refletir em como os consumidores enxergarão sua empresa. Ainda mais que a evolução do negócio será de dentro para fora.

Gostou do nosso artigo? Que tal complementar ainda mais o seu conhecimento? Não deixe de conferir como um software de gestão ajudará na contabilidade da sua empresa. Para saber mais, acesse as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.