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Persona: o que é uma buyer persona e por que você precisa criar uma para seu negócio

Publicado em 25 de junho de 2019 (atualizado em 23 de agosto de 2019)
Persona: o que é buyer persona e por que você precisa criar uma para seu negócio

A transformação digital vai, aos poucos, modificando as regras do mercado. Hoje, a concorrência está cada vez mais alta em busca da atenção e dos recursos dos consumidores. Por isso, planejar e executar estratégias de Marketing Digital mais efetivas pode ser um diferencial para o seu negócio se destacar. Como o conhecimento que você tem em relação ao seu consumidor é fundamental para que as suas estratégias tenham sucesso, o primeiro passo é definir uma persona para a sua empresa. Ou seja, um perfil semifictício que representará o seu cliente ideal. Ele será utilizado para basear todo o seu planejamento estratégico.

Assim, é possível oferecer produtos ou serviços que ele procura no momento certo, aumentando as suas chances de conversão. Então, que tal entender mais sobre esse conceito do marketing? Além de detalharmos o significado de persona, mostraremos quais os benefícios para o seu negócio e um passo a passo para você montar a sua. Confira!

Qual é o significado de persona?

Atualmente, conhecer a fundo o perfil e o comportamento de quem tem interesse nos seus produtos ou serviços é um diferencial para que as suas estratégias funcionem corretamente e, consequentemente, seus objetivos sejam alcançados. Afinal, as relações entre consumidor e empresas foram modificadas.

O usuário exige, cada vez mais, um atendimento personalizado, que considere os seus desejos e demandas. Como resposta, as empresas passaram a investir mais tempo e recursos na criação do conceito de persona: um perfil semifictício que representa o cliente ideal para a sua marca.

Apesar de não ser um cliente real, a descrição da persona é muito completa. Portanto, o estudo não aborda apenas dados demográficos como localização, idade ou sexo. A persona vai possui nome, profissão, cargo, interesses, preferências, hobbies, desejos e dificuldades. É, portanto, um detalhamento completo de quem é o seu cliente ideal.

A ideia é personificar ao máximo, para que você possa entender melhor o que aquele usuário está procurando e, dessa forma, aplicar as ações mais precisas para conseguir converter mais. Afinal, de que adianta produzir um artigo sobre uma ferramenta de CMS (Content Management System), por exemplo, se ela não vai ter aplicação prática para aquele usuário?

Além disso, você também pode usar as informações da sua persona para mudar a identidade da sua marca. Ou mesmo descobrir se é melhor entrar em contato utilizando o email marketing ou então investir em uma forma de ganhar seguidores no Instagram e fortalecer a presença digital. Assim, a sua persona vai fornecer um direcionamento.

Em alguns casos, dependendo do tamanho da empresa, da área de atuação e dos produtos ou serviços oferecidos, é possível ter mais de uma persona. Se você trabalha com gestão de risco e segurança do trabalho, por exemplo, uma persona pode representar gerentes e tomadores de decisão de uma multinacional, enquanto outra pode ser um perfil referente aos funcionários.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

O Marketing Digital tem inúmeras siglas, termos e diferentes conceitos que, muitas vezes, acabam confundindo até mesmo quem trabalha na área. Um exemplo disso é a utilização de persona e público-alvo como sinônimos. Apesar de ambos servirem de direcionamento para as suas estratégias, são conceitos bem diferentes.

Ao criar uma persona, você está definindo uma representação de um cliente ideal. Portanto, ela possui detalhes bem específicos e peculiaridades que tornam esse perfil ainda mais único e exclusivo. Dessa maneira, você pode oferecer um conteúdo ainda mais direcionado e personalizado para o cliente.

Já o público-alvo é uma análise mais ampla e generalizada dos consumidores para quem você quer vender seus produtos. É um conceito que representa um segmento da sociedade que compartilha algumas características em comum. Assim, enquanto a persona apresenta um estudo minucioso do comportamento do cliente ideal, o público-alvo é mais generalista.

Em vez de nome e particularidades, o público-alvo apresenta um gênero, dentro de determinada faixa etária, com uma renda mensal média. Talvez também cite uma formação e alguma meta mais abrangente, sem se aprofundar em tantos detalhes. Ou seja, trata-se de uma descrição mais generalista e menos completa ou precisa sobre o usuário que você quer converter.

Quais as vantagens de criar uma persona para a sua empresa?

Quais as vantagens de criar uma persona para a sua empresa?

Os benefícios de criar uma persona para o seu negócio são muitos. Alguns dados deixam isso bem claro: 71% das empresas que ultrapassaram suas metas de vendas e de geração de leads têm uma persona definida.

Ao produzir Marketing de Conteúdo baseado em uma persona, por exemplo, o engajamento com a marca pode aumentar em seis vezes em relação a uma campanha baseada no achismo.

