Finanças e Gestão

Educação financeira para negócios: 5 dicas realistas de especialistas

Criado em 28 de nov. de 2023

(Atualizado em 28 de nov. de 2023)

Prepare-se: o seu curso de educação financeira vai começar! Além de te dar dicas de finanças para iniciar no universo financeiro, chamamos dois especialistas na área para completar nossa missão. 

Denis Silva, Diretor de Crédito e Captação na Efí Bank, e Gabrielle Gemelli, Gerente de Negócios Transacionais (também na Efí Bank), que nos ajudam a tomar decisões econômicas estratégicas. 

Vamos ver os destaques do 7º episódio do podcast Efícientes? Continue a leitura e tome nota das dicas. 😉

Começando com uma reflexão rápida: como a educação financeira chegou até você? 

Quem te deu a primeira aula de educação financeira? Foi a vida e seus boletos, não é mesmo? 😂

Mas, pensando bem, seria ótimo se aprendêssemos sobre dinheiro desde cedo, lá na escola.

Os conceitos básicos e as dicas de finanças poderiam ser um manual prático para ajudar os jovens a se prepararem para o mundo do trabalho e economizarem suas finanças para conquistar os primeiros bens. 

A pesquisa realizada Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostra bem que precisamos entrar no universo financeiro desde cedo: 4 em cada 10 brasileiros estariam com endividamento.

Dados da pesquisa sobre educação financeira no Brasil. É preciso conhecer as dicas de finanças.

Educação financeira básica é como um GPS nas empresas

Essa mesma reflexão sobre educação financeira é ainda mais importante para empreendedores.

Principalmente para quem empreende, esse conhecimento não é só um diferencial, é uma bússola essencial para o sucesso.

Saber equilibrar as contas, entender as oscilações do mercado e antecipar tendências são passos cruciais no empreendedorismo.

Denis e Gabrielle, sabem o que falam. Por isso, a gente separou as 5 estratégias dos nossos especialistas que são interessantes para seu negócio! 

As 5 orientações realistas dos especialistas Efí

1. É proibido achar! Conheça os indicadores econômicos básicos

Você já parou para pensar que tomar decisões baseadas em achismos é como dirigir de olhos vendados? Essa prática pode levar a resultados desastrosos.

Por isso, começar a educação financeira observando o cenário de indicadores é a chave para tomar decisões mais certeiras. Para Gabrielle, a taxa Selic é como um farol no caminho do empreendedor. 

“A Selic é taxa mãe da economia. Se você quer ampliar seu negócio, mas você tem que pegar dinheiro do banco, quanto mais alta essa taxa, maior sua despesa financeira, uma parcela mais alta.”

Gabrielle Gemelli

Então, siga mais uma das nossas dicas de finanças: olhar para a Selic ajuda a prever e se antecipar às mudanças do mercado.

💡 Taxa Selic é um indicador básico de juros que serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado financeiro.

2. Tire o seu salário, empreendedor

Uma forma de organizar as finanças de quem empreende é tirar o próprio salário, ou seja, separar uma parte do faturamento da empresa para remunerar o trabalho realizado.

Além disso, essa prática permite ter uma visão mais clara dos custos e lucros do negócio, evitando misturar as contas pessoais com as da empresa.

“Tire o seu salário, mensure quanto você pagaria pelo seu serviço. Não ter essa despesa já prevista pode acabar prejudicando até o andamento da empresa, porque vai tirando aos poucos e acaba comprometendo o fluxo de caixa.”

Denis Silva

3. Investir é para empresários, sim!

Além de fazer o dinheiro trabalhar para você, investir pode ser um escudo contra as incertezas econômicas. Outra dica é saber identificar o momento econômico favorável para investir.  Assim, você pode aproveitar as oportunidades e obter melhores resultados.

“O empresário tem que ter duas linhas de investimento. Uma é para o negócio, o recurso que vá manter o negócio crescente, seja em um CDB ou Tesouro. A outra é para um contencioso. Se você tem 13º dos funcionários para pagar, coloque para trabalhar todo mês, não deixe na conta-corrente parado.”

