Marketing e Vendas

Atraia mais clientes com essas 4 dicas campeãs

Criado em 1 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Independentemente da área de atuação da sua empresa, fato é que novos clientes são sempre bem-vindos. Atrair os consumidores, no entanto, pode não ser uma tarefa fácil em um mercado que está cada vez mais competitivo. Então não perca mais tempo e confira agora 4 dicas campeãs que vão ajudá-lo nessa empreitada:

Conheça seu cliente

Pode parecer meio óbvio, mas muitas empresas não se preocupam em conhecer o cliente com quem querem negociar. Para atrair mais consumidores para sua base, é preciso, primeiro, saber com quem você está lidando. Para isso, é possível usar recursos como uma ferramenta de Customer Relationship Management — o popular CRM —, que possibilita que você conheça não só os dados pessoais básicos do seu cliente, como outras informações relevantes, como hábitos de compra, forma de comunicação preferida — e-mail, SMS ou telefone, por exemplo. Mesmo que você não possua no momento recursos para investir em uma ferramenta mais sofisticada, é possível conhecer melhor seus clientes usando uma simples planilha de Excel. Basta inserir os dados pessoais do consumidor — como nome, telefone, endereço e data de aniversário —, assim como o seu histórico de compras. Lembre-se de manter o documento sempre atualizado, assim saberá quais foram suas últimas negociações com a sua empresa e quais são os itens pelos quais ele mais se interessa. De posse dessas informações, você pode passar a oferecer um atendimento altamente personalizado e melhorar ainda mais o relacionamento entre vocês.

Seja acessível

Não tem nada pior do que ser atendido por um vendedor com ar de superioridade ou que simplesmente não retorna seus e-mails ou suas ligações. Para atrair mais clientes, invista em pontos que tornem sua empresa cada vez mais acessível para o cliente. Incentive o teste de produtos e serviços, por exemplo. Faça com que o consumidor se sinta cada vez mais à vontade com a sua marca.

Aposte no poder dos programas de fidelidade

Investir em programas de fidelidade é uma ótima forma de atrair mais clientes para sua empresa. Inicialmente, aposte em um modelo mais simples — como, por exemplo, a oferta de um brinde ou um cupom de desconto a cada 10 compras do cliente. Dessa forma, o cliente é incentivado a voltar a interagir com a sua empresa, o que pode levar, inclusive, a uma compra que ultrapasse o valor oferecido no cupom ganho. Isso tudo sem contar na propaganda boca a boca que esses clientes farão a respeito dos ótimos serviços oferecidos pela sua empresa. Manter os consumidores habituais é também uma excelente forma de conquistar nova clientela!

Crie novos canais

Seja por meio de parcerias com outras empresas ou de uma expansão feita internamente, pensar em novos canais de venda é uma forma de atrair cada vez mais clientes para a empresa. Você comercializa seus produtos ou serviços exclusivamente em escritórios ou lojas físicas? Por que não avaliar a possibilidade de criar um braço on-line, que facilitaria — e muito — a vida de quem não tem tempo para se deslocar até suas bases? Dependendo do tipo de produto ou serviço fornecido por sua empresa, investir em vales-presentes pode ser uma boa alternativa para alcançar um maior volume de vendas e atingir mais clientes sem ter que necessariamente fazer um investimento adicional.

Para atrair novos clientes para sua empresa, é preciso inovar e pensar sempre em estratégias diferenciadas. E então, como anda sua criatividade? Tem alguma sugestão para enriquecer nossa lista? Comente aqui e compartilhe suas ideias conosco!

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