Pagamentos pela internet: passo a passo para começar a receber | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Pagamentos pela internet: passo a passo para começar a receber

Editor Gerencianet

21/08/2019

Pagamento pela internet: notebook, caderno, caneta, café e uma planta

Já parou para pensar que, quando um cliente em potencial navega pelo site de uma empresa e escolhe o produto, ele busca por opções e facilidades ao efetuar a compra? Assim, do mesmo jeito, o empreendedor que está inserido no e-commerce precisa buscar formas efetivas e práticas de receber os pagamentos pela internet, para que assim, aumente seu faturamento, ofereça confiabilidade e taxas menores.

Para isso, o empresário pode contar com uma plataforma de pagamento online, conhecido também como intermediador de pagamentos. Então continue a leitura e conheça mais sobre esse sistema e os meios de pagamento online.

Como facilitar com um sistema de pagamento online?

Como facilitar com um sistema de pagamento online?

Antes de conhecer mais sobre os meios de pagamento online, é preciso entender a função do intermediador de pagamentos. 

Empresas que realizam essa intermediação, como a Gerencianet, disponibilizam opções de pagamento online, como boleto e cartão de crédito, para que o consumidor possa escolher a que melhor se adequa a sua realidade financeira.

Um sistema de pagamentos permite que você economize e só pague pelo boleto confirmado, por exemplo, diferentemente dos bancos, em que as tarifas geralmente são maiores.

Além disso, o intermediador de pagamentos possui ferramentas antifraude, trazendo mais segurança para as suas transações, já que há o risco da utilização de cartões clonados e roubados. Portanto, com essa plataforma, você aumenta a segurança desse modelo de cobrança, evitando chargebacks e prejuízos.

Quais são os meios de pagamento online?

Quais são os meios de pagamento online?

Com o passar dos anos, mais pessoas tiveram acesso ao meio virtual e, consequentemente, o número de consumidores que optam por efetuar compras pela internet também aumentou. Sendo assim, é importante que os e-commerces ofereçam mais de uma opção de pagamento. 

Pagamento por boleto

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, mais de 3,6 bilhões de boletos são emitidos todos os anos. Isso mostra que esse é um meio de pagamento online bastante utilizado pelos brasileiros.

Há uma novidade para quem utiliza o boleto bancário para receber pagamento online ou efetuar uma compra: o fim do boleto sem registro. Desde 2018, todos os boletos gerados passaram a ser registrados. Sendo assim, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados ao banco emissor obrigatoriamente.

Isso diminui o risco de fraudes, já que todos os dados são conferidos. A operação só será confirmada após a comprovação de que as informações são compatíveis. E essa mudança trouxe mais uma vantagem na utilização do boleto como forma de pagamento. Os boletos agora passam a ser aceitos em qualquer local mesmo após a data de vencimento. Essa novidade traz ainda mais praticidade para o cliente.

Dessa forma, quando o consumidor escolhe pelo boleto bancário no momento da compra, ele tem várias opções para realizar o pagamento. Pode ser em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e até em aplicativos de pagamento ou Internet Banking.

Outro fator a ser considerado é o fato de que muitos consumidores têm receio de fornecer dados bancários no meio virtual. Dessa maneira, o boleto, para esses clientes, é considerado uma opção mais segura de realizar uma compra na internet.

Quando a sua empresa oferece esse tipo de pagamento, há ainda outros benefícios, como a possibilidade de cobrança de juros e multa; o processo de emissão ágil e com baixo custo e a oportunidade de oferecer descontos para pagamentos à vista.

Quero emitir boletos agora mesmo

Pagamento por cartão

Cerca de 60% das compras online são realizadas com cartão de crédito, segundo pesquisas. A maioria dos clientes optam por esse método devido a algumas vantagens. Algumas delas são as mensalidades de compras. Elas são boas soluções para quem não consegue adquirir o produto ou serviço à vista. Assim, o cliente pode pagar um produto ou serviço em até 12x. Essa vantagem pode atraí-lo ainda mais e trazer mais fidelização.

