A popularização do acesso à internet e a comodidade de efetuar transações online são fatores que influenciam diretamente o crescimento dos e-commerces. Tornar a experiência favorável para o comprador acostumado às compras físicas é um desafio para o lojista on-line. Para isso, ele pode contar com o auxílio de um intermediador de pagamentos para ajudá-lo.
Trazer confiança na hora de realizar o pagamento é uma das preocupações dos lojistas. E, para isso, o empreendedor pode contar com um intermediador de pagamentos.
Então continue com a gente e leia este artigo até o fim para entender melhor o assunto!
Basicamente, um intermediador de pagamentos, ou subadquirentes, é uma empresa especializada em pagamentos online. Ao criar um e-commerce, por exemplo, o vendedor poderá terceirizar o serviço de pagamentos online e integrá-los à sua loja virtual.
O sistema fica responsável por fazer a ponte com as instituições financeiras, se preocupar com a segurança dos dados dos clientes e garantir que os valores dos recebimentos sejam repassados ao vendedor do produto ou prestador do serviço.
Como diferença entre os gateways de pagamento e os intermediadores, podemos citar que os primeiros precisam adicionar os convênios bancários do vendedor para que as transações financeiras sejam realizadas, enquanto os intermediadores oferecem os convênios já integrados.
Para entender melhor o que são esses gateways de pagamentos, basta compará-los com as máquinas de cartão de crédito. Isso porque eles são responsáveis por armazenar informações do cartão encaminhando para a validação e posterior aprovação da transação.
O gateway também costuma ser mais complexo na ativação. O empresário que o contrata precisa estar ciente de que é preciso realizar diversos contratos com as instituições financeiras, como convênios para cobrança por boletos ou cartões de créditos.
A empresa que opta por esse tipo de pagamento ainda tem que arcar com uma tarifa sobre o número de transações efetuadas, mesmo que elas não sejam bem-sucedidas. Sendo necessário, ainda, pagar tarifas diferentes para os agentes financeiros e para o fornecedor do gateway.
Por sua vez, os intermediadores de pagamentos fornecem ao consumidor diversas opções de pagamento já integradas e tarifas apenas sobre as operações finalizadas. Entre os meios mais usados estão:
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Conheça agora quais são as vantagens do uso de um intermediador de pagamento:
Por serem especializadas na área, as empresas que fazem a intermediação do processo podem oferecer diversos meios de pagamento. Além disso, são capazes de ofertar bandeiras de cartão de crédito além das usuais, abrangendo um público maior.
A maior quantidade de formas de pagamento possibilita o cliente se planejar financeiramente com mais facilidade. E, consequentemente, adquirir um produto ou serviço.
Ao usar os serviços de um intermediador, o empresário não precisará se preocupar com a questão burocrática para receber o pagamento. O sistema integrado será responsável por oferecer as possíveis formas de pagamento e todo o processo envolvendo-as. Dessa forma, ele gerencia o recebimento por parte do cliente e repassa o valor com o desconto das tarifas.
A análise do crédito é feita automaticamente pela plataforma e a transação pode ou não ser liberada. Isso traz segurança para o empresário e poupa um tempo valioso que poderá ser usado para se dedicar a outras áreas do negócio e cuidar do crescimento da empresa como um todo.
Um intermediador de pagamentos possui uma equipe capacitada e diversas tecnologias antifraude e de segurança dos dados. Como exemplo de tecnologias usadas, podemos citar a criptografia avançada dos dados, firewalls, antivírus e sistemas anti-ataque.
A empresa responsável pela plataforma auxilia em problemas com o cliente, como cartões roubados, clonados ou o cancelamento das transações. Também conhecido como chargeback, o cancelamento pode ocorrer pelas mais diversas razões, sendo a mais comum o fato do dono do cartão não reconhecer uma compra efetuada.
A segurança que um subadquirente proporciona também contempla o consumidor. Por exemplo, caso o produto comprado não seja recebido, o valor pago pode ser solicitado de volta e o conflito será intermediado.
O conceito de escalabilidade se refere à capacidade da empresa de manejar seus recursos de acordo com a demanda pelos produtos ou serviços sem que eles percam qualidade.
Quando a empresa busca crescer é importante que o serviço prestado seja eficiente e homogêneo. Uma empresa escalonável conseguirá atender a demanda sem perder credibilidade.
