Finanças e Gestão

Conhece o marketplace para prestadores de serviço? Entenda aqui!

Criado em 7 de nov. de 2018

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Os tradicionais marketplaces de produtos conectam pessoas ou empresas que vendem mercadorias físicas ou digitais com os consumidores que desejam adquiri-las. Por outro lado, um marketplace para prestadores de serviços proporciona essa mesma conexão. Porém, como o próprio nome sugere, unindo aqueles que prestam serviços com aqueles que demandam por eles.

Neste post, mostraremos os principais pontos no que se refere ao assunto. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite!

Como funciona um marketplace para prestadores de serviços?

Em primeiro lugar, vamos ao funcionamento de um marketplace para prestadores de serviços. Ele pode ser dividido em dois modelos principais: por transação ou por orçamento/negociação.

Marketplace de serviços por transação

Modelo mais comum, baseado na intermediação de pagamento entre as partes do negócio, cobrando uma comissão sobre cada operação efetuada na plataforma. Um exemplo de sucesso é o Uber, que conecta motoristas (prestadores de serviços) com os passageiros (clientes).

Não há custo inicial ou mensal para participar desse tipo de marketplace. Desta forma, prestador do serviço só pagará a comissão sobre o que ele vender. No caso do Uber, sobre as corridas.

Marketplace de serviços por orçamento/negociação

Modelo que funciona da seguinte maneira: a empresa ou o indivíduo que presta um determinado serviço cadastra seu perfil e portfólio de trabalho no marketplace em questão.

Assim, estarão à disposição para receber contatos dos possíveis clientes. Ao serem contatados, inicia-se uma negociação, envolvendo orçamentos, prazos etc. Desta forma, o pagamento do serviço é normalmente realizado por fora da plataforma.

Por essa razão, em vez de cobrar uma comissão sobre a venda, este marketplace de serviços cobra uma mensalidade para participar do seu ambiente de negócios.

Quais são os motivos para investir nesse tipo de estratégia?

Na sequência, vamos aos motivos para apostar em um marketplace para prestadores de serviços.

Aumento da receita

O primeiro deles é o aumento da receita. Isso acontece porque, ao se fazer presente nesse tipo de canal, a pessoa ou empresa farão parte de um ecossistema conhecido e procurado por milhares de clientes diariamente.

Essa particularidade contribui para o ganho de exposição na Internet, fator diretamente relacionado ao crescimento das vendas.

Como lucrar vendendo em um marketplace

Redução do custo para adquirir o cliente

Outro ponto que merece o seu destaque corresponde ao custo de aquisição do cliente. Os marketplaces são uma ótima alternativa para quem pretende reduzir os gastos com anúncios e propagandas na Internet para conquistar novas oportunidades de negócio.

Fique sabendo que esse investimento é feito por parte do próprio marketplace, que faz o possível para levar o máximo de visitantes ao site. Em outras palavras, o prestador de serviços não terá custos com a prospecção.

Marketing indireto

Uma das maiores vantagens de investir em um marketplace para prestadores de serviços é o marketing indireto. Nesse sentido, estamos nos referindo, sobretudo, ao espaço de buy box, que se resume a um campo específico em que são apresentadas as melhores ofertas para um determinado serviço.

Caso você tenha boas condições, ficará evidenciado para centenas (ou milhares) de clientes. Por isso, o buy box costuma ganhar muito espaço nos anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais.

Por fim, vale deixar claro que a participação em um marketplace pode ser de grande ajuda para o crescimento da empresa. Por isso, os motivos para investir nessa estratégia são claros e evidentes.

Como funciona o pagamento em um marketplace?

O pagamento do marketplace é configurado de forma automática na plataforma, direcionado o valor previamente estipulado para cada prestador de serviço. Assim, este procedimento pode ser feito, inclusive, diretamente com a ajuda de um intermediador de pagamentos, como a Efí.

Por exemplo, se você trabalha com a venda de produtos e tem revendedores trabalhando para você, você pode fazer a configuração para que o pagamento seja dividido automaticamente, direcionando a comissão para os revendedores. Desta forma, você evita retrabalhos e economiza muito tempo.

Se quiser saber ainda mais, veja como facilitar a divisão do dinheiro em um marketplace para prestadores de serviços.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

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