Abrir conta digital grátis Carregando

Meios de pagamento: 5 motivos para flexibilizá-los e ampliar a atuação do seu negócio

Publicado em 03 de fevereiro de 2020 (atualizado em 12 de novembro de 2020)

Tem dúvidas sobre quais meios de pagamento oferecer no seu negócio? Nós te damos 5 motivos para flexibilizar e diversificar as opções de pagamento. Acompanhe!

As pesquisas mostram um perfil de consumidor que vislumbra a transformação da sociedade e impõe novos padrões de comportamento e de negócios. Nesse contexto, a forma como uma marca se posiciona e se flexibiliza para atender um cliente diz muito sobre sua sobrevivência. 

Muitas vezes, é preciso abrir a cabeça para automatizar processos antes, tradicionalmente, manuais. Os meios de pagamento são exemplos de demandas que podem ser flexibilizadas para as atender às exigências desse novo consumidor.

No caso dos pagamentos e das cobranças, além de oferecer opções diversificadas, é importante proporcionar um ambiente de circulação de dados seguro e eficaz. Por consequência, isso pode resultar no aumento das vendas e do faturamento de um negócio. 

Continue a leitura e veja porque flexibilizar os pagamentos do seu negócio. Confira!

5 motivos para ampliar os meios de pagamento de um negócio

1. Mais clientes, mais vendas e mais rentabilidade

Oferecer diferentes formas de pagamentos aos clientes, como boletos, carnês, assinaturas e o Pix, novo meio de pagamento instantâneo, é essencial para garantir a competitividade.

Uma vez que mais meios de pagamentos são incorporados a um negócio, maiores são as possibilidades de atrair clientes e fechar uma venda. Por consequência, a flexibilização de pagamentos traz maior rentabilidade a um negócio.

2. Diferenciação no mercado

Cada vez mais, a concorrência entre soluções de negócio tem afetado o desempenho de marcas e mercados. Atualmente, engane-se quem pensa que oferecer o melhor produto ou serviço é o suficiente para se diferenciar no mercado. É preciso mais do que isso!

Nesse sentido, ter um bom atendimento e relacionamento com o cliente e oferecer diferentes e diversificados meios de pagamentos são exemplos de fatores determinantes no processo de decisão de compra.

3. Redução da inadimplência

5 razões para você ampliar os meios de pagamento do seu negócio

A flexibilização de pagamentos pode proporcionar, também, a redução da inadimplência, uma vez que algumas soluções, como as que permitem parcelamentos, são importantes estratégias para trazer mais conforto na hora de pagar.

Além disso, quando um negócio tem o suporte de uma instituição de pagamentos, os processos de análise de crédito e conferência dos dados são automáticos. Assim, a viabilidade da compra é analisada instantaneamente, o que evita problemas como atraso ou falta de pagamento. 

Outra vantagem é que a instituição de pagamentos fornece notificações via e-mail ou WhatsApp, diminuindo o risco de esquecimento por parte do consumidor.

4. Aumento da escalabilidade da empresa

Em resumo, escalar uma empresa é manejar recursos sem prejudicar a qualidade de produtos ou serviços prestados. Tudo isso expandindo a rentabilidade sem aumentar os gastos a longo prazo.

Nesse sentido, uma instituição de pagamentos pode ser um grande aliado. Ela oferece a possibilidade de aumentar a escalabilidade de um negócio, à medida em que promove a credibilidade. Afinal, o produto ou serviço prestado por empresas precisa ser eficiente e de qualidade. 

5. Segurança nas transações

Instituições de pagamentos possuem tecnologias antifraude e investem constantemente em segurança de dados. Desse modo, o empreendedor garante tranquilidade para os seus clientes na hora de comprar, e evita uma série de problemas na hora de vender.

Tecnologias como criptografia de dados, firewalls, certificados digitais e sistemas antivírus são soluções que garantem maior segurança às transações.

Por que usar uma instituições de pagamento para flexibilizar cobranças?

O processo de automação financeira para a emissão de cobranças pode ser feito por uma instituição de pagamento. Elas possuem plataformas prontas, especialmente desenvolvidas para beneficiar empreendedores e clientes. 

Dessa forma, o empreendedor não precisa realizar contrato com grandes bancos ou instituições financeiras burocráticas. Na outra ponta, seus clientes têm a possibilidade de escolher os meios de pagamento que mais condizem com sua realidade, uma vez que a instituição de pagamentos oferece várias soluções em um único sistema. 

Dessa forma, a instituição de pagamentos fica responsável por interligar empresas e instituições financeiras, cuidando de todo o processo por trás de um recebimento. Isso vai desde a coleta de dados à finalização da operação. 

Meios de pagamento que você pode oferecer

É bem simples: quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, maiores são as chances de oferecer aquela que mais atrai seu cliente. E a maneira mais fácil de flexibilizar os meios de pagamento é optando pelas instituições financeiras.

A Gerencianet, por exemplo, oferece uma gama de soluções com diversas opções de meios de pagamento:

  • Boleto: é um dos meios de pagamento mais conhecidos e consolidados no mercado. Inclusive, essa é a segunda forma de pagamento mais popular. Possui emissão simples e ágil e baixo custo para o empreendedor, que só paga tarifas em caso de pagamento confirmado.
  • Carnê: é uma alternativa interessante para compras de maior valor, porque permite a divisão do valor em um número determinado de boletos (que formam o carnê). Esse tipo de cobrança é interessante porque permite o acréscimo de juros e multas por atraso.
  • Link de pagamento: essa é a solução da Gerencianet para vender por cartão de crédito ou boleto. Por meio do link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail ou pelas redes sociais, ou por meio de um botão de pagamento, o cliente pode optar pelo meio mais interessante. Caso opte pelo cartão, pode parcelar a compra normalmente, como se tivesse utilizando uma maquininha, por exemplo.
  • Assinaturas: essa opção é interessante para negócios recorrentes. Assim, todo mês (ou na periodicidade escolhida), o cliente pode receber boletos ou cobranças no cartão de crédito de forma automática.
  • Pix: essa é a grande novidade do Banco Central. O novo sistema de pagamentos instantâneos permite pagamentos e transferências entre contas em menos de 10 segundos. E o melhor: funciona 24h, 7 dias por semana, inclusive aos finais de semana. O Pix é alternativa condizente com os novos tempos, que promete revolucionar as formas de pagamento.

VEJA TAMBÉM: Gerencianet é confiável? Conheça a conta digital para empreendedores e tire suas dúvidas

Como escolher a melhor instituição de pagamentos para seu negócio?

Por fim, para escolher a plataforma de gestão de cobranças certa, é preciso procurar uma instituição que seja capaz de oferecer todas as funcionalidades importantes para o dia a dia do seu negócio, sem burocracias. 

Isso inclui: diversos meios de pagamentos, recursos para reduzir a inadimplência e protocolos de segurança a fim de proteger as transações realizadas entre seu cliente e você. Da mesma forma, é essencial buscar por uma instituição cujas tarifas sejam vantajosas em relação aos benefícios oferecido. Assim, a flexibilização fará sentido.

Ao optar por uma boa plataforma, você elimina uma série de burocracias e otimiza toda a rotina financeira; além de reduzir custos. Pense nisso!

Enfim, veja como a Gerencianet, instituição de pagamento autorizada pelo BC, tem as melhores soluções para ajudar na redução de custos de um negócio.

Categoria

Conta Digital

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK