Marketing e Vendas

Como usar o Instagram para seu e-commerce vender mais!

Criado em 3 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Uma das mídias sociais que mais cresce, alcançando uma maior amplitude de usuários no mundo todo é o Instagram. A rede social já superou 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2018.

Essa ferramenta encabeça, atualmente, a lista de aplicativos mais baixados nas lojas do segmento. Mas, nem sempre, as empresas usam seus recursos da melhor maneira. Quer descobrir como usar o Instagram para seu e-commerce vender ainda mais? Então leia nosso post e trate de aumentar seus lucros agora mesmo!

O que é e como funciona?

O Instagram é um aplicativo destinado ao compartilhamento de fotos e vídeos. Ele permite que o usuário aplique filtros digitais às fotos, produza pequenos vídeos e os compartilhe por meio de outras redes. O app conta com os Stories, ferramenta adaptada do antigo Snapchat para compartilhar vídeos curtos ou imagens. Também é possível fazer vídeos ao vivo e gravar vídeos de até 10 minutos no IGTV. Mais recentemente, a rede lançou o Instagram Shopping, onde você pode criar uma pequena loja na plataforma. Essas funcionalidades fazem com que o Instagram se torne uma ótima maneira de divulgar seu negócio.

Por onde começar?

Comece criando um nome para a conta, de preferência o próprio nome da empresa ou algo que tenha uma referência forte relacionada à sua marca. Para a foto do perfil, recomenda-se o uso da logomarca da organização, de boa qualidade e devidamente tratada. Cadastrado o e-mail e escolhidos o nome e a foto, aí está o seu perfil!

Quais são as práticas recomendadas?

Confira abaixo as principais práticas para utilizar no Instagram!

Hashtags

O uso inteligente de hashtags é sempre adequado, focando naquilo que melhor descreve a imagem e a filosofia da sua empresa. Mantenha hashtags curtas e não use mais do que três em cada postagem, para não ficar chato e apelativo.

Interação

É recomendável envolver-se com os usuários. Apenas postar não diz nada sobre a sua empresa. Então, siga alguns usuários interessantes e seus clientes mais fiéis, comente e curta suas fotos e não se esqueça de responder o mais rapidamente possível aos comentários feitos nas fotos e nos vídeos por você postados.

A interação que esse aplicativo possibilita pode criar uma nova perspectiva do público em relação à sua empresa, ajudando a angariar não só a simpatia dos consumidores, mas também novos clientes e, consequentemente, mais lucro. Sua marca terá um ar mais descolado e o público se sentirá mais próximo dela.

Boas imagens

Use também as ferramentas de edição de imagem, já que elas são o grande diferencial do Instagram — o aplicativo possui um amplo conjunto de possibilidades a serem usadas para deixar suas imagens mais atrativas, melhorando a aparência das fotos. Os filtros podem ajudar a criar um clima todo especial, dando à sua foto uma sensação que pode contribuir para contar a história de seus produtos ou da própria empresa.

Então o que está esperando? Comece já! É fácil, gratuito e funciona muito bem como estratégia de marketing. E não se esqueça: o mais importante é abusar da criatividade e se divertir, já que não existe certo ou errado!

E então, sua empresa já possui um perfil nessa rede? Que tal experimentar e inciar uma estratégia de conteúdo por lá? Lembre-se que as redes sociais são aliadas fundamentais para alcançar mais pessoas e aumentar as vendas. Leia esse artigo e entenda como as redes podem te ajudar a vender mais!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.