Abra sua conta grátis Carregando

8 lugares para acompanhar notícias do mercado contábil

Publicado em 14 de março de 2018 (atualizado em 31 de maio de 2019)
Notícias do Mercado Contábil

Contadores e profissionais que lidam com finanças devem se manter atualizados em relação ao mercado contábil. Não apenas pelo aspecto estratégico, mas como forma de garantir a adequação das práticas às constantes mudanças nas leis.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), diariamente, 30 novas regras ou atualizações sobre tributos são editadas no Brasil.

Portanto, se pretende se manter informado sobre o que acontece no meio contábil, é importante contar com referências de leitura. Além de acompanhar as frequentes mudanças nas regras do imprevisível ordenamento contábil brasileiro, o acesso à informação é a forma ideal para estar sempre atualizado profissionalmente.

Como ter uma gestão perfeita em um negócio de contabilidade

Então continue a leitura e conheça oito dos principais sites e portais contábeis, todos disponíveis sem custos.

1. Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Órgão colegiado criado pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, o Conselho Federal de Contabilidade é definido como uma Autarquia Especial Corporativa, de direito público e dotado de personalidade jurídica. Portanto, isso significa que as pessoas a ela vinculadas são detentoras de direitos. E, em contrapartida, são obrigadas a cumprir com deveres previstos nos códigos da entidade.

Trata-se de uma leitura essencial para todos os contadores, pela publicação de questões legais relativas à profissão e também como fonte primária de informação. Na home do site do CFC, o contador encontra um feed de notícias permanentemente atualizado.

2. Portal Contábeis

Além das notícias, o Portal Contábeis conta com um sempre movimentado fórum, em que profissionais, estudantes e pesquisadores podem tirar dúvidas e trocar conhecimento, inclusive sobre tecnologia.

De acordo com o próprio site, é a maior comunidade online de pessoas interessadas em Ciências Contábeis do Brasil. Uma vez que são 15 anos no ar sendo abastecido com conteúdo voltado para o mercado contábil.

No site, é possível acessar, na aba “Ferramentas”, recursos exclusivos para auxiliar na gestão contábil. Alguns exemplos são a busca por CNAE, cálculo DARF e impressão de DANFE ou DACTE pelo arquivo .XML. Além disso, na mesma aba, vagas de emprego em diversas cidades brasileiras são anunciadas com os dados da vaga e orientações para envio de CV pelo próprio portal.

3. Exame

A revista Exame é uma das maiores publicações sobre gestão, empreendedorismo e negócios do país. Além disso, é também uma das mais longevas, sendo editada e publicada pela Editora Abril desde 1967, com periodicidade quinzenal.

Para contadores, interessa especialmente o feed de notícias sobre Contabilidade, que economiza tempo em pesquisa sobre conteúdo relacionado à disciplina.

4. Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

Já que começamos o artigo citando um dado publicado no site do IBPT, nada mais justo do que destacar sua grande importância como fonte de informação privilegiada. Pesquisas de mercado, estudos e cursos presenciais são alguns dos “ativos” do site, que desenvolve uma publicação em paralelo, chamada “Governança Tributária”.

Se você busca notícias e dados mais aprofundados sobre Contabilidade, são duas fontes indispensáveis. A propósito, a seção de estudos do site é uma verdadeira biblioteca online. Na verdade, é um espaço onde podem ser encontradas as últimas estatísticas sobre o setor.

5. Ciências Contábeis

O Ciências Contábeis pode ser considerado um site parceiro do profissional de Contabilidade, uma vez que seu conteúdo é focado em dicas e orientações práticas para o dia a dia. Vagas de emprego são anunciadas em parceria com o site Empregos.com. Além disso, são publicadas outras informações relevantes, desde que digam respeito à prática do ofício.

Não é um dos sites mais antigos no ar. Entretanto, considerando que foi criado em 2011, pode-se dizer que já conta com bastante credibilidade.

6. Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC)

Embora possa até parecer que se trata de um braço do CFC, a Fundação Brasileira de Contabilidade não tem qualquer ligação com órgãos públicos, já que é uma entidade cultural de direito privado e sem fins lucrativos.

A FBC se define como uma organização voltada à promoção e subsídio a programas de ensino de extensão e pós-graduação em Contabilidade. O apoio à pesquisa e desenvolvimento acadêmico também é publicado na forma de livros, periódicos e revistas. Outra vertente da FBC é a promoção de eventos, desde que ligados à prática contábil e ao exercício da profissão.

Outra finalidade de interesse para contadores é a realização de concursos públicos, além de aplicação de provas para avaliar a qualificação dos profissionais da área.

7. Ideias Contábeis

Blog criado em 2008 por Claudia Cruz, o Ideias Contábeis tem um estilo próprio, em que a autora mescla opiniões pessoais com notícias sobre Contabilidade. Portanto é uma fonte de leitura mais leve. Mas nem por isso menos rica em material para estudo e com relevância para profissionais de todos os níveis.

Para quem prefere um tom mais descontraído entre um artigo e outro, o Ideias Contábeis pode agradar. Em tom informal, até um amigo oculto entre autores de sites e blog contábeis pode ser encontrado. Afinal, contadores também podem ter seus momentos de lazer e descontração.

Não se pode deixar de destacar, ainda, que é uma publicação no ar há quase dez anos. Além disso, ela é mantida de forma independente, o que é um claro indicador de credibilidade.

8. Portal da Classe Contábil

Notícias do Mercado Contábil Portal da Classe Também há bastante tempo online, o Portal da Classe Contábil vem sendo uma das fontes de informação mais confiáveis e relevantes para contadores com ou sem experiência há 15 anos.

Abastecido regularmente com notícias e materiais de estudo, o site também disponibiliza uma consultoria gratuita, em que são sanadas dúvidas sobre processos contábeis, legislação e tudo que diga respeito à Contabilidade em geral.

O conteúdo do portal é dividido em notícias e artigos. Dessa maneira, traz mais facilidade para quem procura por informação relevante. Na aba “+ conteúdo”, há até um dicionário com termos contábeis. Ele é muito útil principalmente para profissionais em início de carreira ou estudantes.

Na mesma aba, podem ser acessados modelos de documentos como modelo de Contrato Social para Sociedade Limitada, de Prestação e Serviços e muitos outros. Para os que buscam mais informação para atuar no mercado contábil, também pode ser acessada uma seção exclusivamente abastecida com trabalhos acadêmicos.

Então agora que você, contador, já sabe onde se informar, é hora de mostrar seus conhecimentos. Compartilhe em suas redes sociais esse artigo! Conhecimento é poder e passar conhecimento é poderoso! Para saber mais informa

Categoria

Prestadores de Serviço

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.