Abra sua conta grátis Carregando

Pagamento instantâneo: tudo que você precisa saber

Publicado em 20 de dezembro de 2019 (atualizado em 13 de março de 2020)
Pagamento instantâneo: tudo o que você precisa saber

Quem é antenado no mercado de pagamentos já deve ter ouvido falar sobre pagamento instantâneo. A modalidade, já comum no exterior, em países como China e Austrália, está em estudo no Brasil e prevista para ser lançada em novembro de 2020, pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Para se ter uma ideia, nos EUA, em 2018, estima-se que foram realizados mais de 80 milhões de pagamentos nessa modalidade. 

Com a chegada do pagamento instantâneo, serviços de transferência como DOC e TED poderão sofrer impacto, uma vez que a nova solução promete ser mais eficaz. Outro impacto poderá ser a diminuição dos pagamentos feitos por cartão de débito. 

Esse modelo está relacionado com a revolução tecnológica em curso, o que possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio. Além disso, percebe-se um grande potencial de redução do custo social, relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel, como notas em dinheiro.

Se você ainda está por fora do pagamento instantâneo ou quer saber mais sobre a modalidade, acompanhe nosso artigo com as principais informações. 

O que é pagamento instantâneo? 

O pagamento instantâneo promete revolucionar a forma de fazer transações financeiras. Isso porque ele vai permitir a transferência de valores em tempo real, seja entre pessoas físicas, para empresas ou até mesmo para órgãos públicos, com disponibilidade de 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Ou seja, o beneficiário terá acesso ao valor imediatamente, mesmo em caso de pagamentos ou transferências nos fins de semana, feriados ou fora do horário bancário – ao contrário do que acontece com os TEDs e DOCs, por exemplo. 

Quem pode usar o pagamento instantâneo?

De acordo com o site do Bacen, as transferências monetárias em tempo real poderão ser utilizadas em diversas transações. Acompanhe!

Transações P2P  

A sigla P2P é utilizada para a expressão person to person. Ou seja, as transações poderão ser realizadas entre pessoas físicas.

Transações P2B

Já a sigla P2B é usada para definir as transações entre pessoas e empresas, sendo que o comércio eletrônico também entrará nessa categoria.

Transações B2B

B2B abrange as transferências que poderão acontecer entre empresas diferentes. Quer um exemplo? Quando uma empresa X precisa realizar o pagamento de um serviço prestado por um fornecedor Y, o pagamento instantâneo poderá ser aplicado.

Transações P2G e B2G

Nessa categoria, entram as transferências que envolvem órgãos governamentais. Elas podem ser de uma pessoa física para o órgão (P2G) ou mesmo de uma empresa para o governo (B2G), por exemplo.

Transações G2P e G2B

Aqui entram pagamentos de salários e benefícios sociais feitos pelo governo para  pessoa física (G2P). 

Além disso, será possível realizar o pagamento de convênios ou outros serviços feitos pelo governo para uma empresa (G2B).

Como funciona o pagamento instantâneo? 

A transação vai funcionar de forma rápida e simples. Para utilizar a modalidade, o usuário deverá ter uma conta com um prestador de serviço de pagamento, seja um banco, um intermediador ou uma instituição de pagamento, como a Gerencianet

O pagamento pode ser feito de diversas maneiras. Veja só!

Inserção manual dos dados

Para começar, o pagamento pode ser realizado por meio da inserção dos dados do recebedor. Essa modalidade é similar ao que acontece hoje com as transferências bancárias. Ao informar os dados do recebedor, como nome completo, CPF, CNPJ e/ou outros, a identificação é realizada e o pagamento é efetivado. 

Inserção de chave de endereçamento 

Outra opção para pagamento é a inserção de uma chave que identifica o recebedor. A chave pode ser o e-mail, o número do celular ou um documento (CPF/CNPJ). 

Ao fazer a inserção da chave, o sistema identifica para onde o dinheiro deve ser transferido. Cada chave pode ser referente a uma conta. Dessa forma, o número do celular pode identificar a transferência para a conta Gerencianet e o e-mail identificar a conta bancária, por exemplo. 

QR Code Recebedor 

O QR Code também pode ser utilizado para identificação do recebedor. Assim, quem recebe a cobrança deve gerar um QR Code, que irá reconhecer a transação. Ao fazer a leitura, basta o usuário conferir os dados e confirmar o pagamento.

QR Code Pagador 

Da mesma forma, o QR Code pode ser utilizado para indicar os dados do pagador. Para isso, o usuário deve gerar um código e apresentar ao recebedor e, assim, efetuar o pagamento. O código pode ser gerado até mesmo de forma offline

Quais são as vantagens do pagamento instantâneo? 

Quais são as vantagens do pagamento instantâneo? 

Quando implementado, o pagamento instantâneo vai trazer diversos benefícios para quem paga e para quem recebe. Veja! 

Disponibilidade imediata

A modalidade estará disponível ininterruptamente, 7 dias por semana, 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Assim, será possível realizar e receber pagamentos imediatos a qualquer momento. 

