Abrir conta digital grátis Carregando

Legislação contábil: como se manter atualizado?

Publicado em 10 de janeiro de 2018 (atualizado em 23 de setembro de 2021)
Legislação contábil

Para que uma empresa seja saudável e tenha sucesso, é incontestável a necessidade de se manter sempre atualizada com relação à legislação contábil. Essa não é uma tarefa fácil, pois, no Brasil, o direito tributário é algo complexo para ser entendido. Também é desafiador encontrar uma forma eficiente de comunicar esse tipo de informação aos clientes.

A área da contabilidade sofre com mudanças frequentes em suas regras, o que resulta na necessidade constante de atualização por parte daqueles que atuam no setor. Profissionais do mercado contábil que não reciclam os seus conhecimentos correm o risco de ameaçar o crescimento do negócio, trabalhando com regras e procedimentos desatualizados.

Leia este artigo até o final e saiba como acompanhar todas as mudanças que estão inseridas no contexto da legislação contábil!

Como ter uma gestão perfeita em um negócio de contabilidade

Invista em bons treinamentos

Nem sempre os cursos universitários conseguem acompanhar a agilidade com que as mudanças na legislação contábil ocorrem. Portanto, não deixe de investir em cursos e seminários pontuais.

A educação continuada é muito recomendada para manter o nível de conhecimento atualizado, trazendo insights que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional.

Treinamentos que abordam normas e legislações são frequentemente oferecidos pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), por meio do Programa de Educação Profissional Continuada.

Fique atento, pois os CRCs costumam firmar convênios com instituições de ensino. Eles podem ofertar descontos especiais nos valores das inscrições dos cursos para profissionais que atuam na área contábil.

Legislação contábil: treinamentos

Fique de olho nas fontes de informação

A confiabilidade das fontes de informação é fundamental para uma aprendizagem de qualidade. Antigamente, pesquisas eram feitas nas bibliotecas. Hoje em dia, na velocidade de um clique, temos acesso a inúmeros autores e obras sobre qualquer assunto. Portanto, isso traz, ao mesmo tempo, ônus e bônus para o acesso à informação.

Poder adquirir conhecimento em tempo real, explorar diferentes visões sobre determinado tema é maravilhoso. Contudo, o risco de consumir conteúdo não confiável é grande. Por isso, fique de olho nas suas fontes de informação.

Alguns sites considerados referências confiáveis e relevantes para o setor contábil e financeiro são:

Uma boa ideia para otimizar o tempo e garantir que você será informado sobre todas as atualizações regulatórias é assinar a newsletter dessas fontes. Dessa forma, você receberá na sua caixa de entrada, automaticamente, as novidades da área.

Leia constantemente sobre legislação contábil

Se você está lendo este conteúdo, certamente reconhece a importância da leitura para a capacitação profissional. A velocidade com que as informações são atualizadas é enorme. Portanto, algo que você acabou de aprender, dentro de pouco tempo já poderá ser conhecimento ultrapassado.

Independentemente do quanto você estude, sempre haverá algo novo para aprender. Ninguém sabe tudo sobre determinado tema, não importa quantos anos de mercado um profissional possua. Por isso, para estar sempre atualizado, leia constantemente.

Lembre-se que seus clientes contratam seus serviços justamente porque não entendem sobre o assunto. Ou então não possuem tempo disponível em sua agenda para se manterem atualizados em relação a todas as constantes mudanças legais realizadas em nosso país.

Legislação contábil: leia

Saiba quais são as necessidades dos seus clientes

Você precisa conhecer o mercado em que atua. Ou, no caso de assessorias contábeis, dominar os nichos nos quais os seus clientes operam. Cada setor conta com regulamentações específicas na área tributária, como recolhimento de impostos, enquadramento fiscal e declaração de rendimentos ao fisco.

A legislação trabalhista, que está inserida nas atividades administrativas de quase todas as empresas, também sofre constantes mudanças. É imprescindível estar atento aos direitos dos empregados a fim de evitar problemas no futuro.

Estude outra língua

O inglês é um diferencial competitivo para qualquer profissional e na área contábil não é diferente. Muitos tópicos importantes nesse setor acontecem mundo afora e, para compreendê-los, você precisa dominar o idioma.

Existem cursos de inglês, tanto no formato online quanto presencial, direcionados para contadores ou profissionais que atuam nesse mercado. Esta é uma opção interessante, pois aborda expressões e termos técnicos específicos, além de funções rotineiras de quem trabalha com contabilidade, como operações de fluxo de caixa, cálculos financeiros e métodos de depreciação e imobilizado.

Legislação Contábil - idiomas

Domine a gestão de Recursos Humanos

Conhecer a melhor forma de contratar ou desligar funcionários é imprescindível para qualquer negócio. Uma assessoria contábil eficiente precisa estar sempre atualizada quanto às leis trabalhistas, pois qualquer erro pode impactar diretamente no caixa do seu cliente — na forma de multas e penalidades legais.

Existem cursos gratuitos com foco na regulamentação das relações de trabalho, como o oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para um público que busca conhecimentos mais básicos sobre o tema.

O Sebrae também oferece capacitações sobre folha de pagamento, encargos sociais e outros assuntos pertinentes ao departamento pessoal. E o melhor: é online! Isso quer dizer que você pode fazê-las no seu tempo e no conforto da sua casa.

Busque por informações específicas do seu setor de atuação

Claro que fazer cursos de capacitação não é o suficiente. Conforme falamos, com tanta informação acessível na internet, ler é fundamental para se manter atualizado. E, tão importante quanto ler, é ter sempre em mente escolher fontes confiáveis, ou seja, buscar sempre sites ou autores que são referências no assunto.

Estar bem informado implica, também, na alta qualificação — e essa é a principal diferença entre ser um trabalhador comum ou bem-sucedido. Por isso, compilamos, neste artigo, dicas valiosas de como se manter atualizado na área da contabilidade.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

Outro ponto relevante é procurar renovar sempre os seus conhecimentos dentro do nicho específico de atuação ou, no caso de assessorias contábeis, dominar as regras e leis pertinentes ao mercado de seus clientes.

Também não se esqueça de investir no aprendizado da língua inglesa ou outro idioma que você utilize no seu dia a dia de trabalho. Entretanto, busque cursos específicos para área de contabilidade, que lhe possibilitem assimilar os termos técnicos.

Para estar sempre bem informado sobre as modernizações da legislação contábil, entre outros assuntos pertinentes à sua prática e ao seu dia a dia profissional, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá nossos conteúdos exclusivos, diretamente na sua caixa de entrada!

Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Legislação contábil: informações

Categoria

Financeiro

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK