Finanças e Gestão

6 ferramentas da Efí para gestão financeira que prestadores de serviços precisam conhecer

Criado em 22 de jan. de 2020

(Atualizado em 5 de dez. de 2023)

Sabia que a ineficiência na gestão financeira é um dos principais problemas para um negócio? Não tem jeito: dos pequenos aos grandes negócios, todos precisam de ferramentas e estratégias de gestão financeira bem feitas para garantir a vitalidade da empresa.

A Efí Bank, conta digital PJ especialista em soluções para cobranças, oferece uma série de recursos para facilitar a gestão financeira dos prestadores de serviço.

Com a junção de bank e tech da Efí, você tem uma conta digital PJ com alta tecnologia em meios de pagamento e os mais modernos recursos para cobrar dos seus clientes, receber com agilidade e administrar as finanças do seu negócio em um só lugar.

É isso que você tem procurado? Então, vem com a gente conhecer alguns recursos que vão trazer mais controle sobre os pagamentos e descomplicar a sua gestão financeira.

Mas antes, o que envolve uma gestão empresarial?

Em resumo, a gestão empresarial é um processo que leva a empresa a estruturar processos, identificar problemas e antecipar soluções. Assim, é possível estar alinhado ao que, de fato, impacta na produtividade e nos resultados.

Uma boa gestão empresarial depende, sobretudo, da figura de um ou mais gestores com a função de, basicamente: 

  • desenvolver um plano de negócio;
  • definir um planejamento estratégico;
  • gerir, orientar e acompanhar o desenvolvimento de funcionários.

Porém, esse trabalho não é feito apenas por intuição ou seguindo uma fórmula pronta. Dia após dia, novos desafios irão surgir. Nesse momento, é interessante estar cercado de bons profissionais e parceiros para ganhar agilidade e eficiência na busca por soluções e é aqui que entra a Efí!

6 ferramentas de gestão da Efí para facilitar a rotina da sua empresa

Emissão e controle de recebimentos

Imagem do boleto físico sobre um fundo laranja. Acima do boleto, a representação em 3D do logo do Pix e do QR Code.

Conte com um combo de soluções para emitir cobranças com praticidade e tenha controle total sobre os pagamentos recebidos, cobranças a vencer e clientes inadimplentes

São diversos meios de pagamento em um só app, para que você possa usar o que mais combina com o seu negócio e com o seu cliente:

💠 Pix: receba por chave Pix ou QR Code e receba na hora, 24 horas, todos os dias do ano. São até 30 recebimentos de Pix sem custo para você aproveitar.

📄 Boleto: emita quantos boletos precisar e pague apenas pelos confirmados. Você pode configurá-los com descontos para pagamentos adiantados e juros e multa para pagamentos em atraso.

🔥 Bolix (boleto + Pix): gere boletos e carnês com código de barras + QR Code Pix e deixe que seu cliente escolha como quer pagar. Pelo Pix, você recebe na hora.

📄 Carnê: emita vários boletos de uma só vez e venda parcelado em até 24x para seu cliente.

📅 Assinatura: crie planos de assinaturas mensais, trimestrais, semestrais e até anuais para receber pagamentos de forma recorrente via boleto bancário ou cartão de crédito.

🔗 Links de pagamento: gere links de pagamento para vender à distância na internet e receber à vista no boleto ou em até 12 vezes no cartão de crédito, sem precisar de site ou maquininha.

💱 Split de pagamento: faça o repasse automático de pagamentos por boleto, cartão e Pix entre dois ou mais recebedores.

🛒 Checkout transparente: integre o checkout transparente na sua loja, personalize a tela da cobrança e dê ao seu cliente uma experiência mais transparente de pagamento via cartão de crédito e sem redirecionamentos para outro site.

Demonstrativo de pagamentos recebidos

Todo e qualquer pagamento recebido por um negócio sob gestão de cobranças da Efí possui demonstrativos fáceis e práticos de serem visualizados.

Isso dá mais segurança ao empreendedor e, ao mesmo tempo, garante o controle das movimentações financeiras. Do outro lado, o cliente sabe que, em caso de dúvidas ou inconsistências, possui a garantia de ter todas as suas movimentações monitoradas e registradas.

Emissão de cobranças em lote

Outro recurso interessante é a emissão de cobranças em lote, especialmente para quem lida com muitos clientes. Com o intuito de agilizar o processo de cobrança de prestadores de serviços com características semelhantes, a Efí desenvolveu essa alternativa para facilitar a gestão empresarial. 

A emissão realizada em lote é possível quando os dados da fatura, como valor, item de cobrança, data de vencimento e forma de envio, forem os mesmos para todos eles.

Aqui, você pode emitir cobranças em lote via arquivos remessa no padrão CNAB 240, planilhas ou integrando as APIs da Efí ao seu sistema.

Você também pode se interessar por:
🔸 Cadastre, importe ou crie grupos de clientes para simplificar a emissão em escala.
🔸 Cadastre itens de cobrança (seus produtos) na hora da emissão e/ou salve no catálogo com um sistema de busca fácil que agiliza a sua emissão.

Ferramenta de “usuários secundários”

Já a ferramenta de “usuários secundários”, que também é conhecida como “sub usuários”, foi criada para ajudar na organização financeira de empreendedores que compartilham a gestão com mais pessoas.

O acesso pode ser controlado pelo usuário principal, que consegue definir o tipo de permissão concedida aos demais usuários. Assim, é possível optar por conceder acesso apenas às seções específicas da plataforma, com a criação de um login e uma senha própria para isso.

Geração de diversos relatórios

Relatórios de cobrança na Conta Digital Efí Bank

A Efí tem uma ferramenta de geração simplificada de relatórios, de forma gratuita e ilimitada. 

Com ela, é possível, por exemplo, gerar um relatório nos formatos CSV, XLS, Json e PDF, com informações como códigos de barras, links da cobrança e dados completos dos clientes.

Gestão de inadimplência

A inadimplência é uma realidade recorrente em qualquer tipo de negócio. Porém, a forma como uma empresa se relaciona com o cliente inadimplente é um item primordial para reverter essa situação.

Nesse contexto, a Efí tem recursos interessantes, como a régua automática de cobranças. Com esse recurso, você pode configurar disparos de lembretes sobre a data de vencimento e atrasos para os seus clientes.

Outro recurso para fazer a gestão de clientes inadimplentes é compartilhar as cobranças pelo WhatsApp. Esse recurso pode ser interessante quando o cliente está com o status “aguardando” ou “inadimplente” no sistema.

+ O que é inadimplência e como a Efí te ajuda a reduzir esse problema?

Com tantos recursos em um só aplicativo, você pode simplificar (e muito!) a sua gestão financeira e ter mais tempo livre para se dedicar ao que mais importa: o crescimento da sua empresa.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.