Marketing e Vendas

Como usar o SMS a favor do seu negócio

Criado em 31 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Campanhas de marketing

A maioria das pessoas possui dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e os utilizam bastante ao longo do dia. Por isso, torna-se essencial para as empresas se adaptarem às ferramentas mais convenientes para alcançar os consumidores. E é aí que aparece o SMS como um método eficiente para divulgar promoções, ofertas e novos produtos ou serviços. Segundo o perfil e as preferências do cliente, tudo deve ser previamente bem analisado pela companhia remetente.

O canal acaba se tornando estratégico, porque as pessoas podem acessar seu dispositivo em qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, em termos de alcance, a sua ação de marketing tem  chances de ser bem-sucedida.

Lembretes de compromisso

Se a relação entre sua empresa e a clientela for pautada em certos compromissos, o SMS pode ser muito adequado para lembrar sobre os locais e as datas dos encontros. Uma academia, por exemplo, pode informar que excepcionalmente em certos feriados não funcionará. Já um consultório pode contatar os pacientes a fim de lembrá-los sobre consultas previamente agendadas. Por sua vez, uma instituição de ensino pode avisar aos alunos sobre aulas desmarcadas. A ideia aqui decorre da oferta de conforto aos clientes. Dessa forma,eles valorizem muito mais a relação com a empresa a partir desses cuidados.

Informes de inadimplência ou lembretes de vencimento

O SMS pode ser utilizado para reduzir custos de sua empresa em relação aos clientes inadimplentes. Essa ferramenta pode ser empregada no envio de informativos aos seus clientes em datas precisas de vencimento. Como esse é um veículo de contato imediato com a pessoa, normalmente é muito mais eficaz do que a emissão das tradicionais correspondências de cobrança.

Confirmação de pagamentos

Da mesma maneira que um cliente pode ser lembrado sobre sua prestação devida, ele pode ser favorecido com uma mensagem que confirme a quitação de seu débito. Isso não só vai deixá-lo mais seguro em relação à transação, como ainda vai proporcionar um comprovante juridicamente válido de confirmação de pagamento.

Se você está pensando em uma estratégia de comunicação eficaz e barata para desenvolver no relacionamento com seus clientes, o uso do SMS pode ser uma aposta arrebatadora. Faça o teste! Saiba mais sobre e-commerce, gestão, tecnologia e finanças! Siga a Efí no FacebookTwitterLinkedin e Instagram!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.