Abra sua conta grátis Carregando

Como um sistema de intermediação ajuda a escola em sua gestão financeira?

Publicado em 07 de janeiro de 2019 (atualizado em 19 de agosto de 2019)
Sistema de Intermediação

Cuidar da gestão financeira em uma escola exige um trabalho minucioso da área administrativa. A área é tão importante quanto aquela que trata diretamente das questões acadêmicas. Afinal, desde o pagamento dos professores até os investimentos em infraestrutura dependem de uma boa estruturação do capital. É por esse motivo que contar com tecnologias que auxiliem nesse trabalho é tão importante. Assim, dentre elas, é possível destacar o sistema de intermediação.

Neste artigo, será mostrado como esse sistema funciona e os benefícios que ele pode trazer para a sua instituição de ensino. Então continue a leitura e aprenda como otimizar as suas finanças!

Entenda o que é um sistema de intermediação

O sistema de intermediação é uma ferramenta que permite o recebimento de pagamentos via cartão de crédito, boletos bancários e carnês. É uma plataforma que faz a ponte financeira entre a empresa e o seu cliente final.

Para as escolas que desejam fazer recebimentos de mensalidades dos alunos com maior segurança, o intermediador é a ferramenta certa. Isso porque, para utilizá-lo, a instituição precisará apenas fornecer alguns dados sobre o empreendimento e pagar as taxas referentes às transações realizadas.

A ferramenta é responsável por emitir boletos e facilitar o pagamento por meio de cartões. Para isso, ela coleta as informações dos clientes e faz o repasse aos bancos. Desta forma, garante a cobertura de todos os envolvidos no processo de venda do serviço.

eBook grat

Saiba como ele funciona

O funcionamento do intermediador de pagamentos é relativamente simples. Após contratar o serviço e fazer as configurações iniciais, diferentes formas de pagamento são disponibilizadas.

Dessa maneira, no caso das prestações de serviços, que é o caso da escola, a cobrança das mensalidades pode ser feita de forma automática diretamente pelo sistema. O primeiro passo é criar a solicitação de cobrança de acordo com a forma de pagamento previamente acordada com os clientes (boleto, cartão de crédito ou carnê). Em seguida, o sistema envia o boleto ou faz o débito no cartão de crédito de acordo com a periodicidade escolhida.

Conheça as vantagens que o sistema oferece

A educação tem forte importância na conjuntura social. Isso faz com que a sua gestão precise ser ainda mais detalhista e focada. Portanto, adotar um sistema de intermediação pode trazer uma série de benefícios. Ele não só ajudará a otimizar o trabalho interno como será a base para a atuação mais proativa diante da comunidade escolar.

Otimização do trabalho

Otimização do trabalhoUm dos principais problemas relatados pelos clientes que chegam à Gerencianet está relacionado à emissão de boletos. Para o empresário Everson Pergher, master franqueado da Little Kickers no Brasil, “a tarefa demandava muito tempo, o que fazia com que todo o trabalho da área administrativa-financeira da escola atrasasse”. A Little Kickers conta com mais de 1500 alunos distribuídos em nove franquias no Brasil. Então, há 3 anos, a escola utiliza a ferramenta da Gerencianet.

Depois, ainda há o atraso na cobrança desses boletos, um reflexo do primeiro atraso. Com o sistema de intermediação, foi possível otimizar tais tarefas, pois elas são realizadas de maneira automática. O empresário ainda destaca o fato de a ferramenta enviar um lembrete de que o boleto está vencendo. Caso ele não seja pago, uma cobrança é feita automaticamente por meio do e-mail.

Automatização das finanças

Automatização das finançasA automação é muito importante, ela impacta não só no ganho de tempo, mas também contribui diretamente com a produtividade de uma equipe. Além disso, ela ainda proporciona mais comodidade tanto para quem emite o boleto quanto para quem o recebe.

Tal atuação também interfere diretamente na redução de riscos de erro humano. “Ao adotar o sistema intermediador, as chances de retrabalhos são menores e a atuação é mais eficaz. O sistema contribui para a diminuição da inadimplência dos clientes”, relata o empresário.

Como Otimizar sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Segurança dos dados

Segurança dos dadosA segurança de dados está no topo de preocupações de gestores dentro das escolas, especialmente por lidar com questões financeiras. Afinal, o vazamento de informações pode prejudicar a imagem da instituição no mercado.

Ao escolher um intermediador de pagamentos, os gestores não precisarão se preocupar com a segurança dos dados financeiros dos alunos e dos pais. Isso porque a plataforma conta com um sistema avançado e seguro que os protege de ataques de hackers.

Precisão de dados

Sistema de Intermediação: precisao-dadosQuando se fala em gestão financeira, o cuidado com os números precisa ser redobrado. Qualquer erro pode interferir no balanço orçamentário da instituição e prejudicar o equilíbrio financeiro.

Assim, podemos dizer que o sistema de intermediação é uma ferramenta bastante positiva nesse sentido. Isso porque automaticamente os valores são dispostos para os gestores, já com os descontos de taxas do servidor. Além disso, o sistema ainda conta com o diferencial de produzir relatórios de finanças.

Entenda como a Gerencianet pode contribuir para a gestão da sua escola

A Gerencianet criou um sistema de intermediação que se encaixa exatamente nas necessidades de uma escola, como mostrado no exemplo da Little Kickers.

Utilizando os serviços do banco para a produção de boletos, a escola pagava uma série de tarifas extras, como no caso de alteração da data de vencimento do boleto, manutenção do título, entre outros. Ao adotar o sistema Gerencianet, ela reduziu o tempo gasto com cobranças e recebimentos.

Guia da Gestão Escolar Eficiente: O Que Você Precisa Saber

Nesse caso, ainda são produzidos lembretes que ajudam a detectar os boletos que ainda estão em aberto. Everson Pergher destaca que “o sistema oferece um panorama do faturamento por meio de relatórios, auxiliando no gerenciamento financeiro e facilitando o processo de tomada de decisões”.

Outro ponto ressaltado pelo empresário é que se o cliente (pai de aluno) pagar em dinheiro ou por outro meio, como depósito bancário, a ferramenta possibilita a confirmação e o envio de um recibo por e-mail. Ou seja, a instituição tem um controle maior sobre o que recebe, facilitando o balanço mensal.

Além da facilidade de navegação, do custo-benefício e do suporte oferecido, a Gerencianet responde os tickets gerados em até 24h. Assim,  as dúvidas são respondidas com agilidade para que você possa aproveitar todos os benefícios da ferramenta.

Saiba Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar 

Fazer a gestão escolar exige planejamento e boas ferramentas como o sistema de intermediação. Por meio dele, é possível ter um controle de todos os recebimentos e obter relatórios que ajudam a controlar a inadimplência.

Se você deseja tornar a área financeira da sua escola mais qualificada, entre em contato conosco e conheça melhor a ferramenta de intermediação de pagamentos da Gerencianet!

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.