Marketing e Vendas

Black Friday 2023: quais meios de pagamento dominarão as vendas no e-commerce?

Criado em 4 de out. de 2023

(Atualizado em 2 de nov. de 2023)

Há mais de uma década, os brasileiros marcam em seu calendário dos últimos dias do ano não só as comemorações natalinas e de ano novo, mas também a Black Friday — um verdadeiro festival de descontos no varejo!

Para te ajudar a alavancar as vendas nessa megaliquidação, separamos os meios de pagamento que prometem ser os preferidos dos compradores em 2023 e mostramos como você pode oferecê-los em seu e-commerce. 

Separe o papel, a caneta ou o bloco de notas do celular para anotar essas dicas valiosas!

Conteúdo relacionado: Checklist: 5 passos para vender mais na Black Friday 2023

Formas de pagamento para vender mais na Black Friday

A temporada de descontos que aquece o mercado na última sexta-feira de novembro já tem data marcada para acontecer em 2023: 24 de novembro.

Observar com cuidado os métodos de pagamento em seu e-commerce é essencial para obter boas vendas, seja na Black Friday ou em outros momentos. 

Imagine comigo: você encontrou uma promoção imperdível e na hora de concluir o pagamento, percebeu que a loja não aceita o método de sua preferência. Uma quebra de expectativa enorme, concorda? 

A diversidade de opções de pagamento que sua loja oferece tem um impacto direto no número de clientes que concluem suas compras.

Para a Black Friday deste ano, o cartão de crédito (60%) ocupa a primeira posição entre os meios de pagamento mais citados pelos brasileiros para fazer compras, seguido pelo Pix (38%) em segundo lugar e o cartão de débito (22%) em terceiro. Confira o ranking completo!

  • 60% dos compradores pretendem usar o cartão de crédito;
  • 38% dos compradores pretendem usar o Pix;
  • 22% dos compradores pretendem usar cartão de débito;
  • 15% dos compradores pretendem usar dinheiro em espécie;
  • 11% dos compradores pretendem usar carteira digital;
  • 9% dos compradores pretendem usar o boleto bancário;
  • 8% dos compradores pretendem usar o cartão da própria loja.

Fonte: https://gente.globo.com/infografico-panorama-do-consumo-na-black-friday-2023/

Mas vamos ao que interessa: como conectar esses meios de pagamento ao seu e-commerce? 

Efí Pay é a resposta!

Desenhada para quem busca escalar as vendas, a Efí Pay é um ecossistema que reúne os meios de pagamento mais avançados do mercado.

Ao criar uma conta Efí Pro ou Efí Empresas, você libera as opções de cobranças dentro do próprio aplicativo ou plataforma web. Você também pode integrá-las diretamente em seu e-commerce para automatizar completamente o processo de emissão. Veja com mais detalhes!

Cartão de crédito & boletos

De acordo com a pesquisa da Globo, 57% dos usuários de cartão de crédito e 28% dos usuários de boletos escolhem essas modalidades de pagamento devido à possibilidade de parcelamento.

Na Efí, você pode integrar a API Cobranças, que é uma tecnologia capaz de automatizar e escalar os recebimentos por cartão e boleto. Ou seja, uma solução 2 em 1 para o seu e-commerce! 😍

Além de facilitar o processo de pagamento no dia a dia, ela é ideal para o alto fluxo de movimentação típico da Black Friday. A API suporta, com segurança, milhões de transações.

Veja todos os meios de pagamento disponíveis na API Cobranças!

