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Entenda como facilitar e manter um bom controle de estoque

Publicado em 02 de outubro de 2014 (atualizado em 30 de outubro de 2019)
Um homem usando um tablet no setor de estoque

Uma das mais importantes áreas dentro de um processo comercial e que comumente é negligenciada pelos gestores, é o setor de estoque. Ele é imprescindível para as vendas e precisa ser gerenciado com maestria. Estoque é dinheiro, e deve ser tratado como um saldo na conta bancária: com muito cuidado e atenção. Cada item não contabilizado no seu estoque é dinheiro perdido. Por isso, um controle de estoque ruim pode comprometer todas as outras ações desenvolvidas a fim de conquistar o consumidor.

E para que você não cometa deslizes como este, separamos nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a gerenciar o estoque da melhor maneira possível! Confira abaixo!

Organize e padronize o estoque

Organização é peça-chave para que o controle do seu estoque funcione. Separe suas reservas em categorias e subcategorias e deixe os itens com maior rotatividade na frente dos demais. Essa estratégia auxilia na agilidade do atendimento do estoque às outras áreas da empresa. Ela ainda como permite que o responsável fique de olho para identificar quando determinados itens estiverem acabando.

Se houver falhas na organização do estoque também haverá no desenvolvimento de outras ações. Por isso, deixe tudo organizado. A contagem dos produtos tem de ser precisa. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis na hora do fechamento da venda ou envio do item ao cliente. Padronize as informações por: quantidade, cor, tamanho, fabricante e etc, para facilitar o controle.

Faça um inventário das suas reservas

Ter um inventário dos produtos é essencial. Inventariar um estoque é fazer um levantamento de tudo o que há nele, confrontando com o seu controle interno. Ele ajuda a detectar possíveis furos e falhas no controle e a reorganizar tudo.

Para evitar duplicidade no seu controle de estoque, escreva um pequeno manual de padronização para códigos e descrições de produtos. Ao realizar o inventário, verifique se essas informações estão corretas e faça as correções necessárias. Essa medida garantirá que você não fique com excesso de produtos de reserva. Além disso, facilita as trocas e evita a venda daquilo que não possui — falha muito comum em estoques desorganizados.

Analise suas demandas

Estoque tem tudo a ver com vendas, portanto, verifique periodicamente os relatórios de vendas e compare-os com os relatórios do estoque. Quais produtos são mais vendidos? Quais itens precisam ser repostos com mais frequência no estoque? Tendo essas informações em mãos, você consegue direcionar seus esforços para manter seu estoque com mais itens que tenham uma maior rotatividade e menos itens com menor rotatividade.

Comprar e estocar de acordo com o que é mais procurado fará com que o giro dos seus produtos seja maior e pode aumentar as vendas. Assim, você equilibra suas contas e dispõe de uma gestão mais eficaz.

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Invista em controle da qualidade

Os processos de controle da qualidade são perfeitos para quem deseja manter um estoque bem organizado e enxuto. Caso você não tenha conhecimento suficiente, invista na contratação de um profissional para mapear os fluxos, desenhar os processos e as instruções de trabalho e treinar sua equipe para a gestão da qualidade. Além de um estoque bem organizado, você terá uma equipe mais eficaz e uma produção mais eficiente.

Se você trabalha com produtos perecíveis, gerencie seu estoque de olho nos vencimentos das mercadorias.  Mas, se o produto for roupas, lembre-se de ficar de olho nas estações e tendências de mercado e moda. Cuide para que estes produtos saiam no tempo certo e não fiquem “encalhados” no estoque.

Faça promoções

De tempos em tempos dê uma conferida no estoque e verifique quais são os produtos que saem menos. Crie ofertas especiais para estimular a saída deles.

Uma boa estratégia é fazer kits de produtos que estejam dentro de uma mesma ideia e vendê-los com um preço menor. Assim, além de tirá-los do seu depósito, você ainda aumentará o valor médio de compra da sua loja virtual.

Movimente seu estoque

Pense em seu estoque como dinheiro. Em movimentação, você ganha; parado, você deixa de ganhar ou perde. Por isso, ele precisa ser bem administrado para fazer com que seus investimentos deem altos dividendos. Fique atento à valorização e à manutenção de seu depósito para fazer com seus rendimentos fiquem cada dia maiores!

Muitos itens que ficam por muito tempo no estoque perdem suas garantias, não podendo ser mais utilizados na produção. Faça uma varredura no seu estoque pelo menos a cada seis meses e retire os produtos que não servem mais. Doe-os para alguma instituição de caridade, venda-os a preços baixos para os funcionários ou dê algum outro destino ambientalmente responsável para eles. Além do espaço liberado para novos itens, você deixará de se preocupar com o supérfluo para se concentrar no que realmente traz resultados para a sua empresa.

Tenha um bom sistema de controle de estoque

A não ser que a sua empresa seja bem pequena e consiga manter seus estoques bem controlados por meio de uma planilha simples, invista em um software de gestão de estoques que atenda às suas necessidades. Utilize sistemas de gestão informatizados para evitar falhas e erros de gerenciamento do estoque. Verifique se ela oferece a possibilidade de cadastro ilimitado de produtos.  As tecnologias existem para dinamizar ações e facilitar a vida dos gestores, portanto, use-as a seu favor. Lembre-se que ele pode ajudar nos seguintes quesitos:

  • maior agilidade na consulta de produtos disponíveis;
  • aumentar o desempenho da sua equipe;
  • controlar de forma mais efetivas as suas reservas;
  • evitar o retrabalho e os inventários frequentes.

Alguns desses sistemas até enviam um aviso ao fornecedor quando é preciso repor determinada matéria-prima, desobrigando você e sua equipe dessa tarefa.

Fazer o controle de estoque requer uma equipe metódica, que goste de fazer controles e manter tudo registrado nos mínimos detalhes. Curtiu nossas dicas? Então compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais!

Categoria

E-commerce

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