Finanças e Gestão

4 erros mortais na gestão financeira do seu negócio que você deve evitar

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

A saúde financeira empresarial é um indicador de extrema relevância para os negócios. Por meio dela, é possível identificar a situação atual de seu negócio e saber se tudo está correndo bem. Além disso, pode ajudar a projetar os próximos passos em busca do crescimento sustentável. Contudo, devido à falta de informações ou mesmo experiência em gestão, alguns erros na gestão financeira comuns são constantemente cometidos no negócio. Muito deles são, inclusive, fatores apontados em estudos das taxas de mortalidade das empresas no Brasil, como os realizados pelo Sebrae e IBGE. Nesse cenário, é importante ter conhecimento sobre as falhas mais comuns cometidas para evitar que a sua companhia torne-se parte destas estatísticas.

Para ajudá-lo a manter a saúde da sua empresa, confira no artigo quais erros na gestão financeira o que você deve evitar:

1. Manter finanças pessoais e da empresa como se fossem únicas

A empresa é sua. Porém, o dinheiro dela não! É preciso ter em mente que o início de todo negócio é trabalhoso e nem tudo o que você recebe é lucro. Além disso, é necessário sempre investir para que seu negócio cresça. Nesse sentido, utilizar do caixa da empresa para pagar suas contas pessoais é um dos principais erros da gestão financeira. 

A dica para lidar com esta questão é definir um salário mensal a ser pago por sua função na empresa, assim como a qualquer outro funcionário. Porém, seja ponderado ao definir este valor. Lembre-se que ele crescerá conforme o sucesso de seu negócio e, no início, é necessário abrir mão de algumas coisas.

2. Não atualizar, acompanhar e projetar o seu fluxo de caixa

Apesar de ser uma ferramenta sempre citada quando o assunto é gestão financeira, o fluxo de caixa e seu gerenciamento é ainda um grande problema para muitas empresas. Os erros podem estar na falta de atualização constante, no acompanhamento, análise e até mesmo em projeções equivocadas.

Manter o controle dos valores de entrada e saída, organizar as despesas, separando-as por categorias e dos investimentos, estar atento aos índices de inadimplência e respectivos motivos, bem como projetar mensal, trimestral e semestralmente as finanças de seu negócio evita surpresas desagradáveis. Além disso, este trabalho, quando bem executado, auxilia na identificação de uma série de fatores. Pode-se citar como exemplo, indicar a necessidade de redução de custos, otimização de processos e ajustes no modelo de negócio.

3. Definir erroneamente os custos dos produtos ou serviços ofertados

Não basta querer cobrar um valor alto por seus produtos ou serviços, ou se diferenciar pelo preço, ofertando-o mais baixo que o mercado. Isso não garantirá o aumento das vendas, tampouco a lucratividade da companhia. Para esta definição é necessário avaliar o custo de operação do negócio. Para isso, considera-se o processo produtivo, logística, mão de obra, infraestrutura, administração e demais questões específicas à sua empresa. Acompanhar como seus concorrentes precificam seus produtos e serviços, levando em consideração a especificidades, é uma boa maneira de mensurar sua decisão.

4. Não contar com capital de giro para investir no crescimento do negócio

Não basta ter o dinheiro para abrir o negócio. É necessário fazer com que o capital de giro ajude a empresa a continuar crescendo e assuma autoridade no mercado. Não investir no crescimento da sua empresa é um grave erro de gestão financeira. Não investir pode levar a sua empresa a estagnar ou mesmo se endividar quando uma situação inesperada surgir. Portanto, não conte somente com empréstimos realizados pelos bancos. Lembre-se que as taxas e juros de empréstimos são altas, além das instituições financeiras serem rigorosas para liberação de crédito. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar!

Estes são apenas 4 de uma extensa lista de erros na gestão financeira do seu negócio que deve ser evitada. Contudo, o que se pode tirar como lição é que a organização e o planejamento são instrumentos fundamentais para o sucesso. Por isso, trabalhe-os desde o início evitando, assim, consequências negativas para o seu negócios!

E você, conhece outra falha financeira ou possui alguma dúvida sobre como resolver uma questão pontual em seu negócio? Siga e comente nas redes sociais  Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.