Finanças e Gestão

8 características que todo empreendedor iniciante deve ter

Criado em 25 de abr. de 2016

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Você não precisa ter nascido com todas as características que o farão ser considerado um empreendedor para ter desenvoltura para abrir seu próprio negócio. Ao contrário do que muitos podem pensar, é possível desenvolver habilidades, técnicas e buscar novos conhecimentos para empreender e obter grandes resultados com isso! Basta ter força de vontade e coragem para enfrentar os desafios que nada diferem dos de outras profissões.

E para que você, empreendedor iniciante, tenha sucesso em suas ações, separamos 8 características que você precisa ter. Saiba mais!

Iniciativa

Ficar sentado, esperando as ideias aparecerem definitivamente não é perfil de um empreendedor de sucesso. Para conseguir tudo o que se almeja, você precisa ter iniciativa e fazer “a vida acontecer”. Portanto, dê sempre o primeiro passo na busca por novos caminhos e soluções. Com isso, oportunidades aparecerão, com toda a certeza!

Persistência

Não deu certo deste jeito? Procure um novo! Não saiu como o esperado? Faça mais uma vez! Ser empreendedor é ter persistência. É analisar o que deu certo e o que não deu, mensurar o que pode ser mudado e fazer diferente. É compreender que existem inúmeros desafios, mas que nenhum deles o impedirá de realizar seu objetivo.

Eficiência

Nunca contente-se com menos do que “excelência” em sua atividade. Seja competente e dê o máximo de si! Faça tudo com eficiência. Em meio a tanta concorrência, não se pode perder tempo e realizar uma atividade “mais ou menos”. Busque sempre ser o melhor naquilo que você faz.

Comprometimento

Qual o seu objetivo como empreendedor? Montar uma loja, um império ou simplesmente deixar de ser funcionário para ser gestor de uma empresa própria? Independentemente do que almeja para si e para seu empreendimento, esteja sempre comprometido com o que se propõe a fazer.

Curiosidade

Ser curioso é sim uma grande qualidade, ainda mais se colocada no ramo comercial. Entenda sobre tudo o que permeia seu ramo de atuação, como funciona, o que é necessário para executar bem suas atividades, como se destacar etc. Aumente suas informações e seu repertório. Além disso, não se limite a buscar isso somente no que está diretamente relacionado ao seu ambiente de trabalho: expandir o olhar é abrir portas para ideias brilhantes!

Profissionalismo

Aja sempre com muito profissionalismo. Empreender não é para amadores. Portanto planeje, dedique-se e comporte-se como o mercado espera que você o faça.

Autoconfiança

Com toda a certeza, você não acordou um dia e simplesmente decidiu se tornar um empreendedor. Para isso, esforços foram empregados e muito trabalho já realizado. Portanto, seja autoconfiante e tenha fé em tudo aquilo que você já desenvolveu para ter tomado a decisão de abrir seu negócio. Para que outros sintam “firmeza” no que você diz, você precisa transparecer sua coragem.

Ousadia

Nenhuma empresa se tornou um ótimo negócio oferecendo tudo o que muitas outras já ofertavam. Dessa forma, para “ir além” seja ousado, audacioso. Inove e saia na frente, sempre!

E é claro, além das características citadas acima, você precisa calcular todos os seus riscos e sempre planejar as suas ações. É importante também pedir ajuda sempre que necessário. Você não precisa entender de todas as coisas. Mas é preciso saber o momento de buscar profissionais que possam oferecer uma consultoria em áreas que você não possui domínio, como a contabilidade, por exemplo.

Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin

 

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.