Finanças e Gestão

Os benefícios do controle financeiro online para sua escola

Criado em 17 de jan. de 2019

(Atualizado em 3 de mar. de 2022)

Gerenciar um negócio, saber os detalhes sobre ele, trabalhar o planejamento estratégico e formar os preços dos serviços são algumas das preocupações cotidianas de um gestor. Assim, em uma escola, acrescente ainda as questões pedagógicas e metodológicas do ensino. Portanto, o fato é que para coordenar tudo isso é necessário conhecer os benefícios do controle financeiro online.

Afinal, a base para desenvolver qualquer projeto dentro de uma instituição de ensino vem justamente da ordenação das suas finanças. Então confira neste post as vantagens e a importância de contratar uma empresa qualificada para ajudar você.

Os benefícios do controle financeiro online

Controlar as finanças de uma escola significa que o gestor precisa ter consciência da situação financeira em que se encontra. Com a ajuda de um sistema adequado é possível tornar o trabalho muito mais eficaz. A seguir, conheça os benefícios do controle financeiro online.

Benefícios do Controle Financeiro - Benefícios

Facilidade de uso

Imagine ter que fazer o controle de finanças manualmente? Praticamente impossível com a quantidade de dados gerados e necessários na conjuntura atual. O sistema online tem justamente o benefício de otimizar esse processo.

O gestor ou responsável pela área financeira terá facilidade em inserir os dados necessários. Aliás, muitas informações já são inseridas de maneira automática, como é o caso daquelas provenientes de pagamentos.

É o fim do trabalho manual, que demanda tanto tempo. Portanto, consequentemente, você poderá se preocupar com questões mais estratégicas da escola, como a inserção de práticas que melhorem a performance dos educadores.

Melhoria da organização e do planejamento

O sistema de controle financeiro online permite o registro de despesas, receitas e outros dados de maneira prática e rápida. Além disso, a ferramenta conta com a vantagem de reuni-los em um único lugar, Desta forma, evita dissonâncias e organizando as informações de maneira efetiva.

A partir disso, você terá acesso a relatórios completos e uma visão sistêmica da situação financeira. Dessa maneira, eles colaboram para um planejamento estratégico eficaz. Portanto, cabe destacar que quanto mais organizados os dados, menores serão as chances de retrabalho.

Guia de Gestão Escolar Eficiente

Maior segurança nos dados

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações, tanto dos gestores das escolas quanto de seus clientes. Afinal, ninguém quer ver seus dados nas mãos de desconhecidos e sendo usados indevidamente. Com o sistema online certo, as chances de tal problema acontecer são reduzidas significativamente.

Isso ocorre em grande parte devido à presença de um sistema antifraude que barra as invasões e tornam as transações financeiras mais seguras. Se um pai precisa fazer o pagamento de uma mensalidade, por exemplo, além de poder escolher a forma de pagamento, apenas dados essenciais serão solicitados, garantindo a menor vulnerabilidade.

Acompanhamento mais efetivo de métricas de desempenho

O quanto a escola cresceu no último ano? Qual o nível de inadimplência? Qual a lucratividade da instituição? Ela tem permitido fazer investimentos? O controle financeiro escolar permite responder a todas essas questões com eficácia.

Graças ao sistema que gera relatórios constantes sobre como anda as finanças, o gestor consegue fazer um acompanhamento mais efetivo das métricas de desempenho. E, consequentemente, trabalhar as estratégias para melhorar a performance.

Tomada de decisões mais estratégicas

Outro benefício que não pode deixar de ser citado diz respeito à tomada de decisões. Quando uma escola tem todas as suas contas organizadas fica mais fácil realizar um trabalho analítico que ajudará na hora de tomar decisões que a beneficiem, mas também sejam boas para os seus alunos.

Se ela utiliza um controle financeiro do pagamento saberá exatamente o quanto tem a receber e, assim, poderá alocar os recursos para melhorias na infraestrutura da instituição, por exemplo.

As funcionalidades de um sistema de controle financeiro online

O uso de um sistema de controle financeiro traz uma série de vantagens para quem o adota. Agora, é hora de conhecer algumas das funcionalidades que alguns deles disponibilizam no mercado.

As funcionalidades de um sistema de controle financeiro online

Intermediação de pagamentos

Sistemas como o da Efí têm o intermediador de pagamentos como um de seus principais produtos. A ferramenta é a responsável por ser a ponte entre escola e cliente, promovendo, assim, o pagamento de mensalidades online.

Além de gerar boletos, carnês ou mesmo autorização de pagamentos para o cliente, o sistema também avisa sobre inadimplentes. Assim, permite à escola ter um controle maior sobre a quitação de mensalidades e notificar os responsáveis sobre suas pendências.

Conheça o Sistema de Gestão de Cobranças da Efí

Geração de relatórios

Outra funcionalidade do sistema é a geração de relatórios sobre recebimentos, pendências, data de pagamento, origem, forma de pagamento, entre outros dados. Isso permite à escola ter maior controle sobre os seus recebimentos, ainda mais se for considerado o fato de que eles são provenientes de origens distintas.

Consequentemente, produzir documentos sobre fluxos de caixas ou até mesmo elaborar o planejamento estratégico ficará mais fácil. Desta forma, os relatórios são a base dos documentos devido às suas informações.

Manutenção do negócio de qualquer lugar

A mobilidade é outra característica dos sistemas mais modernos de controle financeiro. Por meio dele, o gestor consegue acessar os dados necessários a partir de dispositivos móveis, como celulares, tablets, além de notebooks e computadores.

Assim, o seu uso não fica restrito apenas à escola. De qualquer lugar, será possível ver as informações necessárias, otimizando a sua atuação.

A importância de contar com uma empresa especializa

Benefícios do Controle Financeiro - Empresa Especializada

Para aproveitar todas as vantagens e benefícios do controle financeiro, a dica mais importante é contar com uma empresa especializada no assunto.

Além de suporte técnico, é necessário que ela ofereça agilidade em seu atendimento. Portanto, essa é a proposta da Efí, que se compromete a responder os seus tickets em até 24h, otimizando o trabalho da sua equipe.

A personalização dos carnês e boletos das mensalidades da escola também é um diferencial da ferramenta. Ademais, o sistema oferece outras funcionalidades, como cobrança programada e segurança para quem não quer receber em mãos.

Por isso, é fundamental ter atenção aos detalhes na hora de escolher a ferramenta ideal para a sua escola. Dessa maneira, ela precisa ser intuitiva, de fácil manuseio, ter um bom suporte técnico e fornecer todas as informações necessárias para a gestão financeira.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Os benefícios do controle financeiro online são vários e trazem mais precisão ao trabalho escolar, que por si só já envolve tantas variáveis. Portanto, é fundamental contar com um sistema que cubra o máximo das necessidades da instituição de ensino.

Se quiser saber mais sobre a funcionalidade relativa a pagamentos, baixe agora o nosso manual completo da mediação de pagamentos! Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse nosso conteúdo e saiba mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.