Por isso, listamos quais são os principais benefícios de investir na produção desse conceito dentro da sua organização. Confira!

Gera mais leads qualificados

O mesmo estudo indica que o impacto sobre um lead qualificado sem usar uma persona é menor do que uma ação em um lead desqualificado que se baseou nas características e peculiaridades da persona para criar aquela campanha. Com a definição de uma persona, você consegue aumentar a geração de leads.

Torna suas estratégias mais precisas

Ao realizar o seu plano de marketing, o objetivo é sempre gastar menos e converter mais, certo? A conversão por email, por exemplo, cresce em 10% com o uso de uma persona nas suas estratégias. Ao conhecer detalhadamente a sua persona, você vai conseguir inovar nas estratégias do seu time e registrar melhores resultados.

Aproxima o cliente da sua marca

Com uma persona definida para o negócio, o relacionamento com seus clientes e consumidores em potencial fica mais próximo e sólido. A sua comunicação nas redes sociais, por exemplo, vai ser voltada para o tom e o tipo de linguagem que a sua persona demanda.

Converte mais vendas para o seu negócio

O objetivo de qualquer negócio, seja ele um e-commerce ou não, é conseguir melhores resultados ao final de cada mês. Portanto, com mais leads conhecendo a sua marca, estratégias mais precisas colocadas em prática e um relacionamento mais próximo com o seu usuário, a tendência é que a sua empresa consiga converter ainda mais.

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Quais etapas seguir para construir a persona certa?

Quais etapas seguir para construir a persona certa?

Para criar uma persona que, de fato, represente o seu cliente ideal e suas estratégias possam ser eficientes, é preciso ficar atento a uma série de fatores. Por isso, separamos quais os principais pontos que você deve considerar no processo de construção da sua persona.

Faça perguntas detalhadas

Como a persona representa um perfil semifictício do seu cliente, é preciso conhecer cada detalhe e comportamento desse usuário. Por isso, as perguntas são tão importantes na construção da persona. Dessa forma, não se limite a estado civil, sexo, faixa etária ou renda média, e siga uma lista nesse sentido:

  • Qual o seu cargo e função no trabalho?
  • Quais as dificuldades e objetivos no trabalho?
  • Qual o tamanho e o segmento da empresa em que trabalha?
  • Quais são os canais de comunicação utilizados?
  • Quais os principais meios de informação?
  • Com que frequência faz compras?
  • Qual é a preferência: lojas físicas ou virtuais?
  • Quais os seus hobbies?

Analise as informações dos usuários

A partir de inúmeras informações e dados sobre os usuários no mundo digital, o conceito de Big Data permite que você conheça a fundo quem são os seus clientes. Portanto, utilize todos esses dados que estão em servidores de outras empresas para montar o perfil exato do seu cliente ideal.

Personifique ao máximo o seu estudo

O primeiro passo para estruturar a sua persona é dar um nome para ela. Afinal, é melhor falar com o Diego do que um advogado, entre 26 e 30 anos, com renda média de R$ 5 mil.

Por isso, crie uma história sobre esse cliente, com informações particulares e bem detalhadas sobre suas preferências, costumes e comportamento. Reúna todas as informações coletadas durante a pesquisa e monte o perfil final da sua persona. Dessa maneira, você coloca em prática tudo o que foi estudado e analisado.

É possível criar uma persona mesmo sem ter clientes?

Uma dúvida muito recorrente para quem está começando um negócio ou quer lançar uma nova linha de produtos ou serviços é: como construir minha persona antes mesmo de ter meu primeiro cliente? Apesar ser uma tarefa desafiadora, é possível!

A criação da persona sem ter nenhum cliente pode começar por meio de uma pesquisa de mercado. Ela visa coletar o máximo de informações sobre quem faz parte dessa área de atuação. Analisar o Google Analytics das suas páginas também é outra maneira de conseguir essas informações para a construção da persona.

Fazer uma análise competitiva também é uma forma de conhecer mais sobre o mercado que você planeja atingir. Ao conhecer melhor as estratégias utilizados pelos seus concorrentes, você consegue informações para tornar a sua persona mais completa.

Portanto, fica claro como conhecer o seu consumidor nos mínimos detalhes é um diferencial para se destacar em um mercado tão competitivo. E criar uma persona para o seu negócio é o primeiro passo para tornar as suas estratégias mais personalizadas. E, consequentemente, alcançar melhores resultados.

Entendeu como a persona pode ser importante para o sucesso do seu negócio? Então que tal colocar esse conceito em prática e ainda receber uma ajuda nesse processo? Para isso, é só conferir o fantástico Gerador de Personas e tornar as suas ações e estratégias ainda mais efetivas.

Conteúdo produzido por Rock Content.

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