Abra sua conta grátis Carregando

Dicas para ser um fotógrafo profissional de sucesso

Publicado em 20 de outubro de 2016 (atualizado em 17 de abril de 2019)
Como ser um fotógrafo profissional

Fotografar é uma atividade praticada e querida por muitas pessoas. Muitas vezes, o que começa como hobby acaba se transformando em profissão. Portanto, preparamos algumas dicas para você, que quer se tornar fotógrafo profissional e transformar seu passatempo em trabalho!

Cuidados com o equipamento 

No início da carreira de fotógrafo profissional, não é necessário criar dívidas para comprar os equipamentos mais caros. Assim como outros profissionais, é normal que as ferramentas de trabalho melhorem com o tempo de serviço.

O importante é conhecer bem a máquina que você possui e saber como aproveitar melhor cada recurso, tirando o melhor proveito do equipamento que você tem. Além disso, é essencial ter uma boa bolsa para guardar a câmera, evitando danos no aparelho.

Treinamento em dia para ser um bom fotógrafo profissional

Um bom profissional está sempre em busca de aperfeiçoamento. Portanto, é sempre bom participar de cursos de especializações, ler livros sobre o tema e trabalhar com fotógrafos mais experientes.

Além disso, é importante fotografar com frequência para treinar o olhar e aprimorar as técnicas aprendidas. Dessa forma, você melhora na parte teórica e também prática.

Edição de Fotografias 

A edição de fotos já faz parte da rotina de um fotógrafo profissional. Por mais experiente que você seja, é normal precisar fazer alguns ajustes nas imagens. Por isso, é fundamental ter um bom conhecimento em softwares de edição de imagens ou contar com um parceiro que possa ajudar na atividade.

Divulgação do Trabalho 

Para potencializar os resultados, é sempre importante investir na divulgação do trabalho. A propaganda boca a boca sempre funciona, mas é preciso ampliar horizontes e atingir novos públicos alvos. Para isso, site e páginas nas redes sociais são uma boa pedida para sua jornada como fotógrafo profissional. Com pouco investimento, você pode fazer uma campanha online com seus principais trabalhos de forma segmentada, como casamentos, eventos institucionais, grandes festas, etc.

Outra dica interessante é participar de concursos, que sempre rendem uma boa publicidade. Além disso, organizar exposições de fotografias individuais ou em conjunto com outros profissionais também é uma boa opção.

Para ter sucesso com essas ações, é importante lembrar de fazer um bom planejamento.

Formas de Cobranças 

Para atingir um público maior, é fundamental oferecer formas de pagamentos. Nem todo mundo consegue pagar um trabalho grande à vista. E para oferecer parcelamento sem afetar seu fluxo de caixa, a solução é contar com um intermediador de pagamentos e oferecer o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Além disso, oferecer a opção de boleto bancário. Utilizando a Gerencianet, você pode parcelar a cobrança e receber o valor integral até de forma imediata. Além disso, o sistema oferece ferramentas de gestão para você acompanhar todos os recebimentos. Isso facilita seu trabalho de gestão financeira e permite a você oferecer opções para seus clientes. Isso ajuda você a se dedicar mais para ser um ótimo fotógrafo profissional.

Conheça mais sobre o sistema!

 

Então, tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Profissões do Mês

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.