Finanças e Gestão

Aumente o lucro da sua ótica com nossas dicas

Criado em 19 de mai. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Para ter qualquer tipo de empresa do ramo de vendas, é fundamental contar com bons funcionários que dominam as técnicas. Mas em alguns ramos específicos, como o de ótica, só isso não é suficiente. É preciso alguns cuidados para atrair a clientela.

Se você tem uma ótica e quer aumentar seus rendimentos ou deseja abrir um empreendimento na área, confira as dicas que preparamos para você:

Organização e limpeza da sua ótica

Por se tratar de um empreendimento da área de saúde, é imprescindível manter um ambiente limpo e organizado. Portanto, o chão, as prateleiras e os armários devem ser limpos com frequência, passando uma boa impressão ao cliente.

A organização dos produtos é um facilitador para que o cliente encontre o que deseja. É recomendável que os óculos sejam expostos separados por categorias, como sexo, preços e modelos. Também é importante que não haja objetos e caixas espalhadas pela loja.

A vitrine da loja merece atenção. Dessa maneira, o indicado é expor os modelos que acompanham a tendência. É também importante trocar os produtos com frequência, mostrando a variedade disponível na loja.

A iluminação é outro fator importante. Além de bem iluminado com lâmpadas, o ambiente deve ter paredes e chão em tons mais claros e em boas condições de manutenção.

Prazo de entrega

Este é outro diferencial que pode fazer o cliente optar por comprar em sua loja ou em outra. Para isso, é importante manter um controle de estoque, mantendo uma quantidade maior dos modelos de mais saída.

Bom atendimento

Além de possuir treinamentos para um bom atendimento aos clientes, os funcionários também precisam ter bons conhecimentos dos produtos vendidos. Muitas pessoas ficam indecisas no momento de realizar a compra e a chance de fechamento é maior se ela sente confiança no vendedor. Por isso, ele precisa conhecer os materiais dos óculos e as características de cada um.

O bom atendimento também é importante para fidelizar os clientes. Por isso, os atendentes devem ser instruídos a sempre falar a verdade, criando um laço de confiança.

Também é importante que o número de funcionários seja adequado ao fluxo da ótica. Muitos clientes desistem da compra se precisam esperar muito tempo por atendimento. Outra dica é que os vendedores utilizem um uniforme, facilitando a indicação por parte dos compradores.

Formas de pagamento

Oferecer opções de pagamentos é outro diferencial. A possibilidade de parcelar a compra no carnê, por exemplo, ainda é um atrativo para muitos clientes. Outra opção de fidelização do clientes é a criação de um clube de assinaturas, em que o cliente paga um valor por mês e pode trocar o óculos a cada ano, por exemplo.

Para isso, é importante contar com os serviços de um intermediador de pagamentos, como a Efí. Assim, você não precisa se preocupar com a burocracia bancária e tem diversas opções com menores custos. É possível oferecer pagamentos por boletos, carnês de até 12 parcelas e assinaturas. Conheça mais sobre as soluções.

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