Marketing e Vendas

Quando começar a campanha Black Friday 2022 no e-commerce? + Dicas para planejar sua estratégia

Criado em 20 de out. de 2022

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

A contagem regressiva para a Black Friday 2022 — que acontece no dia 25 de novembro — já começou! 

Considerando que 64% das pessoas consumidoras prefere comprar pela internet, o comércio eletrônico deve se programar bem para atender às expectativas do público e vender ainda mais no evento deste ano. 

Se você tem um e-commerce e quer saber quando começar a sua campanha Black Friday 2022, ainda dá tempo de organizar suas estratégias. Vem com a gente!

O que esperar da Black Friday 2022?

A edição deste ano promete ser um sucesso de vendas e não é só pela proximidade das férias, verão, Natal e 13º salário. Vamos ver o que mais nos espera!

Copa do Mundo

A Black Friday 2022 vai cair um dia após a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, em 24 de novembro. No setor de eletrônicos, móveis e esportes, a junção das duas datas é uma ótima oportunidade para fazer promoções de TVs, sofás e artigos esportivos — inclusive durante o mês todo.

Ainda que o seu negócio não pertença a esse setor, a expectativa é que toda a atenção do público esteja voltada para as redes sociais nos intervalos dos jogos. Então, é só engajar suas campanhas. 

13º salário e maior intenção de compra

A Black Friday 2022 também está perto do pagamento da primeira parcela do 13º salário. E muita gente está disposta a usar a grana extra para aproveitar as ofertas deste ano. 

É o que mostra uma pesquisa do Google: 71% das pessoas consumidoras pretendem ir às compras este ano, um crescimento de 16% em relação a 2021. Diante dessa informação, é importante que os negócios digitais ofereçam uma boa experiência de compra.

?? Por falar nisso, já definiu quais os meios de pagamento o seu e-commerce vai oferecer aos clientes para a Black Friday 2022? Neste artigo, a gente mostra algumas das melhores opções: Pagamento online: passo a passo para começar a receber em seu negócio

Consolidação do Pix

O Pix já não é mais novidade, mas um meio de pagamento já consolidado para muita gente — tanto para quem empreende como para quem compra.

Além de oferecer essa opção no checkout do seu e-commerce, é importante deixar tudo preparado para receber a alta demanda de pagamentos por Pix na Black Friday 2022

Pensando nisso, achamos que você pode se interessar por este artigo sobre como automatizar esse tipo de cobrança por meio de uma API Pix, sem dores de cabeça. Vale a leitura!

Pagamentos via Open Finance

O Open Finance é uma novidade do Banco Central para promover uma jornada de pagamento mais ágil aos clientes. Neste caso, é importante que a loja integre-se a uma API Pix via Open Finance, essencial para que a iniciação de pagamentos aconteça diretamente no app ou versão mobile do site do seu do e-commerce. 

Black friday 2022 no e-commerce: quando começar

Imagem de empreendedora de e-commerce se preparando para Black Friday antecipada.

Alguns negócios esperam muito tempo para fazer suas campanhas na data mais importante de vendas para o e-commerce, deixando as ofertas somente para o dia do evento.

Mas, com uma campanha Black Friday antecipada, você pode reforçar sua marca na mente da clientela enquanto ela está monitorando os preços — o que pode acontecer ainda no mês de outubro

Algumas dicas para a sua pré-Black Friday ser um sucesso:

  • nos meses de outubro e novembro, realize campanhas com o tema da Black Friday nas redes sociais do seu negócio;
  • ofereça ofertas exclusivas de “esquenta” para a Black Friday para quem se inscrever em sua newsletter;
  • por fim, revise, quanto antes, as configurações do seu site ou app para garantir uma boa experiência de navegação e de compra.

Então, está começando a se preocupar? Calma. Mapeamos táticas imperdíveis para incluir em sua estratégia para a sua campanha Black Friday 2022!

5 dicas para planejar sua estratégia na Black Friday 2022

Black Friday no e-commerce: mulher segura celular, mostrando uma loja de roupas.

