Abrir conta digital grátis Carregando

Negócio sustentável: saiba mais sobre esse assunto

Publicado em 21 de setembro de 2018 (atualizado em 23 de setembro de 2021)
Negócio Sustentável

Hoje, a maioria dos gestores deseja ter um negócio sustentável. Interagir com o mundo, preservar o meio ambiente e não comprometer os recursos naturais das futuras gerações são ações que devem fazer parte da rotina de uma empresa moderna.

Além disso, a questão da sustentabilidade financeira, ou seja, a segurança que garante a longevidade da organização e o trabalho de todos os envolvidos é essencial. Para ser bem-sucedido, é importante manter a escalabilidade, pois isso evita a aplicação de grandes investimentos sempre que a demanda aumenta.

Neste post, você vai saber mais sobre o tema e conhecer dicas para manter o controle das finanças. Então continue lendo!

Entenda o significado de negócio sustentável

Um negócio é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, tem uma economia viável e é socialmente justo. Em outras palavras: ele está diretamente relacionado a três aspectos básicos: ambiental, econômico e social. Portanto, isso inclui ações como:

  • fazer uso racional dos recursos naturais;
  • reduzir os impactos negativos causados pela extração de matéria-prima;
  • adotar políticas de responsabilidade com a comunidade;
  • buscar o lucro de forma amigável com o meio ambiente.

Saiba como fazer o controle financeiro de maneira sustentável

Algumas práticas podem ser adotadas para melhorar a organização do seu controle financeiro. Então confira, a seguir, algumas:

Utilize a tecnologia a seu favor

A aquisição de um sistema de gestão ajuda a otimizar processos, reduzir custos e acelerar a produtividade. Hoje, existem soluções que permitem gerar boletos por meio de links, e-mail, botões integrados e outros recursos.

Dessa forma, o cliente escolhe a maneira como deseja efetuar o pagamento. Ao mesmo tempo, você evita o consumo excessivo de papel e contribui para a conservação dos recursos naturais.

Manual de Mediação de Pagamentos

Tenha controle do fluxo de caixa

Com um sistema automatizado, você recebe uma notificação sempre que o pagamento é realizado. Além do mais, pode consultar o status de todas as entradas, ter acesso ao resumo financeiro, extrato por período e lançamentos futuros. Lembre-se: a organização do fluxo de caixa é fundamental para o equilíbrio das finanças.

Separe contas pessoais de empresariais

Para ter certeza de que os recursos serão bem aplicados, a dica é manter as despesas pessoais separadas das contas da empresa. Isso pode parecer simples, mas muitos gestores experientes ainda cometem esse erro. Ao fazer do jeito certo, os seus ganhos não se misturam e você tem condições de visualizar os gastos e lucros reais do seu negócio.

Adote metas de crescimento

De acordo com os objetivos que você deseja alcançar, estabeleça metas de desenvolvimento para o seu negócio. Elas funcionam como uma espécie de termômetro para medir o desempenho da sua equipe e incentivá-la a melhorar.

Manual Financeiro Para Empreendedores

A partir daí, faça um monitoramento mensal e os reajustes necessários para garantir que as finanças da sua empresa continuem a caminhar de um jeito saudável. Além disso, use metas realistas e acrescente novos desafios aos poucos.

Como você viu, para ter um negócio sustentável é preciso manter o setor de finanças extremamente organizado, aproveitar os benefícios da tecnologia, ter metas definidas e outros cuidados.

Que tal conquistar a sustentabilidade financeira no seu negócio? Temos a solução perfeita para a sua necessidade. Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba como!

Categoria

Empreendedorismo

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK