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O que é inadimplência e como a Gerencianet te ajuda a reduzir esse problema?

Publicado em 29 de outubro de 2021 (atualizado em 04 de novembro de 2021)
Mulher usando as ferramentas da Conta Digital Gerencianet para reduzir a inadimplência

Você sabia que cerca de 62,21 milhões de brasileiros estavam endividados em setembro deste ano? É o que aponta o Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pela Serasa. A verdade é que, com ou sem a pandemia, a inadimplência é um obstáculo para os donos de negócio.

Assim como você, a gente entende que a inadimplência é um assunto sério. Por isso, além de oferecer diferentes formas de pagamento para o seu negócio, a Gerencianet possui também dezenas de ferramentas que ajudam a reduzir esse problema. 

Prepare-se para anotar tudo e conte com a gente nessa missão!

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Mas o que é inadimplência, de fato?

Em resumo, inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação financeira. É quando o seu cliente atrasa ou não efetua o pagamento de uma dívida até a data de vencimento e ela fica em aberto.

Riscos da inadimplência para o negócio

Quem lida diretamente com as finanças do negócio pode afirmar o quão prejudicial é a inadimplência — principalmente quando o número de clientes inadimplentes é muito alto —, podendo ir da falta de previsibilidade à falência.

Mas, para além da saúde financeira, outros elementos de um negócio também podem ficar fragilizados, por exemplo, o relacionamento com os clientes

Confira abaixo os principais perigos do atraso ou falta de pagamento.

1. Quebra do fluxo de caixa

De forma resumida, o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. É um importante recurso para verificar se o seu negócio está pronto para realizar novos investimentos.

Fato é que a incerteza sobre os pagamentos e a falta de previsibilidade acabam minando a segurança necessária para realizar investimentos. 

2. Dificuldades para arcar com custos de operação

Entendendo o que é inadimplência, fica muito claro que esse problema desorganiza totalmente as suas contas, concorda?

Com o orçamento comprometido, aumenta-se o risco de ter dificuldade de pagar as despesas do seu negócio, bem como arcar com os custos de operação. Além disso, pode provocar cortes na folha de colaboradores e barrar a expansão do seu negócio.

3. Desgaste na relação com os clientes

Mesmo sendo um assunto crítico para as empresas, é preciso ter todo o cuidado para lidar e abordar clientes inadimplentes. Uma cobrança mal feita pode provocar um desgaste na relação e, inclusive, reduzir as chances do cliente fazer o pagamento de forma amigável.

Além disso, o cobrador não pode, de maneira alguma, ser abusivo ou ferir a dignidade dos clientes. Isso vai contra os direitos do consumidor. 

Então…

Como lidar com clientes inadimplentes?

O primeiro passo para lidar com a inadimplência é entender os motivos do atraso

Antes de agir impulsivamente e realizar a cobrança de maneira grosseira, avalie o perfil do cliente e desenhe a melhor maneira de abordá-lo.

Pense em como você pode tornar esse processo mais amigável. Uma dica é perguntar se o cliente recebeu o e-mail com o boleto ou solicitar que ele mande o comprovante, informando que o pagamento ainda não foi identificado. Também é interessante oferecer outros meios de pagamento ou até novas condições para que o cliente consiga quitar sua dívida.

Lembre-se: tomar ações como essas podem te ajudar a recuperar os valores e evitar problemas maiores, como a necessidade de tratar isso judicialmente.

VEJA TAMBÉM: Pagamento atrasado? Veja 5 dicas para lidar com um cliente inadimplente.

Como a Gerencianet te ajuda a reduzir a inadimplência

A Gerencianet é uma Conta Digital desenhada para donos de negócio, com soluções completas de cobranças e todos os recursos necessários para administrar suas finanças. Inclusive, possui ferramentas únicas para ajudar a manter a sua boa saúde financeira.

Abaixo, listamos algumas dessas ferramentas que ajudam os nossos mais de 210 mil clientes diariamente. Preste bastante atenção para conhecer todas elas e aprender como usar!

1. Configuração de juros, multas e descontos para boletos e carnês

Essa solução você, provavelmente, já conhece e usa. Mas é sempre bom lembrar que essa funcionalidade é um recurso poderoso para reduzir a inadimplência.

Isso porque, ao configurar juros e multas, os clientes já têm em mente que, caso atrasem o pagamento, terão que lidar com um custo adicional à sua dívida. 