Portanto, se você precisar realizar uma

 transferência de valores para um amigo ou familiar, em uma emergência no feriado, ele terá acesso ao dinheiro no mesmo instante, sem demora. 

Velocidade 

Sabe quando você espera um dia útil para o DOC ser confirmado e descobre, depois do prazo, que o valor voltou? A operação, então, precisa ser refeita e você precisará esperar por mais um dia, não é mesmo? Pois é. Com o pagamento instantâneo, isso não vai mais acontecer. Tudo poderá ser resolvido no mesmo momento. 

Por isso, independente do horário em que for realizado, o pagamento é confirmado em poucos segundos. Assim, não será necessário aguardar um dia ou mais para saber se a transação foi realizada com sucesso ou não. 

Facilidade de uso 

O pagamento instantâneo promete uma estrutura mais flexível e simples, permitindo a abertura do mercado para um maior número de prestadores de serviço. Dessa forma, a modalidade será mais acessível também para os usuários. 

Além disso, a novidade vai permitir transações de qualquer tipo e valor, incluindo transferência entre pessoas físicas e/ou empresas, pagamento de bens e serviços e transferência para órgãos governamentais. 

Outra vantagem é que, no momento de realizar transferências, não será obrigatório informar todos os dados do recebedor. Em TEDs e DOCs, é preciso apresentar dados como: 

  • CPF ou o CNPJ;
  • a identificação da instituição em que o recebedor possui uma conta;
  • o número da agência; 
  • o tipo e o número da conta. 

Facilidade no fluxo de caixa e gerenciamento de tributos

Para as empresas e órgãos públicos, por exemplo, o faturamento eletrônico pode proporcionar um maior controle de fluxo de caixa e o gerenciamento dos tributos. Isso é possível, já que, por meio dos pagamentos instantâneos, tudo é registrado eletronicamente

Assim, o governo também consegue melhorar a fiscalização e combater a corrupção e a lavagem de dinheiro com mais facilidade.

Como Utilizar o Boleto para Pagamentos Recorrentes

Mais economia 

O novo modelo vai ser também mais econômico, já que o custo de implementação será mais baixo. Por ter uma estrutura mais flexível e simples, o pagamento irá permitir a abertura do mercado para um maior número de prestadores de serviço. 

Segurança

A utilização do pagamento instantâneo reduz a necessidade de se carregar dinheiro vivo, afinal, tudo poderá ser pago diretamente pelo celular. Com isso, o risco de roubo ou perda de dinheiro também é minimizado. Além disso, por ser um processo criado e gerido pelo Bacen, a modalidade oferece a segurança necessária para pagadores e recebedores. 

Para os e-commerces, por exemplo, o risco das operações pode diminuir, uma vez que fraudes e auto fraudes ficam em maior evidência. 

A Gerencianet vai disponibilizar o pagamento instantâneo? 

A Gerencianet vai disponibilizar o pagamento instantâneo? 

O Bacen é o órgão responsável pela regulamentação do pagamento instantâneo no Brasil. Para isso, desde 2018, ele está estudando e atuando para a implementação da modalidade no país. 

O órgão será o desenvolvedor, o operador e o gestor da base de dados. Essa base armazenará as informações que servem para identificar as contas transacionais dos usuários recebedores de maneira intuitiva e simplificada. Será possível, então, que o usuário pagador utilize informações que ele já possui sobre o recebedor e, dessa forma, inicie o pagamento. 

O sistema de pagamentos instantâneos vem sendo discutido em um fórum específico, organizado pelo Bacen, com participação de agentes de mercado. Uma proposta de regulamentação ainda será submetida à consulta pública. Inclusive, em entrevista à Globo News, Roberto Campos Neto, presidente do Bacen, revelou que o sistema se chamará Pix

Desde o início, a Gerencianet auxilia o órgão neste trabalho de definição de regras de funcionamento da modalidade no país. 

Dessa forma, a empresa está se preparando para a adoção da modalidade em suas operações e, com isso, facilitar, ainda mais, a vida dos usuários. Assim, quando esse recurso for disponibilizado, todos os clientes Gerencianet poderão utilizar o saldo da conta para realizar transferências e pagamentos instantâneos a qualquer hora do dia ou da noite.

O pagamento instantâneo substitui todas as formas de cobranças? 

O pagamento instantâneo substitui todas as formas de cobranças? 

O pagamento instantâneo é mais uma forma de efetuar transações financeiras. Juntamente com outras modalidades, como o boleto, ele irá facilitar a realização de pagamentos com mais agilidade e economia. 

A Gerencianet está sempre trabalhando para oferecer soluções inovadoras para todos os usuários da forma mais econômica possível. Quer saber como já fazemos isso? Veja como ajudamos os nossos clientes a economizarem mais de R$ 90 milhões em 2019!

Não deixe de conferir por que o boleto bancário é considerado a melhor opção de cobrança para 75% dos consumidores brasileiros. Até a próxima!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.