Abra sua conta grátis Carregando

6 ferramentas de gestão da Gerencianet que você precisa conhecer

Publicado em 22 de janeiro de 2020 (atualizado em 05 de fevereiro de 2020)

Recentemente, o IBGE divulgou um dado curioso e, ao mesmo tempo, preocupante: pelo quarto ano consecutivo, o Brasil fechou mais empresas do que abriu. Segundo especialistas, um dos motivos que podem levar uma empresa a fechar é uma gestão empresarial ineficiente. Não tem jeito: dos pequenos aos grandes negócios, nenhum está livre de problemas. Por isso, dentre as estratégias para garantir a vitalidade de um negócio está a adoção de ferramentas de gestão.

A Gerencianet, especialista em soluções para cobranças, oferece uma série de recursos para facilitar a gestão financeira de um negócio. Isso porque, por mais que se ofereça um bom produto e um serviço diferenciado, uma empresa não se sustenta apenas com isso. 

Nesse sentido, é preciso trilhar um caminho de boas decisões que, muitas vezes, podem ser difíceis de serem tomadas. A Gerencianet tem a junção da experiência de mercado e da tecnologia para proporcionar soluções por meio de diversas ferramentas de gestão. 

Por isso, confira os recursos que destacamos a seguir para facilitar a gestão do seu negócio. Continue a leitura!

O que é uma gestão empresarial?

Em resumo, a gestão empresarial é um processo que leva a empresa a estruturar processos, identificar problemas e antecipar soluções. Assim, é possível estar alinhado ao que, de fato, impacta na produtividade e nos resultados. Uma boa gestão empresarial depende, sobretudo, da figura de um ou mais gestores com a função de, basicamente: 

  • desenvolver um plano de negócio;
  • definir um planejamento estratégico;
  • gerir, orientar e acompanhar o desenvolvimento de funcionários.

Porém, esse trabalho não é feito apenas por intuição ou seguindo uma fórmula pronta. Dia após dia, novos desafios irão surgir. Nesse momento, é interessante estar cercado de bons profissionais e parceiros para ganhar agilidade e eficiência na busca por soluções. 

A Gerencianet é um desses parceiros que atuam diretamente com diferentes negócios, uma vez que oferece ferramentas de gestão aderentes a diferentes perfis. Conheça alguns recursos disponíveis em nossa plataforma, capazes de facilitar a gestão empresarial de uma forma simples e prática.

6 ferramentas de gestão da Gerencianet para facilitar a sua vida

Gestão completa de cobranças

A Gerencianet conta com uma plataforma completa para gerir cobranças de diferentes maneiras. Boletos, carnês e assinaturas são três exemplos de modalidades de pagamento com bastante adesão do público, e que podem ser geradas de maneira simplificada. 

O boleto é uma opção muito popular, principalmente para aqueles clientes conhecidos como “desbancarizados”, ou seja, que não possuem conta em banco. Por meio dessa modalidade de pagamento, é possível oferecer descontos, o que estimula o pagamento à vista. 

Já o carnê é a segunda forma de pagamento mais popular entre as compras no crédito, segundo uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.

Enquanto o boleto é um documento que permite cobrar por uma compra à vista, em uma única operação, o carnê é uma sequência de boletos. Com o carnê é possível, por exemplo, cobrar prestações mensais sobre a contratação do serviço. 

As assinaturas são exemplos de métodos automáticos de mensalidades que seguem a periodicidade e a data de vencimento escolhida pelo cliente. Esse processo elimina o trabalho de emitir a cobrança e enviá-la frequentemente. Com isso, é possível emitir o pagamento com um número de parcelas definidas ou por tempo indeterminado. Legal, né?

Demonstrativo de pagamentos recebidos

Todo e qualquer pagamento recebido por um negócio sob gestão de cobranças da Gerencianet possui demonstrativos fáceis e práticos de serem visualizados. Isso dá mais segurança ao empreendedor e, ao mesmo tempo, garante o controle das movimentações financeiras. Do outro lado, o cliente sabe que, em caso de dúvidas ou inconsistências, possui a garantia de ter todas as suas movimentações monitoradas e registradas.

Emissão de cobranças em lote

Outro recurso interessante é a emissão de cobranças em lote, especialmente para quem lida com muitos clientes. Com o intuito de agilizar o processo de cobrança de pagadores com características semelhantes, a Gerencianet desenvolveu essa alternativa para facilitar a gestão empresarial. 

A emissão realizada em lote é possível quando os dados da fatura, como valor, item de cobrança, data de vencimento e forma de envio, forem os mesmos para todos eles.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Ferramenta de “usuários secundários”

Já a ferramenta de “usuários secundários”, que também é conhecida como “sub usuários”, foi criada para ajudar na organização financeira do cliente da Gerencianet. Ela permite o cadastro de outras pessoas para acessarem a sua conta.

O acesso pode ser controlado pelo usuário principal, que consegue definir o tipo de permissão concedida aos demais usuários. Assim, é possível optar por conceder acesso apenas às seções específicas da plataforma, com a criação de um login e uma senha própria para isso.

Geração de diversos relatórios

A Gerencianet tem uma ferramenta de geração simplificada de relatórios, de forma gratuita e ilimitada. 

Com ela, é possível, por exemplo, gerar um relatório nos formatos CSV, XLS, Json e PDF, com informações como códigos de barras, links da cobrança e dados completos dos clientes.

Gestão de inadimplência

A inadimplência é uma realidade recorrente em qualquer tipo de negócio. Porém, a forma como uma empresa se relaciona com o cliente inadimplente é um item primordial para reverter essa situação. Nesse contexto, a Gerencianet tem recursos interessantes, como o disparo de e-mails personalizados automáticos. Esse recurso ajuda a lembrá-lo sobre a data de vencimento ou informá-lo que uma cobrança está em aberto. É possível ainda inserir tags para personalizar a mensagem e salvar modelos de e-mails para envio posterior.

Outro recurso para fazer a gestão de clientes inadimplentes é compartilhar boletos, carnês e parcelas de carnês por WhatsApp. Esse recurso pode ser usufruído quando o cliente está com o status “aguardando” ou “inadimplente” no sistema.

Mais do que estar atento à questão da inadimplência, a gestão de um negócio esbarra com diversas posturas que podem ser melhoradas constantemente. Por isso, aproveite e veja como a Gerencianet pode te ajudar a melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.