Finanças e Gestão

Como fazer uma boa gestão financeira escolar

Criado em 27 de abr. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

O dia a dia de um administrador de escola é dinâmico e exige a realização de diversas funções. Garantir uma equipe pedagógica motivada, fazer a gestão financeira escolar e manter um ambiente confortável e de acordo com as atividades que devem ser desenvolvidas são algumas delas.

O administrador ainda deve fazer uso de metodologias inovadoras para apresentar excelência no nível de aprendizado. Além disso, é preciso promover uma gestão financeira escolar eficiente, entre outros tópicos.

Tratando especificamente do gerenciamento financeiro, é essencial que um problema central seja combatido: a inadimplência! Afinal, sem dinheiro em caixa, será impossível realizar as manutenções que a escola necessita e destinar investimentos para melhorias. Portanto, a inadimplência impacta até no pagamento de contas básicas e na folha de pagamento.

Manual Financeiro Para Empreendedores

Além de organização, é essencial que haja planejamento no setor de finanças para que tudo funcione de acordo com os objetivos traçados. Nesse sentido, selecionamos três dicas práticas que vão ajudar você a manter a gestão financeira escolar em dia. Confira!

1. Crie um orçamento geral com prioridades de gastos

O orçamento da escola deve ser detalhado com estimativas rigorosas do que será arrecadado e o que precisará ser gasto.

O fluxo de caixa pode ser dividido entre despesas normais (referentes à manutenção e ao funcionamento do local) e despesas de capital (relativas aos gastos, como compra de equipamentos e reformas).

É interessante também que o gestor tenha uma visão ampla do negócio, sabendo identificar as áreas que mais precisam de investimentos. Além disso, é preciso calcular qual o momento mais oportuno para fazê-lo. A criação de uma lista de prioridades deixará tudo isso mais claro. Assim, a escola saberá direcionar melhor o uso de seus recursos financeiros.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

2. Economize para a criação de uma reserva

Um dos princípios básicos da gestão financeira é a consolidação de uma reserva para situações de emergências. Gastos não planejados podem acontecer e é necessário estar sempre prevenido. Para isso, comece cortando os gastos desnecessários que possam comprometer o orçamento não apenas agora, mas a longo e médio prazo também.

Uma prática interessante é sempre comparar os gastos do mês corrente com os do mês anterior. Dessa forma, será mais fácil entender quais são as despesas que subiram e identificar se há algo que possa ser cortado do orçamento.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

3. Automatize e integre os processos

Independente do tamanho da escola, o uso de tecnologia e sistemas informatizados vem melhorando a rotina e organização dos gestores. A automatização de atividades-chave, como pagamentos e recebimentos de contas realizados em diferentes canais, é essencial para manter a organização ao longo do mês.

Lembre-se de que oferecer opções para os pais realizarem os pagamentos é uma maneira de evitar atrasos e até inadimplência. Pagamentos online ou por boletos, por exemplo, são muito práticos e também mais seguros para a escola. Isso ocorre pois é possível acompanhar tudo pela internet e não precisa manter dinheiro físico na instituição.

Planejando o uso do orçamento, definindo prioridades e acompanhando diariamente o fluxo de caixa com o auxílio de ferramentas tecnológicas de gestão, será muito mais fácil manter o controle das finanças da escola.

Se você tem interesse em usar soluções inteligentes, modernas e práticas para a gestão financeira escolar, não deixe de entrar em contato conosco! Não temos dúvidas de que conseguiremos ajudar você a profissionalizar os processos que sua escola precisa. E tudo isso utilizando sistemas práticos e eficientes! Quer saber mais? Então acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.