Denis Silva

💡 Veja também: Empreendedores de sucesso: 5 segredos do CEO da Efí Bank

4. Poupar dinheiro nas empresas? Sim, é possível

Aqui vai uma boa regra na educação financeira do seu negócio: estabeleça metas realistas, pois assim você pode planejar seus investimentos e acompanhar seus resultados.

Outra dica é cortar despesas desnecessárias, já que isso ajuda a reduzir seus custos e aumentar sua lucratividade.

“Uma boa dica de finanças é colocar sua reserva de emergência dentro do seu planejamento. Se deixar por último, não vai sobrar. Se já tá no fluxo de caixa que vai guardar um X valor todo mês, se comprometa a isso.”

Gabrielle Gemelli

Claro que você não vai cortar o café e a água completamente ou pensar em metas inalcançáveis. Poupe, nem que seja um pouco. Algumas dessas dicas de finanças podem te ajudar:

  • em primeiro lugar, revise os contratos com fornecedores, clientes e parceiros e negocie melhores condições de pagamento, prazos e descontos. 
  • além disso, adote práticas sustentáveis, como o uso de lâmpadas LED, a reciclagem de materiais e o incentivo ao home office.
  • por fim, crie uma cultura de economia na empresa, envolvendo todos os funcionários. 

5. Diversificar clientes pode te salvar!

Diversifique seus clientes. Não tenha somente grandes e poucos porque, se der um problema ali com ele, isso vai impactar demais o seu negócio.”

Gabrielle Gemelli

Ou seja, é bom buscar atender também clientes menores, mas que tenham potencial de crescimento e fidelidade. Assim, você cria uma carteira de clientes mais equilibrada e segura, que pode te trazer mais oportunidades e rendimentos no futuro.

Para ficar ainda mais por dentro: glossário da educação financeira 

glossario-dicas-educacao-financeira

Agora que você viu alguns dos melhores momentos desse episódio do Efícientes sobre educação financeira, vamos dar uma olhada em alguns dos termos falados pelos convidados. 😉 

  • ALM

O Asset and Liability Management (Gestão de Ativos e Passivos) é uma estratégia que busca equilibrar os riscos e os retornos das operações financeiras.

  • CDB

É o Certificado de Depósito Bancário. Título emitido pelos bancos para captar recursos dos investidores.

  • CDI

É o Certificado de Depósito Interbancário. Taxa que reflete o custo do dinheiro entre os bancos e serve como referência para diversos investimentos.

  • Copom

O Comitê de Política Monetária é um órgão do Banco Central que se reúne aproximadamente a cada 45 dias para deliberar sobre a taxa Selic.

  • FGC

O Fundo Garantidor de Crédito protege os investidores em caso de falência das instituições financeiras. A garantia é de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição.  

  • IPCA

É a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo que mede a inflação oficial do país. No básico da educação financeira, esse termo é um dos mais importantes!

  • IPO

Significa Oferta Pública Inicial. Processo pelo qual uma empresa abre seu capital na bolsa de valores pela primeira vez.

  • Payback

É o tempo necessário para recuperar o investimento inicial de um projeto ou negócio, indicando quando os fluxos de caixa positivos igualarão o investimento.

  • Spread

É a diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos nos empréstimos.

  • Taxa CET

Por fim, a Taxa CET é o Custo Efetivo Total. Taxa que engloba todos os encargos e despesas de uma operação de crédito ou financiamento.

Tem mais no episódio especial do Efícientes

Até aqui, deu para entender melhor que educação financeira é um dos temas mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio, certo? 

É nesse contexto que o podcast Efícientes explica ainda mais os conceitos e dicas de finanças realistas para empreendedores!

Você viu só um pouquinho do episódio por aqui, então, vale ver (ou ouvir) o episódio completo no YouTube ou em diversos aplicativos de podcasts como o Spotify, Deezer ou Amazon

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.