Abra sua conta grátis Carregando

Fluxo de caixa da empresa: saia do vermelho com essas dicas

Publicado em 31 de outubro de 2019 (atualizado em 31 de outubro de 2019)
Ilustrações de um processo de fluxo de caixa

Quer sair do vermelho em 2020? Então, é bom começar agora mesmo a acompanhar o fluxo de caixa da empresa! Quando se trata do controle financeiro, muitos empresários, gestores e diretores acabam deixando esse importante elemento de lado.

Com a aproximação das festas de fim de ano e do período de férias, aprender a manter o fluxo de caixa saudável pode impactar positivamente as finanças do negócio já no início do ano que vem.

Sabendo da importância disso para o funcionamento da sua empresa, resolvemos apresentar neste artigo algumas dicas valiosas para sair do vermelho. Quer descobrir quais são elas? É só continuar acompanhando! 

Estruture um planejamento para acompanhar o fluxo de caixa empresarial

Já aconteceu de você observar um bom fluxo de clientes durante o mês, mas chegar na última semana e perceber que faltava dinheiro? Essa é uma situação bem comum para pequenas e médias empresas, acredite.

Acompanhar o fluxo de caixa — ou seja, acompanhar entradas e saídas de dinheiro do caixa — pode mudar essa realidade. Mas, para isso, é preciso se planejar. Veja um simples passo a passo do que pode ser feito:

  1. determine a periodicidade das atualizações de entradas e saídas (dê preferência para o acompanhamento diário);
  2.  depois de coletar dados do fluxo de caixa por alguns meses, faça projeções;
  3. analise de onde vem a maior parte do dinheiro e como ele está sendo gasto ou investido;
  4. depois da análise, corte gastos desnecessários.

Com o tempo, você vai perceber que esse acompanhamento auxilia em outras questões financeiras relevantes, como saber quais clientes não efetuaram os pagamentos e estão inadimplentes.

Checklist de Rotinas para Gestão Financeira

Comece o ano bem: registre todas as entradas e saídas

Acompanhar as movimentações financeiras é a essência do fluxo de caixa e, por isso, tudo deve ser registrado, até aquelas movimentações que parecem insignificantes.

Manter a frequência de acompanhamento e o registro correto de todas as entradas e saídas é imprescindível para o controle financeiro. Também é importante realizar a conciliação bancária, outra aliada do fluxo de caixa.

Ah, e para que não haja confusões com as movimentações, evite um erro comum cometido por muitos empresários: não misture as contas da pessoa física com as contas da pessoa jurídica!

Realize projeções financeiras em 2020

Um dos recursos mais poderosos para o planejamento financeiro estratégico é realizar projeções baseadas no fluxo de caixa dos últimos meses. Ao ter uma média do valor de pagamentos e recebimentos mensais, você consegue planejar seus investimentos, evitar gastos e endividamentos desnecessários e contar com o capital de giro necessário para manter a empresa em funcionamento.

Lendo assim, parece fácil, não é? A prática é mais difícil, sem dúvidas, mas para que as projeções deem certo é importante ressaltar o que já foi dito: registre todas as movimentações financeiras e mantenha uma rotina diária de controle.

Acredite, acompanhar o fluxo de caixa empresarial pode mudar a realidade das finanças em 2020.

Otimize toda a sua gestão no ano vindouro

Sim, dá para acompanhar o fluxo de caixa pelo excel. Mas, para identificar e solucionar os gargalos operacionais da empresa e alcançar o equilíbrio financeiro o quanto antes, talvez você prefira o auxílio de um sistema automatizado.

Se bem utilizado, o ERP é um dos melhores aliados para a empresa sair do vermelho o mais rápido possível. Ele também ajuda a criar estratégias de crescimento baseando-se em dados confiáveis. Com esse sistema, é possível:

  • visualizar todas as contas a pagar e a receber com facilidade;
  • controlar compras, vendas e estoque;
  • fazer a conciliação bancária com rapidez;
  •  controlar o financeiro;
  • emitir Relatórios Gerenciais.

Lembre-se, no entanto, que o software sozinho não faz milagres: é preciso que a equipe seja devidamente treinada para alimentar o sistema com dados fidedignos.

Enfim, vimos aqui que acompanhar o fluxo de caixa da empresa é fundamental para seu negócio sair do vermelho em 2020. Além de se aprofundar em cada tópico citado e se dedicar ao planejamento, procure utilizar um sistema de gestão como apoio.

Para entender ainda mais sobre a importância de uma gestão empresarial eficiente, descubra como o sistema ERP é decisivo para um ano novo próspero de pequenas e médias empresas.

Este artigo foi produzido pela GestãoClick!

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.