Lembrando que é importante que o seu negócio ofereça o pagamento por cartão das principais bandeiras usadas no Brasil. Dessa forma, seu cliente vai ter mais opções de escolha.

Atualmente, há vários protocolos de segurança que garantem a confiabilidade no processo de pagamento via cartão de crédito. Contratando um serviço para intermediar o pagamento e assegurar a transação, sua empresa também pode proteger melhor os dados de seu cliente. Isso evita que ele sofra algum tipo de fraude trazendo mais segurança para esse processo.

Como receber pagamentos pela internet?

Como receber pagamentos pela internet?

Na Gerencianet, basta acessar a página de tarifas e se registrar gratuitamente. Portanto, após realizar o acesso, você deverá preencher um breve cadastro com nome, telefone, número de recebimentos por mês, CPF ou CNPJ e e-mail.

Após o envio dos seus dados iniciais, será realizada uma análise cadastral. A seguir, você receberá as propostas de tarifas baseadas nas informações fornecidas. É importante ressaltar que a contratação do serviço não é obrigatória ao preencher o cadastro e a consulta é sem custo.

Após a aprovação na etapa de análise, você já poderá realizar emissões de boleto e cobranças. Porém, para utilizar o saldo, serão realizados os procedimentos de validação da conta. Essas práticas buscam oferecer mais segurança para a plataforma.

Passo a passo para começa a receber

Para receber pagamentos pela internet, a solução de recebimentos online pode ser a ideal. Este recurso permite que você crie cobranças da forma que melhor atenda seu negócio. Então, é possível receber por cobranças enviadas por e-mail, links, botões integrados à sua interface ou integrações avançadas.

Outra possibilidade é adotar o checkout transparente. Com ele, o seu cliente acessa a tela de pagamento e escolhe a forma como deseja pagar. É possível pagar à vista no boleto bancário ou parcelado em até 12x no cartão de crédito.

Então veja abaixo os principais procedimentos para começar a receber!

  • Compra online: seu cliente faz a compra por um botão ou link criado em seu painel administrativo e disponibilizado em seu site.
  • Emissão: você envia uma cobrança por e-mail e seu cliente escolhe entre o pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário. Para gerar a cobrança, basta informar o nome e e-mail do cliente.
  • Pagamento seguro: o pagamento realizado por seu cliente é feito em ambiente seguro e processado por nossos servidores.
  • Gestão dos pagamentos: você é informado quando o pagamento é realizado. Ainda, é possível consultar o atual status de todos os seus recebimentos.
  • Envio do produto ou serviço: após a confirmação de pagamento, você já está seguro para realizar o envio do produto, ou prestação do serviço.
  • Disponibilização do dinheiro: o dinheiro é disponibilizado de acordo com o prazo negociado e pode ser liberado de forma imediata.

Sistema de pagamento online

O intermediador de pagamentos é uma opção ao banco para reduzir custos e criar vantagens para sua empresa. Esse tipo de sistema facilita o processo de compra, já que ele consegue agrupar várias soluções de pagamento em uma só plataforma. Isso pode trazer uma experiência mais satisfatória para o cliente.

Com um serviço de pagamento ágil e fácil, é mais provável que o consumidor efetue a compra e não desista pelo caminho. Além disso, esse sistema fornece uma notificação instantânea da transação. Assim, o cliente pode se sentir seguro em relação aos produtos ou serviços comprados. Por sua vez, o empresário também poderá investir o seu tempo e preocupação em outras áreas para melhoria e crescimento da empresa.

Com um sistema de pagamento online você pode diversificar as formas de recebimento pela internet. Uma das vantagens é a eliminação da necessidade de negociações com bancos ou administradoras de cartão. Ele também pode diminuir a burocracia e aumentar o lucro da sua empresa.

Além de adotar formas de pagamento diversificadas, tente implementar ações práticas para expandir as oportunidades de negócios online. Entender melhor as possibilidades de cada meio é uma das maneiras de começar a se planejar. Por isso, veja também como criar estratégias para lucrar mais com o boleto!

Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...