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Contabilidade: como conquistar novos clientes para seu negócio

Publicado em 04 de setembro de 2015 (atualizado em 17 de abril de 2019)
Como conquistar novos clientes para seu negócio de contabilidade

Manter a contabilidade em dia em empresas de qualquer tamanho é uma tarefa burocrática e que demanda tempo. Por isso mesmo, grande parte delas terceirizam esse tipo de serviço para escritórios e profissionais especializados.

Mas para conquistar novos clientes e manter os atuais, é necessário oferecer um serviço de excelência. Além disso, é preciso apresentar alguns diferenciais. Afinal, a área está cada vez mais competitiva.

Por isso, separamos algumas dicas para você que quer ampliar seu negócios e aumentar o número de clientes:

Mantenha-se atualizado

O profissional de contabilidade deve estar sempre atento às atualizações de leis e diretrizes municipais, estaduais e federais que interferem na contabilidade dos seus clientes. Como qualquer lei, elas podem ser atualizadas constantemente e você precisa conhecer as novas regras imediatamente. Por isso, é muito importante acompanhar de perto as instituições regulamentadoras que podem interferir nas atividades contábeis.

Outra dica importante é acompanhar os órgãos de classe da profissão. Eles sempre oferecem cursos e palestras de reciclagem. O importante é estar sempre atento e não ficar desatualizado para não prejudicar seu cliente.

Quanto mais conhecimento, melhor

Hoje em dia, manter a contabilidade do seu cliente em dia não é mais suficiente. Ele espera também que você possa orientá-lo, sugerir melhorias e, claro, fazer com que ele economize. Por isso, o contador que possui conhecimentos em administração, inglês e informática, entre outros, está na frente de seus concorrentes.

Muitos contadores também estão buscando especializar-se em uma área de atuação. Se você quer seguir esse caminho, analise qual o tipo de negócio é mais comum na sua região e estude a fundo todas as regras e leis relativas àquele determinado negócio. A especialização será um atrativo a mais para os empresário daquele ramo de atuação, sem significar que você precisa dispensar outros tipos de clientes.

Automatize-se

Possuir o sistema informatizado é fundamental para seu negócio. As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado ajudam você a se organizar e realizar as atividades mais facilmente. Isso faz com que o trabalho renda mais e você consiga atender um número maior de clientes.

Divulgue

Manter um site atualizado, com informações sobre os tipos de serviços prestados, nome das empresas atendidas e dados de contatos ajuda a passar credibilidade e confiança para possíveis novos clientes. Como a contabilidade é uma atividade fundamental para o bom andamento de qualquer negócio, as pessoas precisam se sentir segura com relação ao seu trabalho e sua honestidade. Por isso, manter canais oficiais e estar acessível é muito importante.

Mas você pode ir além e manter uma página em mídias sociais para compartilhar dicas sobre a área e tirar dúvidas de seus seguidores. É um trabalho que pode não apresentar resultados imediatos, mas em médio e longo prazo pode trazer um número grande de novos clientes.

Facilite a cobrança

Muitas pessoas desistem de comprar produtos ou contratar serviços pela dificuldade que encontram no momento do pagamento. Além disso, o trabalho de um contator já possui muitas atividades. Portanto, fazer a cobrança e controlar os pagamentos de clientes não pode ser uma delas. Por isso, a Gerencianet desenvolveu várias formas de cobranças recorrentes justamente para ajudar os prestadores de serviços que recebem mensalmente.

De acordo com o perfil do seu cliente, você pode optar por gerar um carnês com até 12 parcelas, boletos que são enviados automaticamente todo mês ou qualquer outra periodicidade, ou fazer a cobrança por débito automático no cartão de crédito da pessoa ou empresa. A Gerencianet pode ser integrada ao seu sistema para que a cobrança e baixa sejam realizadas de forma automática, poupando ainda mais seu tempo. Conheça mais detalhes aqui.

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