Finanças e Gestão

Perdido com a gestão do seu estoque? Siga essas 7 dicas e acabe com o problema!

Criado em 30 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Estoque é dinheiro, e, por isso, deve ser tratado como um saldo na conta bancária: com muito cuidado e atenção. Cada item que você deixa de contabilizar no seu estoque é dinheiro perdido, assim como cada item vendido é lucro no caixa da empresa. Se você anda meio perdido com essas contas, pare tudo e leia o nosso post de hoje, pois ele vai ensiná-lo alguns truques para controlar o seu estoque e manter suas contas em dia. Então vamos lá?

Organize seu estoque

Organização é peça-chave para que o controle do seu estoque funcione. Separe suas reservas em categorias e subcategorias, deixando os itens com maior rotatividade na frente dos demais. Essa estratégia auxilia na agilidade do atendimento do estoque às outras áreas da empresa, como também permite que o responsável fique de olho para identificar quando determinados itens estiverem acabando.

Faça um inventário das suas reservas

Pode ser que você precise solicitar a ajuda de seus funcionários em um sábado — pagando hora extra, é claro —, mas, acredite, é essencial que você faça logo esse inventário. Inventariar um estoque é fazer um levantamento de tudo o que há nele, confrontando com o seu controle interno, para detectar possíveis furos e falhas no controle, reorganizando tudo e recomeçando com atenção redobrada.

Padronize códigos e descrições

Para evitar duplicidade no seu controle de estoque, escreva um pequeno manual de padronização para códigos e descrições de produtos. Ao realizar o inventário, verifique se essas informações estão corretas, corrigindo qualquer coisa que esteja fora do lugar. Essa medida garantirá que você não fique com excesso de produtos de reserva e também que não venda o que não possui — falha muito comum em estoques desorganizados.

Invista em controle da qualidade

Os processos de controle da qualidade são perfeitos para quem deseja manter um estoque bem organizado e enxuto. Caso você não tenha conhecimento suficiente, invista na contratação de um profissional para mapear os fluxos, desenhar os processos e as instruções de trabalho e treinar sua equipe para a gestão da qualidade. Além de um estoque bem organizado, você terá uma equipe mais eficaz e uma produção mais eficiente, alavancando, assim, seus resultados.

Use um bom software de gestão de estoques

A não ser que a sua empresa seja bem pequena e consiga manter seus estoques bem controlados por meio de uma planilha simples, invista em um software de gestão de estoques que atenda às suas necessidades. Com um sistema de gerenciamento de estoques você garante maior agilidade na consulta de produtos disponíveis, aumenta o desempenho da sua equipe e tem um controle muito mais efetivo das suas reservas, evitando o retrabalho e os inventários frequentes. Alguns desses sistemas até enviam um aviso ao fornecedor quando é preciso repor determinada matéria-prima, desobrigando você e sua equipe dessa tarefa.

Mantenha seu estoque de acordo com a demanda

Estoque tem tudo a ver com vendas, portanto, verifique periodicamente os relatórios de vendas e compare-os com os relatórios do estoque. Quais produtos são mais vendidos? Quais itens precisam ser repostos com mais frequência no estoque? Tendo essas informações em mãos, você consegue direcionar seus esforços para manter seu estoque com mais itens que tenham uma maior rotatividade e menos itens com menor rotatividade, balanceando suas contas e proporcionando uma gestão mais eficaz.

Recicle seu estoque periodicamente

Muitos itens que ficam por muito tempo no estoque perdem suas garantias, não podendo ser mais utilizados na produção. Faça uma varredura no seu estoque pelo menos a cada seis meses e retire os produtos que não servem mais. Doe-os para alguma instituição de caridade, venda-os a preços baixos para os funcionários ou dê algum outro destino ambientalmente responsável para eles. Além do espaço liberado para novos itens, você deixará de se preocupar com o supérfluo para se concentrar no que realmente traz resultados para a sua empresa.

Gerir um estoque requer uma equipe metódica, que goste de fazer controles e manter tudo registrado nos mínimos detalhes. Não se identifica com essas características? Então contrate alguém com esse perfil e deixe de se preocupar com o seu estoque!

E então, como é a atual gestão do seu estoque? Qual das nossas dicas pareceu mais útil para as necessidades do seu negócio? Comente aqui e compartilhe sua experiência conosco!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.