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Entenda como funciona a integração de plataformas de pagamento no e-commerce

Convidado Especial

30/01/2019

Entenda como funciona a integração de plataformas de pagamento no e-commerce

Abrir uma loja virtual está cada vez mais fácil, com tanta informação e facilidades oferecidas por plataformas prontas. A ideia que se tem é que basta cadastrar os produtos e sair vendendo. Porém, com o mercado de e-commerce ficando mais competitivo a cada dia, essa visão de simplicidade vai caindo por terra.

Hoje, para se destacar no mercado de lojas virtuais e ser realmente competitivo, é muito importante integrar seu e-commerce a uma plataforma de pagamento online, pois isso possibilita que seu negócio aceite diversos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto), tornando o processo de compra mais simples e aumentando a credibilidade da sua loja.

Quer entender como plataformas de pagamento online funcionam e como isso pode ajudar o seu negócio? Então, leia este artigo até o final.

Quem pode usar pagamento online?

Toda empresa legalmente constituída que deseja vender seus produtos na internet pode oferecer meios de pagamento online. Analise seu negócio e avalie quais são as necessidades de seus clientes. Veja abaixo alguns questionamentos para se fazer!

  • Seus clientes precisam de variedade nas formas de pagamento (cartão de crédito, boleto)?
  • Minha loja virtual precisa ter checkout transparente?
  • Meu negócio utiliza pagamentos recorrentes, mensalidades?
  • Minha loja virtual está presente em marketplace e requer split de pagamento?
  • Posso precisar de antecipação de pagamentos?
  • O meio de pagamento possui sistema antifraude incluso?

Respondendo a essas perguntas, você terá mais segurança ao escolher qual plataforma de pagamento atende melhor às necessidades do seu negócio.

Porque integrar plataformas de pagamento online?

O processo de compras online ou jornada de compra é o principal motivo pelo qual você deve integrar seu e-commerce a plataformas de pagamento. Colocar os itens no carrinho e efetuar o pagamento podem parecer ações simples, porém se algo der errado neste processo, o prejuízo será da sua empresa e a possibilidade do cliente não comprar mais com você é grande. Desta forma, quanto mais integrados forem os processos do seu e-commerce, menor a possibilidade de ocorrerem perdas.

Segundo dados do estudo WebShoppers da Ebit, o primeiro semestre de 2018 registrou uma mudança na forma como as compras online são pagas: 52,1% das vendas em e-commerce foram pagas à vista, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2017. Essa mudança ocorre por conta das facilidades oferecidas pelas lojas virtuais (descontos, frete grátis).

Vendo este cenário, fica claro porque é importante que a experiência de pagamento do usuário no seu e-commerce tenha máxima segurança e performance.

Qual a diferença entre gateways e intermediadores?

As opções de plataformas de pagamento também se diversificaram nos últimos tempos e hoje temos soluções disponíveis para praticamente qualquer demanda de negócios, as mais comuns atualmente são os intermediadores de pagamentos e os gateways de pagamento.

Gateways de Pagamento

Nos gateways de pagamento, o cliente insere suas informações (número do cartão, código verificador) e estas são enviadas às operadoras de cartão e às instituições financeiras. Essa transação é analisada e, caso o cliente possua limite disponível para a compra, dentre outros critérios que precisam ser aprovados, ela é confirmada ou não.

As vantagens dessa modalidade para quem tem um e-commerce:

  • variedade de bandeiras disponíveis;
  • a possibilidade de poder negociar diretamente com os bancos e a facilidade de conseguir gerenciar todas as operações em somente um lugar;
  • os gateways de pagamento também oferecem a possibilidade de você optar por um sistema antifraude e fazer a negociação diretamente com eles.

Intermediadores de Pagamento

Já os intermediadores de pagamento são como uma “ponte” entre o consumidor e a instituição financeira e não é necessário que o e-commerce tenha contratos com as operadoras de cartões. O cliente paga para a empresa intermediadora, que repassa as informações ao banco e, caso haja limite para a compra e outros critérios sejam atendidos, ela é aprovada.

Nesta modalidade, as vantagens são:

  • aceitar diversos meios de pagamento (crédito, boleto);
  • os sistemas antifraude já estão inclusos na maioria dos casos;
  • apenas um contrato é feito com o intermediador – diminuindo em muito a burocracia.

Quais são os métodos para a integração de pagamentos online?

Os principais métodos para a integração de pagamentos online são:

  • API.
  • iFrame.
  • Extensões (Plugins).
  • SDK.

Soluções da Gerencianet para e-commerces

A plataforma da Gerencianet proporciona muitas facilidades para a empresa que deseja integrar suas cobranças e o recebimento dos clientes. A solução é um gerenciador de pagamentos completo, que pode atender com segurança e qualidade as diversas ferramentas de lojas virtuais e plataformas de e-commerce do mercado, proporcionando recursos, como a quitação via boleto, carnê ou por cartão de crédito.

Com ela, empresas, marketplaces e prestadores de serviço facilitam o processo de pagamento para seus clientes. Você ainda conta com uma interface intuitiva que monitora parcelas, carnês, datas de quitação e todas as informações necessárias para controlar os pagamentos.

API da Gerencianet

As soluções da Gerencianet oferecem ao seu negócio a integração de sistemas por meio da API, habilitando seu negócio a utilizar diversas modalidades de pagamento, dentre elas:

Além disso, são disponibilizados outros recursos, como os Plugins para integração com plataformas de e-commerce e também sistemas para gestão de clientes. Dentre eles: WordPress (WooCommerce), Magento, OpenCart, PrestaShop, WHMCS, Box Billing e Joomla (VirtueMart).

Para auxiliar na implantação da API, a Gerencianet oferece uma gama de conteúdos para tirar dúvidas técnicas. Os conteúdos são feitos em formato de vídeo aulas e de forma bem objetiva é possível entender como utilizar as soluções de pagamento online e realizar a integração do seu negócio.

Ao longo desse artigo apresentamos diversos pontos importantes sobre como planejar a implantação de uma plataforma de pagamento, quais os diferentes tipos de serviço, as diferentes formas de integração e por fim, os principais recursos que a Gerencianet oferece para seus clientes e parceiros. Agora, o próximo passo é colocar esse conhecimento em prática. Quer transformar sua loja virtual em uma máquina de vendas? Confira neste artigo!

Esse artigo foi produzido pela WorkConnection.

Categoria

E-commerce

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