Somado a possibilidade de oferecer descontos para pagamentos antecipados, você incentiva que os pagamentos sejam feitos no dia ou até antes da data de vencimento.

+ Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

2. Bolix — boletos com QR Code Pix

Agora, é possível emitir boletos híbridos na Gerencianet: boletos com o código de barras tradicional + QR Code Pix.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que funciona 24 horas, todos os dias do ano. Além disso, é super prático e precisa apenas de um smartphone conectado à uma conta bancária e com acesso à internet para funcionar.

Com o Bolix, é possível configurar juros, multas e descontos também para o pagamento via Pix — e acaba funcionando como o tópico acima. Com isso, você consegue ter recebimentos gratuitos, via app, e em tempo real.

            Aprenda a emitir boletos com Pix    

3. Lembrete de cobrança via e-mail

Com a Gerencianet, é possível enviar, de forma automatizada, e-mails para seus clientes em determinadas situações — uma delas é a inadimplência.

Esse e-mail é ideal para lembrar o seu cliente sobre a data de vencimento ou informar que uma cobrança está em aberto.

O mais interessante é que você pode personalizar a mensagem para deixá-la mais pessoal e amigável, incluindo o nome do destinatário, número e valor da cobrança, data de vencimento e até um botão de pagamento.

+ Como enviar e-mails de cobrança personalizados para meus clientes?

4. Automatizar envio de cobranças via Assinaturas

Se você trabalha com um serviço de economia recorrente, como uma academia, as Assinaturas são ideais para você — e perfeitas para reduzir a inadimplência.

Isso porque a solução de Assinaturas realiza a cobrança, a depender do plano, diretamente no cartão de crédito do cliente ou envia boletos automaticamente, de acordo com a data de vencimento.

Dessa forma, você sabe que a cobrança será emitida e o seu cliente sabe que terá que lidar com essa dívida, periodicamente.

5. Dashboard e relatórios de cobranças

Ao acessar a plataforma web da Gerencianet, é possível ter uma visão geral de todas as atividades: valor recebido, valor debitado, à receber, cobrança inadimplente e muito mais. Assim, logo de cara, é possível identificar o problema.

Além disso, no menu Cobranças > Visão Geral, é possível visualizar todas as contas que ainda estão com pagamento pendente clicando no gráfico “Inadimplentes”. Você também pode gerar um relatório expresso com filtros para verificar inadimplentes de determinados grupos ou tipos de cobranças.

Com essas informações em mãos, você tem o controle dos seus recebimentos e pode se programar para solucionar possíveis problemas de inadimplência.

+ Como visualizar as minhas cobranças com pagamento pendente? 

6. Envio da cobrança por diversos canais

Quando você emite uma cobrança conosco, existem diversas maneiras de compartilhá-la com o seu cliente. Você pode gerar um PDF e imprimir ou enviar por e-mail, SMS, WhatsApp, Messenger e Telegram.

Se sua empresa precisa emitir várias cobranças e você quer agilizar esse processo, ainda é possível contar com o Gn Share — o app da Gerencianet desenvolvido, exclusivamente, para compartilhamento rápido de cobranças. 

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7. Protesto de cobrança

Todos os boletos da Gerencianet são registrados. Isso quer dizer que os seus clientes podem pagá-los mesmo após o vencimento em qualquer lotérica, banco, app ou internet banking. Mas, apesar disso, eles não são protestados automaticamente em caso de inadimplência.

De toda forma, caso você não consiga solucionar de forma amigável, é possível protestar a dívida em cartório.

+ Como protestar um boleto inadimplente emitido pela Gerencianet?

Case de sucesso: como a Superar Centro Profissionalizante reduziu, em 6 meses, 30% da taxa de inadimplência

Falamos, ao longo do texto, sobre diversas ferramentas que podem te ajudar a reduzir a inadimplência. Mas, para fechar com chave de ouro, que tal conferir um case de sucesso?

A Lucimara Mendonça, CEO da Superar Centro Profissionalizante na época, nos contou como a possibilidade de configurar juros, multas e descontos nos nossos carnês foi essencial para reduzir a taxa de inadimplência do negócio em 30%, revertendo o cenário de 40% de taxa de inadimplência para 10%. Demais, né? Confira o case de sucesso completo aqui.

Então, quer ter resultados semelhantes no seu negócio? Abra a sua Conta Digital Gerencianet gratuitamente e aproveite todas as vantagens de ser um #gerencialover. Se você já é cliente, conte com a gente para superar esse desafio! 🧡

Categoria

Empreendedorismo

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