Finanças e Gestão

Autodesenvolvimento: protagonismo em ação

Criado em 9 de abr. de 2021

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

O autodesenvolvimento tornou-se umas das mais importantes competências profissionais do nosso século e, há algum tempo, estudiosos se debruçam sobre o tema. Precursores da psicologia humanista (A. Maslow e C. Rogers), por exemplo, relatam que existe, em todo ser humano saudável, um impulso ao autodesenvolvimento. 

O pai da administração ou gestão moderna, Drucker, cita que este processo pode ser visto, hoje, como o grande diferencial competitivo dos profissionais, pois as pessoas, em geral, crescem de acordo com as exigências que fazem a si mesmos. 

O autodesenvolvimento, também, está relacionado ao aperfeiçoamento da inteligência emocional, conceito difundido por Daniel Goleman, que defende, entre outros pontos, autoconhecimento e autocontrole como chaves para a satisfação.  

Em suma, como autodesenvolvimento podemos entender o ato de assumirmos a reponsabilidade pelo nosso processo evolutivo. É um processo que proporciona um conhecimento aprofundado sobre quem você é, seus gostos, preferências, habilidades, características marcantes e possibilidades de aperfeiçoamento.  

Ao se conhecer, o indivíduo identifica e entende o que é preciso para conseguir superar seus limites e desenvolver novas habilidades de forma autêntica. O autodesenvolvimento é importante para sermos pessoas mais realizadas e desfrutarmos de mais sucesso na vida. Porém, engana-se quem pensa ser um processo simples e indolor. É preciso coragem e disciplina para se olhar nos olhos e sair da sua zona de conforto, mas vale a pena! 

Vantagens do autodesenvolvimento pessoal e profissional

São diversas as vantagens de assumir a responsabilidade pelo crescimento intelectual. Sendo assim, listamos as principais ganhos que o autodesenvolvimento proporciona, pensando tanto no processo pessoal, quanto profissional:

  • Aumento da automotivação, autocontrole e foco.
  • Mais compreensão das emoções e comportamentos dos outros e dos nossos.
  • Melhoria no relacionamento com as pessoas.
  • Adaptabilidade às mudanças.
  • Mais alinhamento com as necessidades do trabalho.
  • Entrega de mais valor nas produções.
  • Aumento das oportunidades de construir uma carreira promissora.  

Ter os olhares voltados para dentro de si nunca se fez tão necessário quanto no momento que vivemos atualmente.

Sempre tivemos uma rotina baseada na falta de tempo. Precisamos trabalhar, crescer na carreira, nos sustentar, prover melhores condições à família; e, nesse conjunto de álibis, nos distraímos a respeito de nós mesmos, entramos no modo automático e deixamos de nos desafiar.

Dicas que podem ajudar nesse processo de descoberta

  • Analise a si mesmo constantemente: tenha sempre em mente o que você quer para sua vida e se os seus anseios estão alinhados com o mundo a seu redor. Conheça profundamente quais pontos podem ser potencializados e quais devem ser corrigidos.
  • Busque desafios: quebre padrões quando puder e contribua com o progresso da sua criatividade.
  • Inspire-se em outras pessoas: observe a história de pessoas que você admira e veja como elas chegaram aonde estão hoje em dia. Depois, tente descobrir se estes mesmos caminhos são viáveis para você.
  • Procure feedbacks: tente buscar feedbacks e entender a visão dos outros sobre você.
  • Defina objetivos e metas: precisamos determinar qual caminho seguiremos para chegar aonde queremos.
  • Aja: sonhos, propósitos ou objetivos precisam sair do abstrato e partir para o concreto. Infelizmente, é nesse ponto que muitos falham, pois mudar não é fácil.

São muitos os passos que podemos trilhar para alcançar o autodesenvolvimento. Por meio das nossas identificações, precisamos entender o que é mais eficaz dentro do nosso momento de vida ou anseios. 

Você pode se aprofundar na terapia, optar por um processo de mentoring ou coaching ou praticar meditação. Outra opção é se inscrever naquela palestra e curso que há tempos te chamam atenção. Se autodesenvolver é um processo contínuo e nunca é tarde para dar o primeiro passo!

Apoio ao desenvolvimento

Se você é gestor ou líder, entenda que apoiar o autodesenvolvimento do seu time é uma oportunidade para transformar a vida pessoal e profissional da sua equipe — refletindo positivamente nos resultados da sua empresa.

A Efí, por exemplo, entende a importância de apoiar o processo de autodesenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores. Por isso, conta com um programa de saúde emocional, com desconto em atendimento psicológico para colaboradores e dependentes, ginástica laboral e meditação; e incentivo aos estudos por meio das bolsas de estudo para graduação e pós-graduação e bolsa de idiomas.

Então, pense nisso! ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.