Finanças e Gestão

Centro de custo: você sabe o que é isso?

Criado em 27 de fev. de 2019

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Organizações que necessitem enxugar os gastos e trabalhar com um sistema de custos eficiente podem encontrar no centro de custo uma ferramenta prática e estratégica. Entretanto, é preciso entender seus conceitos e como aplicá-los corretamente.

As finanças de uma empresa estão no centro do negócio como termômetro para determinar se o cenário é de lucro ou prejuízo. Dessa maneira, é importante identificar quais departamentos estão gerando os resultados apurados.

Neste post, vamos analisar como os grupos de centro de custo podem auxiliar na gestão financeira e saber se categorizar as despesas é um recurso positivo para o negócio. Então confira abaixo no artigo!

Definição de centro e custo

Definição de centro e custo

Para analisar melhor os dados e cruzar as informações de receitas e despesas em cada departamento ou projeto, algumas empresas aderem a ferramentas que facilitam a tomada de decisão.

O centro de custo é a segmentação da empresa em pequenas fatias de responsabilidades atribuídas aos setores envolvidos. Com essa estratégia é possível identificar mais facilmente a performance de atuação por área e qual o impacto econômico em toda a administração financeira da empresa.

Finalidades do centro de custo

O centro de custo tem como finalidade tornar o controle financeiro da empresa mais efetivo e condizente com a realidade. Ao facilitar e aperfeiçoar a apuração dos gastos de cada departamento é possível atribuir metas e objetivos mais claros, pois já são conhecidos o limite e a capacidade de forma isolada.

Benefícios da utilização do centro de custo

Como uma solução simples de apuração de resultados, o centro de custo propõe uma gestão simplificada, porém, abrangente. Assim, pode gerar vantagem competitiva para a empresa e melhor negociação com clientes e fornecedores. Então conheça alguns desses benefícios!

Benefícios da utilização do centro de custo

Resumo prático das finanças

Se sua empresa dispuser de um sistema integrado de gestão poderá parametrizar a plataforma para emitir relatórios por centro de custo, de acordo com o período e o tipo de vendas que deseja analisar.

As informações agrupadas por centro de custo possibilitam um acesso mais ágil à movimentação financeira. Assim, possibilita identificar consequentes interferências pontuais em departamentos que apresentam deficiência ou baixo desempenho. Dessa forma, dá chances à recuperação ainda dentro de um período previsto.

Otimização e organização financeira

Utilizar o centro de custo em uma empresa significa dividi-la em setores ou departamentos. Dessa forma, é possível apurar e definir o custo gerado por cada um deles. Existem dois tipos de centro de custo, os produtivos e os não produtivos:

  • produtivos: influenciam diretamente na produção e na comercialização dos serviços da empresa. Alguns exemplos são os setores de atendimento ao cliente, como o telemarketing e o departamento comercial;
  • improdutivos: são aqueles que não influenciam diretamente na produção e na comercialização do serviço. Porém, não deixam de ser essenciais para o funcionamento da organização. Exemplos claros desse tipo de centro de custo são os setores jurídicos e administrativos.

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Definição da disponibilidade de verbas

É comum que empresas que adotam o centro de custo como ferramenta atuem com o sistema de previsto e realizado para melhor gerir o planejamento anual financeiro e as atividades de cada departamento.

Dessa maneira, a previsão de vendas atribuída nas metas demonstrará os recebíveis por setor. Além disso, mostra se de fato está coerente com o que a empresa espera para manter a saúde financeira aquecida.

Melhoria da performance financeira

Se as vendas estão satisfatórias e os funcionários apresentam bom engajamento e participação efetiva na execução das tarefas, gerando resultados cada vez melhores para a empresa, o esforço conjunto de comprometimento com o negócio acarreta melhoria do desempenho financeiro e do capital de giro.

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Bom desempenho da empresa

É fundamental que cada setor e cada profissional pertencente a ele tenham real ciência da importância dentro da empresa e das responsabilidades inerentes aos cargos e atribuições para desempenhar um papel cada vez mais eficiente.

O desempenho global pautado no uso adequado das ferramentas inovadoras demonstra a maturidade do negócio. Além disso, demonstra o seu potencial de escalabilidade segura e equilibrada.

Características da apuração dos gastos

Centro de Custos - características

Para ser eficiente e atender às demandas do governo, o processo de apuração dos custos deve seguir algumas regras:

  • os gastos da empresa devem ser relacionados em três grupos: material direto (matéria-prima), mão-de-obra direta e gastos gerais de fabricação;
  • os métodos utilizados para a apuração devem ser informados a todos os departamentos da organização, bem como seus responsáveis;
  • deve ser utilizado o mesmo número para cada centro de custo, sempre que uma despesa for indicada via documentos oficiais. Nesse tópico, a contabilidade geral tem um papel importante;
  • estruturar o plano de contas, separando custos por sua natureza específica e aplicação, se são custos diretos ou indiretos.

Dicas de como apurar os gastos

Em um primeiro momento, é importante relacionar e classificar todos os custos, baseando-se em sua natureza. Tal classificação deve ser minuciosa, visto que é necessária para analisar diferenças realmente significativas.

Em seguida, verifique a adequação dos custos com a produção do mês em questão. Essa constatação é feita por meio de análises comparativas e estatísticas. O próximo passo é direcionar os custos gerados pelos departamentos não produtivos aos produtivos. Portanto, o rateio dos gastos é um dos métodos utilizados para transferência.

Os custos são relacionados utilizando unidades de medida que se adequam ao tipo de serviço e produto. Algumas das unidades mais utilizadas são hora-homem, hora-máquina, quilograma, metro e litro.

É importante salientar que toda a apuração de custos deve ser registrada e contabilizada pelo departamento contábil da organização, a fim de manter-se rigorosamente em dia com o Imposto de Renda.

Ao final, a empresa que deseja imprimir maior autoridade no mercado e ganhar visibilidade para a marca deve estar atenta ao que é oferecido por empresas com plataforma de gestão integrada e que prestam serviços de pagamentos e cobranças para incorporar ao negócio.

Você gostou deste texto sobre o centro de custo e sua aplicação nas empresas? Notou o quanto é um recurso interessante para a apuração financeira por departamento ou projeto? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas atualizações!

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