Finanças e Gestão

Fluxo de caixa da empresa: 4 dicas para sair do vermelho

Criado em 31 de out. de 2019

(Atualizado em 14 de ago. de 2023)

Quer sair do vermelho? Então é bom começar agora mesmo a acompanhar o fluxo de caixa da empresa! Quando se trata do controle financeiro, muitos empresários, gestores e diretores acabam deixando de lado esse importante elemento.

Neste artigo, você vai encontrar dicas valiosas para manter a saúde financeira do seu negócio em dia. Quer descobrir quais são elas? Continue a leitura!

Estruture um planejamento para acompanhar o fluxo de caixa empresarial

Já aconteceu de você observar um bom fluxo de clientes durante o mês, mas chegar na última semana e perceber que faltava dinheiro? Essa é uma situação bem comum para pequenas e médias empresas, acredite.

Acompanhar o fluxo de caixa — ou seja, acompanhar entradas e saídas de dinheiro do caixa — pode mudar essa realidade. Mas, para isso, é preciso se planejar. Veja um passo a passo resumido do que pode ser feito!

1. Registre todas as entradas e saídas

Acompanhar as movimentações financeiras é a essência do fluxo de caixa e, por isso, tudo deve ser registrado, até aquelas movimentações que parecem insignificantes.

Manter a frequência de acompanhamento e o registro correto de todas as entradas e saídas é imprescindível para o controle financeiro. Também é importante realizar a conciliação bancária, outra aliada do fluxo de caixa.

Ah, e para que não haja confusões com as movimentações, evite um erro comum cometido por muitos empresários: não misture as contas da pessoa física com as contas da pessoa jurídica!

2. Realize projeções financeiras

Um dos recursos mais poderosos para o planejamento financeiro estratégico é realizar projeções baseadas no fluxo de caixa dos últimos meses. 

Ao ter uma média do valor de pagamentos e recebimentos mensais, você consegue planejar seus investimentos, evitar gastos e endividamentos desnecessários e contar com o capital de giro necessário para manter a empresa em funcionamento.

Lendo assim, parece fácil, não é? A prática é mais difícil, sem dúvidas, mas para que as projeções deem certo é importante ressaltar o que já foi dito: registre todas as movimentações financeiras e mantenha uma rotina diária de controle.

3. Otimize toda a sua gestão

Sim, dá para acompanhar o fluxo de caixa pelo excel. Mas, para identificar e solucionar os gargalos operacionais da empresa e alcançar o equilíbrio financeiro o quanto antes, talvez você prefira o auxílio de um sistema automatizado.

Se bem utilizado, o ERP é um dos melhores aliados para a empresa sair do vermelho o mais rápido possível. Ele também ajuda a criar estratégias de crescimento baseando-se em dados confiáveis. 

Com esse sistema, é possível:

  • visualizar todas as contas a pagar e a receber com facilidade;
  • controlar compras, vendas e estoque;
  • fazer a conciliação bancária com rapidez;
  • controlar o financeiro;
  • emitir Relatórios Gerenciais.

Lembre-se, no entanto, que o software sozinho não faz milagres: é preciso que a equipe seja devidamente treinada para alimentar o sistema com dados fidedignos.

4. Considere a antecipação de recebíveis

Se, mesmo assim, precisar equilibrar o fluxo de caixa em um momento de aperto, considere solicitar a antecipação de recebíveis. 

A antecipação de recebíveis é uma saída mais simples a curto prazo, que permite adiantar o recebimento de um valor que só será pago pelo cliente no futuro. 

Entenda melhor: O que é antecipação de recebíveis e quando usar na sua empresa?

Enfim, vimos aqui que acompanhar o fluxo de caixa da empresa é fundamental para seu negócio sair do vermelho. Além de se aprofundar em cada tópico citado e se dedicar ao planejamento, procure utilizar um sistema de gestão como apoio.

Para entender ainda mais sobre a importância de uma gestão empresarial eficiente, descubra como o sistema ERP é decisivo para pequenas e médias empresas.

Este artigo foi produzido pela GestãoClick!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.