Ao adotar um intermediador de pagamento, o empresário poderá contar com a padronização do serviço durante o crescimento e consolidação do negócio. Isso é muito importante para garantir a confiabilidade das compras realizadas no meio online.
O funcionamento do intermediador de pagamentos é bem simples. Após a contratação do serviço e configurações iniciais, as variadas formas de pagamentos ficarão disponíveis ao cliente.
Em caso de compras, o consumidor escolherá seus serviços ou itens que deseja adquirir. Após finalizar a solicitação, ele será enviado para a página de pagamento.
O cliente escolherá a opção de pagamento e enviará seus dados, que serão analisados pelo intermediador. Logo após, a compra pode ser ou não aprovada. Depois da aprovação do pedido, o vendedor poderá seguir com o processo de envio da mercadoria ou com o início da prestação de serviços.
Em caso de prestação de serviços, a cobrança pode ser enviada diretamente pelo sistema. Após escolher a forma de cobrança, o envio pode ser feito diretamente para o e-mail do cliente. Ou, em caso de boleto e carnê, gerado o PDF para entrega em mãos. Outra possibilidade é o envio de cobranças recorrentes, as assinaturas. Assim, o sistema faz o envio do boleto ou solicitação de pagamento por cartão de crédito de forma automática de acordo com a periodicidade escolhida.
O valor a ser recebido já contará com as tarifas de cartão ou boleto descontadas, de acordo com os valores definidos na contratação do serviço ou negociação comercial.
Resumindo o passo a passo do processo, desde a aquisição do produto até o recebimento do valor da compra. Temos o seguinte:
Caso o comprador escolha a opção de parcelamento do valor da compra, o vendedor ainda assim poderá receber o valor total em uma única parcela, se assim desejar. Porém contará com tarifas diferentes.
Como visto, um intermediador de pagamentos é uma solução que pode ser utilizada tanto por prestadores de serviços quanto por vendedores. Ele se adapta bem às duas realidades, sendo uma opção prática tanto para o vendedor quanto para o comprador.
O intermediador de pagamento precisa ter algumas características para ser considerado bom para as empresas que o contratam. Entre as principais, podemos destacar:
A segurança é algo fundamental em transações financeiras. Ela é importante não só para a empresa que contrata o intermediador, mas também para o consumidor. Como dissemos, uma das vantagens da ferramenta é justamente ter embutido soluções. Elas podem ser sistemas antifraudes, certificados de segurança e outras entre as suas funcionalidades.
Esse sistema ajudará não só a manter os dados da empresa seguros, mas também dos clientes. Por isso, antes de contratar um intermediador, é indicado que verifique os Termos de Uso, Políticas de Privacidade, entre outros.
As tarifas do intermediador precisam ser praticáveis. Ou seja, é necessário que elas estejam de acordo com o que é cobrado pelo mercado, mas também compatíveis com as suas vendas.
Vale lembrar que a opção pelo intermediador oferece diferentes formas de pagamento e a integração é única. Dessa forma, o valor das tarifas acaba valendo a pena pelos serviços oferecidos.
Outra característica essencial do intermediador de pagamento é o atendimento personalizado. Ou seja, é necessário que a empresa tenha acesso, bem como os consumidores, a um serviço que de certa forma seja exclusivo.
Um intermediador costuma sair mais barato e prático, principalmente para micro, pequenos e médios empreendedores. Isso acontece já que não é necessário convênios próprios com as instituições financeiras.
O intermediador ainda tem um sistema integrado de pagamento, sistema antifraude e que torne os dados e transações mais seguros, o que são vantagens do intermediador de pagamento.
Além disso, após o crescimento da empresa, as tarifas podem ser conversadas e ajustadas. Utilizar um intermediador de pagamento possibilita facilidade e agilidade no processo de compra, trazendo uma experiência mais satisfatória para o cliente.
Com isso, o empresário poderá investir todo seu tempo e preocupação em outras áreas para melhora e crescimento da empresa, se resguardando contra diversas situações indesejadas e melhorando os resultados da empresa.
É fato que o intermediador de pagamentos oferece uma série de vantagens à empresa que o contrata, como vimos ao longo do artigo. A opção, além de mais segura, facilita toda a operação financeira da empresa, visto que integra os canais de vendas.
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