Finanças e Gestão

Boleto online: vale a pena começar a emitir?

Criado em 6 de ago. de 2019

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Fazer um negócio sair do papel e empreender no Brasil não é tarefa para amadores. O caminho é cheio de dificuldades e muita vezes a burocracia é um teste de paciência. No entanto, investir em facilidades como a emissão de boleto online pode fazer qualquer negócio começar com o pé direito.

Desde já, é importante destacar a importância da tecnologia para atrair clientes e facilitar a comunicação com eles. Não importa se a empresa vende produtos ou presta serviços: a internet está cheia de possibilidades e veio para somar.

Nesse sentido, muitos empreendedores se perguntam se vale a pena disponibilizar várias formas de pagamento. Principalmente ao tratar de negócios que precisam ganhar tempo e otimizar as operações de cobrança. Portanto, as opções no mercado são muitas e, dentre as melhores disponíveis, está o boleto online. 

Por isso, vamos conhecer as vantagens e facilidades desse sistema conhecido (e reconhecido!) pela rapidez, baixo custo e segurança. 

7 vantagens em emitir boleto online

Competitividade no mercado

Empreendedores e profissionais liberais têm uma característica em comum: preferem trabalhar para si mesmos, não para os outros. Por isso, muitos ficam insatisfeitos com as operadoras de cartão de crédito. As tarifas podem ser elevadas (em torno de 6%), o que impacta diretamente no caixa de qualquer negócio.

Nesse sentido, muitas empresas dão desconto para quem paga em dinheiro vivo, prática que virou lei em 2017. Para quem vende online, seja como autônomo ou por e-commerce, esse desconto geralmente é dado no pagamento por boleto.

Se o empreendedor cobra por meio do boleto online, tem duas vantagens relacionadas a competitividade e preço. Primeiro, retém mais dinheiro no bolso. Em segundo lugar, por praticar menores custos com a transação, pode oferecer preços mais baixos, tornando-se, assim, mais competitivo.

Agilidade na compensação

Boleto Online - agilidade

As operadoras de cartão de crédito oferecem bastante liquidez para o cliente. O consumidor compra o quanto quiser e só paga depois, apesar dos juros elevados. Porém, essas facilidades não são oferecidas para os lojistas e prestadores de serviço. Esse lado da transação tem que esperar cerca de 30 dias para receber o valor emitido via cartão de crédito. Um pouco demais, não acha?

Já com o boleto bancário, o prazo geralmente é de até dois dias. Se o empreendedor está precisando fazer caixa, os boletos têm muito mais vantagens na comparação com os cartões. A tarifa cobrada é geralmente um valor fixo e, se a empresa contar com um serviço de intermediação de pagamento, a liberação do valor pode ser até imediata.

Essa também é uma maneira de atrair consumidores que não têm cartões de crédito. Além do mais, aqueles que os possuem, podem ter medo de usá-los na internet. Isso porque a clonagem de cartões de crédito é a fraude mais comum no Brasil, o que desperta receio de muitos consumidores.

Além do mais, por meio do boleto online, é possível estimular o cliente a comprar à vista. Consequentemente isso irá gerar uma maior capitalização do negócio.

Facilidade do cliente em pagar

A partir do momento em que o boleto é gerado, o cliente pode escolher como vai pagar a fatura. Esse é um dos grandes diferenciais da modalidade. O boleto online pode ser quitado em diferentes estabelecimentos. Se antes ele precisava enfrentar longas filas, hoje isso nem sempre é necessário.

O pagamento pode ser feito em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e aplicativos de celular. Isso traz mais comodidade para o pagador. Ele não precisa sair de casa se não quiser, já que é possível fazer tudo de forma online e rápida. 

Sustentabilidade nas transações

Boletos impressos consomem papel, tinta e energia. Isso sem falar que nem todo mundo tem fácil acesso à uma impressora.

Com boleto online, não é preciso imprimir nada, assim, tanto a empresa como o cliente ganham muito em praticidade. Essa prática está em conformidade com a tendência dos consumidores em realizar pagamentos pela internet. De acordo com uma pesquisa recente, 45% dos brasileiros têm acesso a celular com internet e realizaram pagamentos pelo aparelho.

Não importa onde o cliente está. Se mudou de endereço também não faz diferença. Com o envio do boleto online por e-mail, ele recebe a cobrança no minuto do envio. Dessa maneira, o empreendedor não perde negócios e o cliente não perde prazos! Mesmo quando o boleto é pago em pontos físicos, a simples informação da linha digitável é suficiente para o pagamento. 

Como Utilizar o Boleto para Pagamentos Recorrentes

Rapidez no processo de emissão

Outra vantagem que merece destaque é a facilidade em gerar boletos online. Se a empresa conta com um intermediador de pagamentos, o processo pode ser realizado de maneira simples e automática. 

Nesse sentido, existem plataformas que oferecem serviços de recebimento, envio e gestão de boletos online. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor por meio de soluções. Assim dá para atender todas as necessidades de um empreendedor da gestão de pagamentos e controle financeiro do negócio.

Além disso, a empresa que utiliza esse sistema só paga por aqueles boletos quitados pelos clientes. Assim, não é necessária a negociação com instituições bancárias.

Sem contar que a ferramenta é integrada e permite ter uma base de dados de compras. Isso ajuda a verificar inadimplentes, entre outros detalhes.

Veja como o processo de emissão é facilitado na plataforma da Efí!

Facilidade no envio da cobrança

Um intermediador de pagamentos pode facilitar ainda a cobrança de clientes recorrentes da empresa. É o caso de negócios que envolvam mensalidades, como escolas, ou simplesmente para quem opta por cobrar de forma parcelada. As cobranças são emitidas de forma automática pelo sistema de acordo com a configuração realizada. Dessa forma, não é preciso se preocupar em gerar uma nova cobrança a cada mês. 

Além de facilitar o pagamento para o comprador, diminuindo a inadimplência, as recorrências também ajudam no controle de caixa. 

Da mesma forma, é possível ter uma previsão do quanto irá receber mensalmente. Isso ajuda no controle das finanças de uma empresa.

Mais segurança nas transações

Esse é talvez o aspecto mais importante na lista de vantagens para emitir boleto online. É também a questão que gera mais receio na hora de optar por essa forma de pagamento. Isso acontece porque não são raros os casos de roubos de senha em máquinas de cartões ou até de clonagem.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Na comparação entre cartões e boleto online, a segunda opção é um método de pagamento muito mais seguro. Definitivamente, os clientes não precisam digitar os dados pessoais e bancários. Dessa forma, as chances de fraudes são praticamente nulas, o que confere maior segurança às transações. Além disso, a nova plataforma de cobranças está atuando para minimizar, ainda mais, as chances de fraudes. 

Por isso, não espere. Então conheça todas as possibilidades de pagamento por boleto e também todas as formas de emissão. Veja um guia completo com absolutamente tudo sobre boletos bancários

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.