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5 passos para planejar o ano do seu negócio

Publicado em 29 de dezembro de 2014 (atualizado em 02 de setembro de 2020)
Planejamento do ano do seu negócio

Agora que você já sabe o que tem que providenciar para realizar o balanço anual da sua empresa, confira os 5 passos para planejar o ano do seu negócio!!!

1. Avalie quem são e como estão seus concorrentes

Você pode ter, hoje, o melhor produto ou serviço do mercado. Contudo, na agilidade exigida para fazer um negócio vingar e crescer, é sempre necessário inovar. É preciso estar à frente da concorrência, que surge a cada dia com novas propostas. Por isso, para construir o planejamento anual do seu negócio, avalie quem são seus atuais concorrentes, como eles têm atuado e quais oportunidades deixam de trabalhar, assim como de que modo eles ameaçam seu negócio. Com base nessas informações você conseguirá ser muito mais certeiro em suas definições, levando em consideração todos os diferenciais e investimentos necessários para manter sua empresa sempre à frente.

2. Verifique a hora de realizar ajustes nos preços

A inflação aumenta, o dólar sobe, as ações desvalorizam. Isso tudo pode não afetá-lo de forma direta, mas certamente impacta indiretamente em seu negócio. Pode ser pelo aumento do preço por parte dos fornecedores ou pelo recuo do mercado na compra de produtos e serviços de seu segmento. Por isso, é preciso estar com todos os custos devidamente atualizados, na ponta do lápis. Só assim você pode verificar se é hora de realizar ajustes nos preços praticados e, assim, evitar prejuízos para seu negócio.

3. Estime os resultados que pretende gerar

Você tem em mãos os resultados conquistados no ano corrente e até mesmo o histórico dos demais, certo? Então não desconsidere essas informações. Pelo contrário: utilize-as sabiamente, após uma avaliação dos resultados e do crescimento período a período. Elas serão como parâmetro para traçar os rendimentos possíveis, considerando a curva de crescimento identificada. Além disso, considere ir além, tornando seu plano de metas mais ambicioso e, assim, estimulando a impulsão da empresa. Essa avaliação contribui não apenas para os resultados do negócio, mas também para a projeção do fluxo de caixa e do faturamento, por exemplo.

4. Identifique possíveis melhorias e redução de investimentos

Você precisa avaliar seu ano prestando atenção nas áreas e nos processos que necessitam de melhorias e investimentos. Assim, também é possível analisar os que podem ser cortados devido ao baixo retorno. Para isso, procure automatizar procedimentos manuais, a fim de ganhar tanto em eficiência como em produtividade. Como exemplo pode-se citar um sistema de automação de cobranças, envio de boletos e identificação de inadimplências, que, além de aumentar o controle, reduz gastos com mão de obra, auxiliando no desenvolvimento do negócio com os mesmos recursos humanos já disponíveis.

5. Envolva a equipe na construção do planejamento

Se você envolve sua equipe no processo de construção do planejamento, todos só têm a ganhar, uma vez que são esses colaboradores que estão no dia a dia da organização, lidando com os problemas e verificando as dificuldades. Exatamente por isso eles são estratégicos para os insights de melhorias para o negócio. Faça o teste este ano e veja como o planejamento vai ser muito mais rico em relevantes detalhes!

E você, já planejou o ano do seu negócio? Identificou alguma questão e não sabe como resolvê-la? Comente nas nossas redes sociais e divida conosco suas inquietações Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Empreendedorismo

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