1. Ofereça diversos meios de pagamento

Você sabia que 80% das pessoas que compram na internet deixaram de concluir um pedido porque não foi possível pagar da maneira que queriam? 

Pois é! Quanto mais opções de pagamento a sua loja oferecer na Black Friday, maiores as chances de alcançar diversos públicos — especialmente aqueles que usam o Pix, o meio preferido de quem consome pela internet. É importante também que os clientes possam optar por outros meios, como o cartão de crédito e o tradicional boleto. 

Por falar no Pix, preparamos um manual completo para te ajudar a adotá-lo como forma de pagamento no seu negócio. É só clicar no botão abaixo para acessar o material gratuito. 

Manual Pix para Negócios

2. Melhore a experiência de navegação no seu site

Garanta que seu site ou app estejam prontos para receber um alto volume de visitas na Black Friday 2022

Outra dica: não se esqueça dos acessos por dispositivos móveis. Só em 2021, mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile. Então, seu site deve estar funcionando bem para smartphones e tablets, além de ter um layout amigável para esses dispositivos.

3. Otimize a jornada de compra

E já que a tendência é de mais vendas pelo mobile, é importante proporcionar um checkout transparente, ou seja, eliminar barreiras na jornada de pagamento. Dessa forma, as pessoas finalizam a compra no ambiente do e-commerce em poucos passos.  

Nesse sentido, outra boa estratégia é oferecer pagamentos Pix via Open Finance. Um upgrade e tanto para o seu e-commerce, hein? 

4. Prepare bem o suporte ao cliente

Dar uma atenção maior ao atendimento ao cliente é especialmente útil durante a Black Friday 2022. Isso porque, com a alta demanda, mais dúvidas e problemas enfrentados pelos clientes poderão surgir.

Além disso, lembre-se que você receberá a visita de consumidores que estão acessando sua loja pela primeira vez. Sendo assim, eles poderão ter perguntas sobre o que estão procurando no site.

5. Crie campanhas de e-mails com ofertas imperdíveis

É essencial preparar o seu público para a Black Friday 2022 com informações sobre como vão funcionar as ofertas na sua loja. 

Uma ideia é seduzir a clientela por meio de e-mails exclusivos. Você pode oferecer frete grátis ou brindes em compras de valores mais altos. Vale lembrar que é importante ter um cronograma organizado para o disparo dos conteúdos.

Dica bônus: cuidados na gestão de recebimentos

Empreendedora, sentada à mesa e em frente ao computador, se organizando para a Black Friday 2022.

Todas essas dicas vão te ajudar a impulsionar o tráfego e as vendas no seu e-commerce. No entanto, isso nos leva a uma questão importante: a sua gestão de recebimentos pode lidar com a alta demanda? 

Bem, é interessante focar em alguns pontos. Veja nossas dicas!

  • Automatize os recebimentos por Pix

Ao invés de gastar tempo emitindo cobranças, uma a uma, use uma API Pix que faça tudo de forma automática para você na Black Friday.

  • Reduza as barreiras para finalização das compras

Integre o seu negócio à API de uma Iniciadora de Pagamento e ofereça pagamentos via Open Finance. Assim, seus clientes podem concluir um pedido em poucos cliques no aplicativo ou na versão mobile do site do seu e-commerce. Tudo com segurança e agilidade, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco. Demais, não é?  

Além disso, é importante lembrar dos clientes que podem preferir pagar pelos meios tradicionais. Alguns exemplos são o cartão de crédito, para o parcelamento da compra, e o boleto, útil para quem não tem uma conta bancária, como é o caso de de mais de 30 milhões de brasileiros.

?? Você pode se interessar por: O que é Open Finance, como funcionará no Brasil + 9 dúvidas respondidas

  • Por fim, tenha uma Conta Digital focada no seu negócio

Movimente as finanças da sua empresa e visualize o extrato como quiser, de forma organizada e segura para além da Black Friday. A Conta Digital Efí, por exemplo, oferece todos os recursos necessários para gerenciar suas finanças.

Gostou das nossas dicas e ideias para a sua campanha Black Friday 2022? Esperamos que essa data seja um sucesso no seu e-commerce. ?

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