  • Boletos: emita quantos boletos precisar e pague apenas pelos confirmados. Você pode configurar descontos para pagamentos adiantados e juros e multas para pagamentos em atraso.
  • Bolix®: gere boletos e carnês com código de barras + QR Code Pix e deixe que seu cliente escolha como quer pagar. Pelo Pix, você recebe na hora.
  • Carnês: emita vários boletos de uma só vez e venda parcelado em até 24x para seu cliente.
  • Assinaturas: crie planos de assinaturas mensais, trimestrais, semestrais e até anuais para receber pagamentos de forma recorrente via boleto bancário ou cartão de crédito.
  • Links de pagamento: gere links de pagamento para vender à distância na internet e receber à vista no boleto ou em até 12 vezes no cartão de crédito, sem precisar de site ou maquininha.
  • Checkout transparente: personalize a tela da cobrança da sua loja e dê ao seu cliente uma experiência de pagamento mais agradável, sem redirecionamentos para outro site.
  • Split de pagamento: faça o repasse automático de pagamentos por boleto, cartão e Pix entre dois ou mais recebedores.

Para integrar a API Cobranças ao seu e-commerce, basta criar uma conta Efí grátis na modalidade Pro ou Empresas

Após obter o acesso à conta, você poderá adquirir as credenciais necessárias para prosseguir com a integração.

Os desenvolvedores da sua empresa podem contar com nosso suporte técnico em todas as etapas de integração por meio da comunidade no Discord. São mais de 6 mil usuários engajados que trocam, por lá, experiências diariamente. 

E tem mais: testar as APIs da Efí não implica em nenhum custo. A emissão de cobranças também é totalmente gratuita. Só há incidência de tarifas na confirmação do pagamento.

💡 Além da integração via API, nós disponibilizamos também módulos e plugins para plataformas de e-commerce, que podem ser instalados em poucos passos.

Disponível para WordPress (WooCommerce), Magento (OpenMage e Magento 2), OpenCart, PrestaShop, WHMCS e outros.

Pix

Por se tratar de um meio de pagamento instantâneo, o Pix ajuda a evitar o bloqueio de produtos no estoque, um problema comum nos pagamentos via boleto. 

Além disso, aceitar pagamentos por Pix pode ser a escolha perfeita para agilizar o processo de entrega e, claro, garantir que você receba o pagamento imediatamente. 

Mas sabia que ao invés de gastar tempo emitindo cobranças, uma a uma, você pode usar uma API Pix que faz tudo de forma automática para você na Black Friday?

A API Pix Efí é a queridinha dos devs — possui arquitetura limpa, documentação aberta e SDKs nas principais linguagens de programação.

Com ela, é possível:

  • emitir cobranças imediatas (Pix Cob) — ideal para vendas feitas em pontos físicos, comércios eletrônicos e apps de delivery;
  • emitir cobranças com data de vencimento e configuração de juros, multas e descontos (Pix CobV) — ideal para modelos de negócio que suportam pagamentos em datas futuras;
  • enviar Pix diretamente via API para transferir dinheiro para outro branco, realizar pagamentos via Pix sem QR Code e pagar fornecedores;
  • configurar e compartilhar com seus clientes uma página de visualização da cobrança (Pix Cob ou Pix CobV), com opção de pagamento por QR Code, Pix Copia e Cola e saldo bancário via Open Finance;
  • dividir e repassar automaticamente os valores de uma venda via Pix aos respectivos recebedores;
  • receber extratos de conciliação de forma automática, todos os dias.

Confira a documentação completa


💡Lembrando que caso você não se sinta familiarizado com o desenvolvimento de integrações, é possível adicionar um plugin da Efí ao seu e-commerce para habilitar a opção de receber pagamentos via Pix.

Pix via Open Finance

Se seu objetivo é reduzir o abandono de carrinho na Black Friday 2023, recomendamos fortemente o Pix via Open Finance.

Com essa solução, seu cliente faz o pagamento via Pix com um clique! Ou seja, uma experiência (muito mais) fluida, intuitiva e moderna.

Funciona assim: a gente conecta seu e-commerce aos bancos e, no momento do checkout, o seu cliente só precisar dar um “confirma” para transferir o pagamento direto de sua conta bancária.

Ou seja, ele começa e termina o pagamento sem sair da sua plataforma!

Conheça o Pix via Open Finance


Percebeu? Na Efí Bank, você tem todas as opções de pagamento que necessita em um único lugar. 

Abra sua conta gratuita e deixe seu negócio preparado para vender muito na Black Friday 2023!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.