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6 maneiras de aumentar sua taxa de conversão

Publicado em 19 de dezembro de 2016 (atualizado em 30 de abril de 2019)
Ilustração representando um funil de vendas

O e-commerce está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Com o avanço da tecnologia e a falta de tempo para ir às lojas físicas, muitos clientes são atraídos pela comodidade e pela facilidade de adquirir produtos ou serviços online, evitando assim filas e otimizando o tempo. Entretanto, mesmo com o aumento crescente do mercado virtual, muitos donos de e-commerce ainda se esbarram na baixa taxa de conversão. A taxa de conversão é a mensuração entre as visitas e as compras realizadas no site. Portanto, sua loja recebe 1000 visitas no dia e 100 clientes efetuam uma compra, sua taxa de conversão é 10%.

Geralmente, os sites realizam diversas campanhas e investem em ferramentas para melhorar esse cenário. Então preparamos uma lista com algumas dicas para ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce:

Estabeleça métricas

O universo digital possui uma grande vantagem: todas as ações podem ser mensuradas. O uso de métricas neste contexto é fundamental. Cruze os dados e identifique a raiz do problema. Muitas vendas não são concretizadas devido a dificuldade de navegação, por poucas opções de pagamento, entre outros motivos. Identifique onde há maior desistência de compra e trace um perfil seguro do seu publico-alvo. O conhecimento aqui deve ser profundo e não composto por informações rasas. O Google Analytics é uma excelente ferramenta para ajudar a conhecer seu público. Com isso, você pode elaborar melhor as estratégias de marketing.

Faça uso de um design responsivo

Além da compra pelo computador, é importante que seu site ofereça ao cliente a facilidade de comprar por meio de dispositivos móveis. Com um design responsivo, o consumidor terá a mesma agilidade da navegação por um desktop só que em um smartphone. Assim, ele terá  um único layout funcional, onde se preservam as dimensões da página bem como de imagens e produtos, garantindo a satisfação do cliente por proporcionar uma experiência de compra mobile ágil e segura.

Disponibilize múltiplas formas de pagamento

A contratação de um intermediador de pagamento traz tranquilidade e evita dor de cabeça, pois eles possibilitam variadas formas de pagamento.  Além disso, devido a transparência no processo, os clientes se sentem mais seguros na hora da realização do pagamento no ambiente virtual. Conquistando a confiança do cliente, a sua taxa de conversão também aumenta. Com a Gerencianet, por exemplo, você pode oferecer pagamentos em até 12 vezes no cartão de crédito ou à vista no boleto bancário. Isso tudo sem precisar fazer negociação com o banco e se preocupar com a segurança do processo.

Ofereça facilidade para calcular o frete

Além de a sua página possuir uma boa funcionalidade e oferecer diversas formas de pagamento, a hora de calcular o valor do frete de determinado produto não pode ser falha. Muitas vendas travam justamente aqui. Elimine esse problema usando no seu e-commerce uma plataforma na qual o valor do frete é calculado no momento em que o cliente preenche o CEP.

Trace metas de investimento e alcance o retorno desejado

Trace metas e defina de forma clara o seu ROI (Retorno sobre o investimento). O ideal é realizar um planejamento estratégico bem detalhado, afinal, o investimento em campanhas publicitárias não é baixo. Neste momento o perfil do seu cliente já deve ter sido estudado e você sabe exatamente o que ele procura. Portanto, saiba utilizar as ferramentas adequadas para cada público-alvo.

Busque parceiros certos

Procure uma plataforma de vendas que, além de agregar valor a sua ideia, te dê oportunidade de crescer no mercado. Para isso, invista em uma plataforma com múltiplos layouts, que otimize e melhore seu posicionamento nos sites de buscas e ainda trabalhe de forma inteligente, recomendando outros produtos de acordo com o perfil dos seus clientes.

Algumas ações são simples e aumentam significativamente a taxa de conversão. Mensure sempre seus resultados e acompanhe de perto novas estratégias!

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, com certeza podemos ajudar! Se você gostou deste post, também irá gostar de ler 10 dicas para criar um site de vendas de sucesso!

Categoria

E-commerce

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